Fórum do Corinthians

Sócrates: acima de tudo, original!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Ranking: 9.863º

Alexandre 114 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/12/2020 às 13:50
Por Alexandre Eduardo da Silva (@alexandre.eduardo.d2)

O Corinthians teve muitos jogadores icônicos em sua história, mas nenhum igual ao Doutor Sócrates.

E a primeira diferenciação já começa pela profissão que lhe rendeu o apelido: médico especializado em medicina esportiva, algo novo na época em que dividia seu tempo entre os treinos no Botafogo de Ribeirão Preto e a faculdade e até hoje incomum entre os jogadores de futebol.

Foi diferente até na sua contratação, protagonizada pelo esperto Vicente Matheus: ao tomar conhecimento que o São Paulo queria lhe vender o volante Chicão para viabilizar a compra do promissor atacante do time do interior, o histórico Presidente do Timão se antecipou em algumas horas aos dirigentes do SPFC, acordou cedo, viajou mais de 300 KM para colocar duas malas cheias de dinheiro na mesa do Presidente do 'Pantera da Mogiana', dando um verdadeiro 'chapéu' no rival tricolor. A história pode não ter sido bem assim, mas faz parte do folclore do futebol paulista.

Assim Sócrates, nome inspirado no antigo filósofo grego, chegou ao Corinthians em meados de 1978. Tímido, chegou a ser criticado por parte da torcida por sua característica 'lenta' e pela frieza na comemoração dos gols, mas aos poucos o torcedor foi entendendo e se acostumando com o estilo de jogo daquele craque que dava a falsa impressão de que era fácil jogar futebol: visão de jogo, falsa lentidão, dribles curtos e efetivos e o toque de calcanhar que virou sua marca registrada (talvez não tenha sido o criador, mas com certeza foi o que melhor utilizou desse recurso).

E o Magrão, outro de seus apelidos, acostumou-se ao Corinthians na mesma proporção e acabou entrando para o bando de loucos! Sua timidez tornou-se genialidade para ajudar o clube a conquistar os títulos paulistas de 79,82 e 83 (na época os estaduais tinham importância semelhante ao do campeonato brasileiro atual), quase sempre como protagonista.

Também conquistou seu espaço na história da Seleção Brasileira, sendo o capitão do inesquecível esquadrão de 1982 comandado por Telê Santana, jogando ao lado de craques como Zico, Falcão, Cerezo e Éder. Aquele time que encantou com um futebol habilidoso e ofensivo foi derrotado pela eficiente e defensiva Itália, mas com certeza marcou uma geração.

Não bastasse tudo o que fez dentro de campo, marcou ainda fora das quatro linhas. Foi um dos mentores da Democracia Corintiana, movimento que teve mais efeito fora do que dentro do PSJ, numa aproximação até então inédita do futebol com a política. Teve ainda destaque no movimento das Diretas Já, que lutava pela volta do voto direto e popular, subindo ao palanque junto com Osmar Santos, Beth Carvalho e outros defensores da democracia.

Sócrates deixou o Corinthians em 1984 para jogar na Fiorentina da Itália, na época o eldorado dos jogadores profissionais e não mais retornou. Fez 297 jogos e 172 gols nos seis anos em que defendeu o time do povo, porém números são pouco para explicar aos mais jovens o que significou o Doutor para a história do Timão.

'Quero morrer num domingo com o Corinthians campeão!', disse ele certa vez. Foi exatamente isso o que aconteceu no dia 04 de Dezembro de 2011. Até nisso Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi diferente.

1.835 visualizações e 48 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Foto do perfil de ~bill~

Ranking: 47º

~bill~ 17447 posts

@enzoauditore em 06/12/2020 às 10:39

Sócrates é interminável, seu legado vive!

Publicidade

Foto do perfil de Miguel Angelo De Souza

Ranking: 1.187º

Miguel 2011 posts

@miguel.angelo.de.sou em 06/12/2020 às 10:19

Pra simplificar tudo: Era de outro planeta!

Foto do perfil de Carlos Alberto Da Silva

Ranking: 7.587º

Carlos 192 posts

@carlos.alberto.da.si em 06/12/2020 às 10:05

Sócrates mito!

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 229º

Sérgio 7203 posts

@sergio.libanori em 06/12/2020 às 01:58

Não vi jogar, mas meu pai e meu avô dizem que era um super craque e que fazia jogadas fantásticas com o calcanhar.

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 754º

Fernando 2982 posts

@fernando.zemetek1 em 05/12/2020 às 23:52

Nossa seleção de 82 foi a melhor seleção nacional d todas as Copas pós 70:; s/ dúvidas.

Não foi campeã, por méritos da Itália (diga-se Paolo Rossi) e uma pequena, mas prejudicial, interferência da arbitragem!

Foto do perfil de Jorge Pitanga Da Silveira

Ranking: 11.347º

Jorge 84 posts

@jorge60 em 05/12/2020 às 22:41

Meu ídolo a foto ao lado entrega, genial dentro e fora de campo, humilde e de um carisma fora de série, jamais será esquecido.

Foto do perfil de Clayton Dias

Clayton 48 posts

@clayton.dias em 05/12/2020 às 22:07

Respeito demais as opiniões, mas pera lá...!

Sócrates(ótimo jogador)mas não foi ídolo ou ser ídolo são jogadores que ganhar títulos e conquistas? Querem Endeusar alguém como se fosse o melhor que tivemos em campo!

Eu venho a todo momento lembrar, querem colocar um certo viéis político nessa história de Democracia Corintiana, que alguns jogadores ('Doutor e Cia) foram cruciais para que esse movimento como se fosse um ótimo negócio para o SCCP.

Só pra lembrar que o SCCP nasceu de 5 operários dignos e trabalhadores!

O Sport Club Corinthians Paulista não nasceu de um movimento da CUT, PT ou muito menos de uma tal falácia chamada Democracia Corintiana.

Se Sócrates fosse jogador nesse tempo, fatalmente estaria tomando #[email protected]% da de torcida em aeroporto!

Se não for hipócrita basta me dizer que ídolo são jogadores que ganham títulos ou não?

Foto do perfil de Maria Ieda Silva

Ranking: 1.119º

Maria 2116 posts

@maria.ieda.silva em 05/12/2020 às 21:48

Dr. Sócrates jogou muito

Morreu com o Corinthians sendo campeão do jeito que sonhou.

Foto do perfil de Gerson Neme

Ranking: 3.766º

Gerson 577 posts

@gneme em 05/12/2020 às 20:26

Sócrates foi um dos melhores jogadores que tivemos, pena que não tenha se empenhado o suficiente para ganharmos o campeonato brasileiro de 1984, que foi conquistado pelo Flu com uma time meia boca!

Foto do perfil de Soró Sereno

Ranking: 5.260º

Soró 360 posts

@sorosereno em 05/12/2020 às 20:25

Não teve outro igual ao Sócrates...ele era inteligente demais...era um técnico dentro do campo...
pra mim o maior ídolo da história do Corinthians

x