Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Dupla estratégia e banho tático de Carille

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Vinicius

Ranking: 1.227º

Vinicius 2.582 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/08/2019 às 08:05
Por Vinicius Rebouças (@vinicius.reboucas1)

Se um dia o técnico Fábio Carille declarou não saber os motivos que o levaram a vencer o Paulista desse ano, o discurso pós-jogo contra o Botafogo poderia ter sido o oposto. O técnico foi responsável direto pelo triunfo (2x0) contundente sobre o alvinegro carioca no último sábado (17).

Carille submeteu o velho conhecido Eduardo Barroca a um banho tático de causar pesadelos. Com direito a duas estratégias para frear os impulsos do visitantes. Uma para cada tempo. Ambas bem executadas (novamente) pelo time considerado misto. Sinal de que os reservas pedem passagem.

Ciente de que Barroca gosta de armar equipes que construam o jogo com base na posse de bola, Carille armou o Corinthians em um 4-1-4-1 distribuído para uma marcação sob pressão logo na saída de bola do adversário. Estratégia que ditou o ritmo do primeiro tempo. Buscou, com sucesso, os erros de um Botafogo que passou boa parte da primeira etapa apertado em seu próprio campo, como é possível ver na imagem congelada da finalização de Everaldo.

Nas raras oportunidades em que o time de Barroca conseguiu vencer essa pressão, os avançados do Corinthians (Everaldo, Vital, Urso e Pedrinho) retornavam para compor o padrão das duas linhas defensivas corintianas. Por sinal, elas não estiveram tão abaixo do meio-campo, como de costume, e funcionaram de forma harmônica com uma transição em contra-ataque. Deu a possibilidade de vantagem no 1x1 aos nossos pontas, algo crucial no primeiro gol.

Pela direita, Pedrinho mais uma vez espetacular, ajudado por Fagner e Urso (que não atropelou ninguém e fez bem seu papel de 'jogador surpresa'). Um trio entrosado. Pela esquerda (em pleno funcionamento), um Everaldo sem firulas, Vital impecável e Carlos Augusto como bom apoiador (mas que precisa amadurecer). Boselli dispensa comentários no pivô e finalização.

Desta forma não há dúvidas de que o placar poderia ter sido maior ainda no primeiro tempo. Um volume de 14 finalizações é bastante significativo. Principalmente quando impõe um ritmo de trabalho alucinante ao goleiro. Gatito foi bombardeado.

Para o segundo tempo o panorama mudou completamente. No entanto, mais uma vez Carille ditou a norma da casa. Estava ciente da disposição de Barroca em fazer o Botafogo impor o ritmo de jogo. Deu a bola e armou a arapuca para novos contra-golpes. Funcionou bem. O adversário mais uma vez sentiu a pancada. A posse de bola em 57% para o time da estrela solitária foi ilusória. O máximo que conseguiu articular foi um bola no travessão. Os jogadores sequer se entenderam em campo.

Do lado de cá, o volume ofensivo diminuiu mas permaneceu letal. Everaldo acabou coroado pela objetividade. Ampliou o placar com categoria. Na origem do lance, destacada abaixo, lançamento de Manoel para Pedrinho não foi por acaso. O próprio Everaldo, livre, no lado oposto ao do garoto é uma prova disso. Fruto da disposição tática. Também é possível notar como a última linha de marcação está entre 10 e 15 metros à frente da grande área. O que deu mais campo e melhor compactação time.

A partir daí as substituições foram compreensíveis. Dar ritmo a Gustavo e Jadson. Manter a intensidade no contra-ataque e recomposição com Clayson. Nenhum dos três conseguiu mostrar algo relevante. Era de se esperar. O centroavante e o armador estão há tempos afastados por problemas distintos. E Clayson foi Clayson. Ele sempre é.

Ficou bastante claro após essa apresentação que Carille foi responsável direto pela construção do jogo (parabéns para ele), assim como o fato de Corinthians atualmente ter 'duas equipes' para encarar seus desafios. Uma para segurar o adversário (e a vibração da torcida), outra para propor o jogo (e encantar elogios). Tudo isso perpassa pelas características de Love x Boselli, Vital x Sornoza e Avelar x Carlos Augusto.

Finalmente o leque de possibilidades se abriu no Joaquim Grava. Mas a questão é: essa separação de funções é mesmo necessária?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Luan Carlos Da Silva

Ranking: 307º

Luan 7.469 posts

@luan.carlos.da.silva em 20/08/2019 às 10:12

Ótimo tópico cara, muito boa a sua análise

Foto do perfil de Mikael Freitas

Ranking: 6.317º

Mikael 374 posts

@mikael.freitas em 20/08/2019 às 13:20

Boa, mano! Por mais análises assim. Certa ou errada, sei lá, gostei.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Paulo Cézar Gonsalles

Ranking: 1.686º

Paulo 1.935 posts

@pc.olimpia em 22/08/2019 às 23:15

Falou tudo, apesar de ter assistido o jogo você me enriqueceu com detalhes que passaram despercebidos.

Foto do perfil de Felipe Lacerda

Ranking: 44º

Felipe 21.981 posts

@lipao88 em 22/08/2019 às 10:35

Analise sensacional! Parabéns

Foto do perfil de Carlos Eduardo Victorino

Carlos 1 post

@carlos.eduardo.victo em 21/08/2019 às 19:48

Certíssimo boa analise mas o vou te falar a entrada do Gil no time deu mais solides e confiança a defesa até o futebol do Manoel cresceu da pra sonhar com voos mais altos com esse novo coringão.

Foto do perfil de Igor Gonçalves

Ranking: 1.249º

Igor 2.534 posts

@igor.goncalves10 em 21/08/2019 às 14:25

Todo jogo na Arena tem que jogar dessa forma marcando em cima, dando um sufoco no adversário.

Publicidade

Foto do perfil de Lucas Gabriel Da Silva

Ranking: 4.219º

Lucas 667 posts

@lucat em 21/08/2019 às 13:47

Foi uma ótima analise, curti e só sei que o time titular esta ai, principalmente para continuar avançando na sulamericana e ganhar jogoa chave do Brasileiro e pensar em título

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 38º

Deco 23.766 posts

@deco20 em 21/08/2019 às 10:50

Show de bola!

Foto do perfil de Marx 10 Nogueira

Marx 193 posts

@sunguel em 21/08/2019 às 08:16

Ótimo tópico, muito claro e objetivo, parabéns!

#VAICORINTHIANS

Foto do perfil de Ronald Mogrovejo Guzman

Ranking: 9.090º

Ronald 202 posts

@ronald.mogrovejo.guz em 21/08/2019 às 08:11

Muito bom... Mas pra muitos do Meu Timão... O Carille é fraco de mais. Uma pena ter que ler esses comentários de torcedores nutellas.