Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Se o stjd condenar a portuguesa, tem que tirar o título de 2010 do Fluminense

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Carol

Ranking: 33º

Carol 2.273 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/12/2013 às 09:44
Por Carol Silva (@canetadedeus)

O STJD está numa sinuca de bico. Se condenar a Portuguesa e tirar da equipe paulista quatro pontos, o tribunal terá que retirar o título conquistado pelo Fluminense em 2010.

Sabem por quê? Vamos aos fatos…

O Duque de Caxias, time do Rio de Janeiro, escalou Leandro Chaves de maneira irregular na partida contra o Icasa. Isso porque o atacante, que começou a Série B pelo Ipatinga, havia recebido um cartão amarelo pelo clube mineiro. Com a camisa do Duque de Caxias, ele tomou mais dois cartões, contra Guaratinguetá e Paraná. E o jogo seguinte era contra o Icasa. O Duque de Caxias colocou Leandro Chaves em campo. Alegou que não sabia do cartão recebido pelo jogador quando ele estava no Ipatinga.

O Duque de Caxias foi enquadrado no Artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala sobre “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”. Pena: “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição (três pontos), independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais)”.

O Duque de Caxias foi absolvido pelo STJD, que aceitou a argumentação do clube, que deixou Leandro Chaves de fora quando ele recebeu o terceiro cartão amarelo com a camisa do Duque de Caxias. Com a decisão, não foi rebaixado para a Série C, mas sim o Brasiliense, que permaneceria na B se o time do Rio de Janeiro tivesse sido condenado.

Esse fato ocorreu em 2010.

Pois bem, neste mesmo ano de 2010, o Fluminense foi campeão brasileiro. Terminou a competição com 71 pontos e o Cruzeiro com 69.

No empate em 1-1 diante do Goiás, pela 35ª rodada do segundo turno, o time carioca escalou o meia Tartá de maneira irregular no parecer do STJD. Isso porque o jogador, que iniciou a competição pelo Atlético-PR, levou dois cartões amarelos, na segunda rodada (empate em 2-2 contra o Guarani) e sétima (derrota 0-1 para o Vitória).

Já com a camisa do Fluminense, para onde foi transferido, Tartá tomou cartão amarelo na rodada 31, diante de seu ex-time, no empate em 2-2 na Arena da Baixada.

No jogo seguinte, triunfo de 2-0 contra o Grêmio, no Engenhão, Tartá ficou de fora.

Mas nos dois jogos seguintes, empate 0-0 contra o Inter, em Porto Alegre, e vitória 1-0 sobre o Vasco (gol de Tartá), o jogador recebeu cartões amarelos.

Ou seja: se o STJD desconsiderou o cartão amarelo que Leandro Chaves recebeu com a camisa do Ipatinga, deveria fazer o mesmo com os dois que Tartá levou com a camisa do Atlético-PR.

Portanto, segundo entendimento do STJD, na partida contra o Goiás Tartá não tinha condições de jogo.

O caso foi levantado depois de encerrada a competição, exatamente como acontece agora neste episódio envolvendo Héverton, meia da Portuguesa. Mas o Fluminense nem sequer foi a julgamento no STJD. Deveria, mas não foi; deveria ter sido enquadrado no mesmo artigo 214 do CBJD, mas não foi.

Se fosse, perderia quatro pontos. E se perdesse quatro pontos, acabaria o Brasileiro de 2010 com 67 e o Cruzeiro, que terminou com 69, seria o campeão nacional.

E sabem o que Paulo Schmidt, o procurador geral do tribunal, disse à época em entrevista ao SporTV (veja vídeo abaixo) quando questionado sobre a irregularidade de Tartá? Disse Schmidt: “Rediscutir o título que foi conquistado no campo de jogo, da forma que foi, abrir precedente não só para o Cruzeiro, mas vários clubes discutir tudo isso…”

Então, STJD, como é que fica agora? A situação é a mesma. A Portuguesa, usando as mesmas palavras de Paulo Schmidt, conquistou o direito de permanecer na Série A no campo de jogo, de forma heroica.

Se valeu para o Fluminense, tem que valer para a Portuguesa também.

Fonte: Terra

Link: http://esportes.terra.com.br/blog-do-sormani/blog/2013/12/13/se-o-stjd-condenar-a-portuguesa-tem-que-tirar-o-titulo-de-2010-do-fluminense/?ECID=BR_RedeSociais_Facebook_0_Noticia

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Marcelo Barbosa

Ranking: 1.889º

Marcelo 1.731 posts

@marcelobarbosa em 13/12/2013 às 10:23

Não importa qual ramo que for, a política no Brasil é tudo igual!

Foto do perfil de Fabinho Sccp

Ranking: 225º

Fabinho 9.117 posts

@fabinhosccp em 13/12/2013 às 10:22

Vixi, que rolo... Kkkkkkkkkkk

Se a justiça sempre fosse seguida à risca, sem interpretações tendenciosas, nada disso aconteceria.

Foto do perfil de Maurício Matiello Júnior

Maurício 11 posts

@matiellojr em 13/12/2013 às 10:18

Infelizmente isso é uma máfia de ladrões... Soltam os peixes pequenos nas iscas para preservarem os tubarões... Não tenho dúvida que vai acabar favorecendo o Fluminense no final... Anotem aí...

Publicidade

Foto do perfil de Ronildo Dias

Ronildo 4 posts

@nino.dias em 13/12/2013 às 10:18

Os clubes cariocas sempre são beneficiados!

Foto do perfil de Maria Dalva Duarte De Souza

Ranking: 42º

Maria 1.660 posts

@marda em 13/12/2013 às 10:08

Mas que 'angu de caroço', valha-me mainha! Oxente!

Foto do perfil de Anderson Silva

Ranking: 3.872º

Anderson 750 posts

@anderson.silva85 em 13/12/2013 às 10:06

Esses safados vão ferrar a lusa tenho quase certeza

Foto do perfil de Claudio M

Ranking: 2.203º

Claudio 1.466 posts

@claudiop9 em 13/12/2013 às 09:48

Vixxi isso ainda vai da maior rebu kkkkkkkkkkkk