Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática jogo Corinthians e Gêmio: cadê o pessoal que pedia Renato Gaúcho?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.634º

Félix 591 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/11/2020 às 00:11
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

VOLTEEEEEI! Tive problemas nos últimos dois jogos - no último domingo inclusive fui mesário - mas voltei com o dedo afiado no teclado! (E estou escrevendo pra não decepcionar uns amigos ai kkkkk!)

Em várias lives que vi, teve muito flamenguista e gremista elogiando o Corinthians e dizendo que merecia vencer. Luan e Fagner foram os principais articuladores com dois a menos. Bruno Méndez e Gil foram monstros, Marllon quando entrou foi excelente.

Mário Marra disse, com muito acerto, que o Corinthians não deixou o Grêmio jogar o que está acostumado, e esses mapas acima provam isso: enquanto o Grêmio (azul) ficou mais vezes posicionado no meio, o Corinthians (branco) sufocava justamente no meio, forçando o Grêmio a jogar pelos lados, com muitos cruzamentos infelizes. Jean Pierre, que deveria jogar mais avançado, cometeu o mesmo erro tático de Cantillo (por opção de Mancini) e jogou mais atrás, e esse, disparado, foi o principal erro do Renato gaúcho.

A verdade é que Gaúcho foi engolido taticamente pelo Mancini. É muita inteligência colocar Gabriel para neutralizar a zona central e impedir o ataque pelo meio, e mais inteligência ainda para dar liberdade a Luan puxar o ataque pelo meio, surpreendendo demais o Grêmio; e nessa brincadeira até Fagner ousou fazer a mesma coisa mais de uma vez.

Esse mapa de chutes mostra uma coisa interessantíssima: Grêmio (azul) chutou 15 vezes, desses, 7 foram fora. 7 desse chutes totais foram na área; e desses chutes, 4 foram fora; e desses 4,2 foram de escanteio e 2 de bola rolando! Daí vocês entendem o quão difícil foi infiltrar na área do Corinthians! O Grêmio chutou 3 bolas a gol, e o Timão apenas 1 (aquele do Fagner ao 79 do segundo tempo).

Esse mapa de passes eu pude filtrar a partir dos 73 do segundo tempo, quando o jogo ficou mais intenso, e todos esses passes foram em ataque . Foram 22 passes em ataque do Corinthians e 43 do Grêmio - observem que o Grêmio jogou mais pelos lados porque o Timão neutralizou o ponto forte deles que e no meio.

Agora o torcedor inteligente pergunta: por que nesse período Luan pegou 7 vezes na bola e acertou apenas 3? A resposta esta nesse segundo mapa, filtrado agora nos passes no meio-campo. Nesse período o Corinthians a bola 14 vezes e o Grêmio 50. A jogada do Grêmio era passar mais vezes a bola no meio para infiltrar na área, mas uma vez que Gabriel marcava muito bem (e mais tarde Camacho e Xavier), o Grêmio passou a atacar bem mais pelo lado esquerdo deles (o lado do Fagner), mas eram surpreendidos pela marcação sabem de quem? Bruno Méndez!

Méndez foi o principal defensor quando Fagner atacava. No primeiro tempo Cafú, além de atacar, conseguia acompanhar a defesa quando Fagner atacava, mas depois dele ninguém mais veio - por isso queria que colocasse Ramiro no jogo. Depois, Xavier viria a defender Fagner - Gabriel nem conseguia fazer isso de tanto que estava ocupado com o meio-campo. Quando acontecia um contra-ataque, o que acontecia muitas vezes era de a linha de defesa depender somente de Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos, que o faziam com maestria - e é por isso que tem muita gente cogitando a ideia de um time com 3 zagueiros e tendo mais opções de meio-campo numa linha de 5.

CONCLUSÃO

Renato Gaúcho foi engolido taticamente por Mancini, disso não tenho dúvida nenhuma. Não soube se infiltrar no meio, não adiantou Jean Pierre, não se infiltrou na área como deveria, foi um show de horrores gremista. Mas com muito mérito do Mancini, que realmente viu o jogo. Outra coisa que ocorreu foi, como disse um comentarista da ESPN, de haver uma discrepância gremista de valorizarem tanto a marcação em cima do Luan sendo que, pra um time que o despachou para o Timão com 'alegria', agora vê ele aproveitando as oportunidades que podia justamente na zona central de ataque, para a surpresa do Gaúcho.

Mais vergonhoso ainda foi o fato de o Grêmio ter vindo com força máxima para o jogo e ter jogado da forma como jogou. Esse jogo não foi nenhum 'milagre': foi inteligência estratégica que vimos aqui, um treinador engolindo outro. E os torcedores que pediram Renato Gaúcho para treinador do Corinthians com certeza ficaram sem voz, porque de tática não houve nada.

VAI CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico