Alerta: Fraude nos Postos de Combustível!

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Paulo #58 @paulo.52 em 17/10/2017 às 16:34

Resolvi fazer esse tópico em ''off'' para alertar o povo e ver se isso chega ao conhecimento das autoridades para que eles deixem a zona de conforto (ou coisa pior) e tomem uma providência.

Há uns meses comecei a reparar que o consumo do meu carro aumentou (pelo menos eu pensei inicialmente que era isso).

Faço sempre o seguinte cálculo: deduzo da capacidade total do tanque (55 litros, no meu caso) o ponto de reserva (7 litros), chegando, portanto, a 48 litros gastos, sempre que o computador de bordo acusa a reserva (procuro sempre encher o tanque, quando abasteço, pra evitar a evaporação). Daí, é só dividir a quilometragem rodada (uso sempre o hodômetro parcial, quando abasteço) por 48.

Pois bem, tinha uma média histórica de 10 km/l, com o carro atual e o anterior (mesmo modelo e motor), rodando na cidade, com pequenas variações (geralmente eu rodava, portanto, 480 km até a reserva). Repentinamente, essa média caiu para 9,4, 9,5 km/l, e não subiu mais para os patamares anteriores de consumo.

Quando já estava quase levando o carro pra revisão passei a notar que, ao abastecer, o frentista sempre colocava uns 2 litros a mais do que eu calculava necessário para encher o tanque. Imaginei, inicialmente, que ele desarmava o gatilho da bomba, pra vender mais, o que é/era bastante comum fazerem.

Porém, com o dado do possível aumento de consumo já em mente, brilhou a lampadinha do gênio tardio: caramba, os caras estavam entregando menos do que vendiam. Em média, 2 litros. O cálculo era invariável e só podia indicar fraude. Perguntei à patroa e ela também (''coincidentemente'') estava cabreira com o consumo maior do carro dela, que também sugeria a mesma fraude.

Nessa época, há uns 2 meses, ela ouviu no rádio que havia uma nova modalidade de golpe detectado em São Paulo, pelo qual os postos vinham encomendando um dispositivo eletrônico que burlava a bomba, e o dono do posto ou frentista de confiança conseguia desativar na hipótese de fiscalização.

Rodei vários postos, aqui em Jundiaí, e em todos havia a suspeita de fraude, a partir daqueles apontamentos que descrevi.

Hoje, vi na televisão uma reportagem em que a Polícia Federal prendeu em Goiás vários fiscais do INMETRO (responsáveis pela fiscalização dos postos de combustível), exatamente por aceitarem suborno para evitar o flagrante (e multa) por que irregularidade? Sim, exatamente essa! Os canalhas entregam menos do que vendem.

Vamos cobrar nossas autoridades, moçada, para que tirem o traseiro gordo da cadeira e acabem com um dos maiores golpes contra a economia popular já desfechados neste País, que faz com que você deixe uma caixinha para os donos de postos toda vez que abastece!

2.410 visualizações e 74 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

João Batista #740 @barretos em 17/10/2017 às 22:34

Isso é o Brasil, e vai reclamar pra quem? Somos roubados em tudo e por todos

Publicidade

Thiago Bendassolli #2.025 @tbendassolli em 17/10/2017 às 20:43

Cara, também sou de Jundiaí e a boa média do meu carro se mantém quando eu abasteço Etanol em 3 postos:

- Ipiranga do Eloy Chaves (aquele na Benedicto Castilho, logo depois da Pizzaria Firenze)

- Ipiranga anexo ao Brunholi, na Frederico Ozanan

- Shell da Frederico Ozanan logo depois da C&C (na esquina do senhor que vende caldo de cana na Kombi branca).

Faz um teste em um desses postos e veja se pra você também funciona. Abraço!

Itamar Fulano #35 @sr.fulano em 17/10/2017 às 20:26

ISSO JÁ É ALGO ANTIGO!

ESSE ESQUEMA EXISTE A ANOS!

O IDEAL É FAZER A ARMADILHA PRA PEGAR ELES, UM CARRO COM UM TANQUE PARALELO ESCONDIDO! É ASSIM QUE A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMBATE A FRAUDE COM EMPRESA ESPECIALIZADA FAZ.

Mas não adianta só falar para as autoridades, infelizmente você não sabe até que ponto existe a corrupção e muitos fazem vista grossa pois pode estar comprados, falam que vão investigar mas deixam de lado.

O IDEAL É CHAMAR A ATENÇÃO DA IMPRENSA!

EU SUGIRO QUE VOCÊ REÚNA PESSOAS QUE TAMBÉM TEM A MESMA DESCONFIANÇA E EM CONJUNTO ENTREM CONTATO COM A GLOBO, RECORD, UMA EMISSORA GRANDE QUE VAI SE INTERESSAR PELA MATÉRIA.

Mas faça isso de forma sigilosa, pois se ganhar fama eles tiram o esquema antes de descobrirem.

Quando a coisa ganha uma notoriedade grande, passa na TV e a opinião publica as autoridades e os políticos tomam atitude, pois o deles fica na reta.

Eu acho isso uma sacanagem.

Já esta tudo tão caro, e ainda querem roubar.

Valeu amigo.

Fabiano Lima #1.025 @fabiano.lima7 em 17/10/2017 às 20:00

Somente não entendi uma coisa se você sempre enche o tanque e você usa sempre a capacidade do tanque para a conta como você mesmo disse sinceramente não entendi tua logica se tem 48 litros no tanque e diminuiu a media ou teu carro tá desregulado ou a gasolina tá batisada. Agora claro que o fato de ter 2 litros a mais na bomba com certeza indica que a bomba esta adulterada tipo uma balança marcando peso a mais, mas não tem ligação nenhuma com tua conta

Kelvin Cristi #1.137 @walker.grimes em 17/10/2017 às 19:57

Você acaba de postar a solução. Utilizar galões com medição precisa de litros. Não dirijo, mas quando o fizer acho bom levar um recipiente destes vazio e encher manualmente após abastecê-lo.

Vai_AMerda_Arce #1607 @madruguinha em 17/10/2017 às 16:53

" "

Cara isso já acontece faz tempo, há uns 5 anos atrás fiquei sem gasolina e não tinha galão, então peguei 2 garrafas pet de refrigerante 2 litros e fui ao posto pedi para o frentista colocar 4 litros (supondo que 4 litros iam encher as 2 garrafas já que cada uma tem a capacidade de 2 litros), e pra minha surpresa apenas 1 garrafa ficou cheia na marca onde geralmente vem de refrigerante a outra ficou na metade e na bomba constava que tinha sido abastecido 4 litros. Questionei o frentista a respeito disso ele desconversou e disse que não sabia de nada. Enfim somos enganados e roubados na cara dura nesse país infelizmente. E detalhe o posto é de bandeira SHELL.

Andre Luiz Marinho Thiesen #840 @andre77 em 17/10/2017 às 19:33

Eu ando de motoca e mando sempre completar, só que andei percebendo que anda muito caro, minha moto comporta 15 lt, quando esta a 4 ela acusa reserva, já fui em altos postos e sempre da em média 12 lt, sempre questionei, mas como moro no MT a fiscalização é nula, e para provar é uma burocracia do cão, é torcer para as coisas mudarem ano que vem.

Marcos Marques #187 @valdemir em 17/10/2017 às 19:23

Só essa fraude? E aquela que vende álcool como gasolina?

Você paga por gasolina e recebe 75 %de álcool, você pede para ver a cor do combustível que é colocado no seu carro?

Lastimável esse país.

Magno Ademir Sobral #2.632 @magno.ademir.sobral em 17/10/2017 às 19:08

Acho que aqui é pra falar de Corinthians vocês estão no site errado só acho!

Paulo Paulo Paulo #58 @paulo.52 em 17/10/2017 às 18:43

E pode colocar as demais agências reguladoras nessa parada, aí! Inclusive a ANP, que deveria intervir, nesse caso. Mas, como disse certa vez um comentarista político: criaram essas Agências Reguladoras na suposição de que meia dúzia de burocratas mal remunerados vão saber lidar com interesses envolvendo bilhões de reais. Essa Anatel é uma bomba, empresas de telefonia e de TV por assinatura dando golpes em massa nos consumidores, recordistas em reclamações, e nada acontece.

Marcelo #466 @corinthicelo em 17/10/2017 às 18:19

" "

A inmetro e a anatel são duas companhias fodidas que ao invés de ajudar o consumidor de alguma forma, só ferra
por isso e outros fatores não temos livre mercado, por causa dessas merdas

Paulo Paulo Paulo #58 @paulo.52 em 17/10/2017 às 18:38

Eu desconfio, como frisei, que é uma fraude em grande escala, bilionária. O ideal seria envolver o Ministério Público Federal. Mas, baseado em cálculos de uma única pessoa (ou duas, se colocar a patroa), o máximo que eles vão fazer é pedir à ANP que investigue. Há uns 20 anos, em São Paulo, liguei para fazer uma denúncia, e a menina que me atendeu já me desanimou de cara. Disse (acredite se quiser!) que iriam fiscalizar mas que já ia me adiantando que, na maioria das vezes, nada se constatava. Coloquei o tópico mais como alerta geral e pra ver a impressão geral dos colegas, e se, de alguma forma, isso poderia chegar a alguém com poderes e qualificação para apurar isso mais a fundo. Mas valeu pela dica!