Fórum do Corinthians

Porque maradona comparou paulinho e Ralf a orangotangos?

Foto do perfil de paulo

Ranking: 2.504º

Paulo 939 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/11/2020 às 12:35
Por paulo cesar (@paulo.cesar44321)

Bom, nunca vi essa giria no Brasil, lá na argentina orangotango significa algo positivo?

885 visualizações e 64 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Alexander Dugan

Ranking: 328º

Alexander 5667 posts

@alexdugan em 26/11/2020 às 13:12

É uma expressão normal na Argentina, para falar sobre um jogador incansável na defesa que esta em todos os lugares, que ocupa os espaços, como se tivesse um superpoder de se transformar em um orangotango e correr pra todos os lados.

Foto do perfil de Caio Cesar Santos Da Silva

Ranking: 37º

Caio 20621 posts

@caio.cesarjn em 26/11/2020 às 13:22

Era pela forma que dominavam o meio-campo, principalmente na parte física, e na verdade os dois atropelavam mesmo.

Era um intensidade absurda.

Últimas respostas

Foto do perfil de Carlos Eduardo

Ranking: 547º

Carlos 3893 posts

@verdade.sabida em 27/11/2020 às 15:13

Na tentativa de passar o pano você se equivoca inúmeras vezes, Alexander.

Primeira e mais rizível: nem toda expressão consta do vocabulário oficial de uma língua, ainda mais uma língua riquíssima.

Coloquei apenas as reportagens de um dos principais veículos de comunicação (excluí as que seriam contestávei - e você nem enfrentou a da Folha), nas quais consta a expressão que você se esforça inutilmente para dizer que não existe.

Segunda: sua interpretação de texto é péssima. Nunca leste nas minhas mensagens 'todos os argentinos'. Tampouco leste 'Florianópolis'. Interpretação faz parte da prova, mas estou te ajudando. Você fez faculdade mesmo?

Por fim, não usei a palavra ignorante como você usou. Escrever sem conhecimento de causa? Você quer o endereço para falar com os vizinhos? Fique à vontade, você vai obter relatos de moradores que sentiram o preconceito de vários argentinos.

Na falta de argumentos melhores ou minimamente críveis, você se obriga a atacar a pessoa falando em ignorância e falta de conhecimento de causa - mas não consegue negar que o preconceito de alguns argentinos é matéria jornalística.

Se, e se somente se você conseguir enfrentar um morador com histórico e testemunhas SEM OFENDER, aí continue.

De outro modo, o nível do seu vocabulário está adequado às informações racistas que são objeto do tópico.

Publicidade

Foto do perfil de Montezuma Ilhuicamina

Ranking: 2.859º

Montezuma 803 posts

@moctezuma em 27/11/2020 às 00:19

Que tópico mais idiota

Primeiro, Maradona usou a palavra Orangotango como uma giria, tipo no Brasil falar que jogador tal é um 'paredao'

Segundo, embora a Argentina de fato seja um país extremamente racista (igual o Brasil) Maradona, incluso outros jogadores como Tevez, e Riquelme por terem origem pobre e serem racialmente indígenas já sofreram preconceito na Europa e no seu próprio país, portanto não existe alusão alguma a palavra Orangotango com racismo por parte do Maradona

Terceiro, Maradona era amigo de diversas personalidades negras incluso o Myke Tyson

Quarto, Paulinho é índio da tribo Kariri, Ralf é mestiço provavelmente de Branco com índio também, nenhum dos dois são negros.

Quarto, querer levantar uma suposição de 'racismo' justamente de um cara igual o Maradona que inclusive saiu do Barcelona por ter entrado em uma batalha campal saindo na mão contra jogadores e torcedores do atlético Bilbao pois os espanhóis da torcida e jogadores chingaram o mesmo e seu pai Don diego de índio de merda' além que ele lidava com racismo direto na Europa é ridículo.

Quinto, Maradona era índio seu pai tinha sangue mapuche /charrua e sua mae era mestiça de índio com italiano, sofria racismo por ser índio no início da carreira no argentino jrs, pois é não é só negro que sofre racismo rs

Foto do perfil de Carlos Eduardo

Ranking: 547º

Carlos 3893 posts

@verdade.sabida em 26/11/2020 às 16:45

Segundo o colega, nem existe a expressão 'macaquitos':

https://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/952691-argentinos-chamam-jogadores-brasileiros-de-macacos-desde-1920.shtml Folha.com - Livraria da Folha - Argentinos chamam jogadores brasileiros de macacos desde 1920 -... O livro 'Lima Barreto: Antologia de Crônicas' (Companhia Editora Nacional, 2011) traz um rico afresco pintado pelo escritor carioca (1881-1922) sobre o Brasil... www1.folha.uol.com.br www1.folha.uol.com.br

https://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u88217.shtml Folha Online - Esporte - Apelido 'macaquitos' foi criado na Guerra do Paraguai - 15/04/2005 www1.folha.uol.com.br www1.folha.uol.com.br

Foto do perfil de Paulo Cesar

Ranking: 2.504º

Paulo 939 posts

@paulo.cesar44321 em 26/11/2020 às 15:12

Alias notei uma incoerencia tão falando que argentino chama alguém de macaco de forma carinhosa, mas os argentinos chamam os brasileiros de macacos, quer dizer que eles nos amam? Faz nem sentido, na vontade de defender racista os caras perdem a coerência

Foto do perfil de Alexander Dugan

Ranking: 328º

Alexander 5667 posts

@alexdugan em 26/11/2020 às 14:31

Mas tranquilo Paulo, você tem todo o direito de estar cabreiro com essa frase dele e de perguntar porque usou uorangotango, realmente se pegar fora de contexto e sem conhecer a lingua espanhola dá a impressão errada, eu só estou trazendo o outro lado pra você ponderar, eu acho legal esses tópicos, não sou como outros que acham que off topic não tem que ter e tal, todas as perguntas são válidas, a luta contra o Racismo é uma das regras principais da vida e desse fórum e sempre devemos estar vigilantes, só dei a minha opinião de alguém que viveu essa cultura de que nesse caso exclusivo não Foi, de alguém que estava em Buenos aires quando jogamos a final e só ouvi elogios e admiração aos nossos jogadores, como corinthiano eu digo, não sofra por uma ofensa que não existiu, já existem tantas ofensas diariamente pra sofrermos, essa é uma que você pode ficar tranquilo pois não teve essa intenção.

Foto do perfil de Alexander Dugan

Ranking: 328º

Alexander 5667 posts

@alexdugan em 26/11/2020 às 14:03

Vim aqui com toda a paciencia para passar meu conhecimento, se você quer enterrar a cabeça no chão e acreditar que só você esta certo beleza, fui educado e dei exemplos mas você já me ofendeu gratuitamente duas vezes.

Se vê claramente que nunca viajou pra Argentina ou teve contato com a cultura espanhola.

Demontrei que a Palavra macaco tem significado carinhoso na ligua espanhola e dei exemplos, fora que o exemplo principal, o do Maradona é claramente positiva, não tem nenhuma expressão ou palavra negativa na entrevista dele direcionada aos brasileiros ou negros, mas se isso não bastase, fale com um espanhol ou argentino, simples, agora se você tem uma teoria de conspiração que a palavra na verdade tem significado malicioso você que tem que provar.

Pra finalizar, existem muitas palavras ofensivas na lingua espanhola, assim como em qualquer outra lingua, inclusive algumas usadas de maneira bem preconceituosa e racista, se o Maradona quisesse ser racista ele teria usado alguma dessas, só que não, ele usou uma palavra derivada de Mono que é positiva em um contexto elogioso, positivo, agora se você quiser continuar batendo a cabeça na parede fique à vontade.

Foto do perfil de Alexander Dugan

Ranking: 328º

Alexander 5667 posts

@alexdugan em 26/11/2020 às 13:41

Antes de tomar conclusões sobre algo que obviamente desconhece e falar besteira recomendo conhecer outras culturas, nem todas as palavras tem os mesmos significados, aqui dois exemplos, no dicionário espanhol o segundo significado da palavra Macaco é carinhoso, então já dá pra você entender...

Foto do perfil de Roger Silva

Ranking: 1.239º

Roger 1892 posts

@roger.corinthiano em 26/11/2020 às 13:22

Sabio