Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Sócrates: acima de tudo, original!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alexandre

Ranking: 2.912º

Alexandre 1.065 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/12/2020 às 13:50
Por Alexandre Eduardo da Silva (@alexandre.eduardo.d2)

O Corinthians teve muitos jogadores icônicos em sua história, mas nenhum igual ao Doutor Sócrates.

E a primeira diferenciação já começa pela profissão que lhe rendeu o apelido: médico especializado em medicina esportiva, algo novo na época em que dividia seu tempo entre os treinos no Botafogo de Ribeirão Preto e a faculdade e até hoje incomum entre os jogadores de futebol.

Foi diferente até na sua contratação, protagonizada pelo esperto Vicente Matheus: ao tomar conhecimento que o São Paulo queria lhe vender o volante Chicão para viabilizar a compra do promissor atacante do time do interior, o histórico Presidente do Timão se antecipou em algumas horas aos dirigentes do SPFC, acordou cedo, viajou mais de 300 KM para colocar duas malas cheias de dinheiro na mesa do Presidente do 'Pantera da Mogiana', dando um verdadeiro 'chapéu' no rival tricolor. A história pode não ter sido bem assim, mas faz parte do folclore do futebol paulista.

Assim Sócrates, nome inspirado no antigo filósofo grego, chegou ao Corinthians em meados de 1978. Tímido, chegou a ser criticado por parte da torcida por sua característica 'lenta' e pela frieza na comemoração dos gols, mas aos poucos o torcedor foi entendendo e se acostumando com o estilo de jogo daquele craque que dava a falsa impressão de que era fácil jogar futebol: visão de jogo, falsa lentidão, dribles curtos e efetivos e o toque de calcanhar que virou sua marca registrada (talvez não tenha sido o criador, mas com certeza foi o que melhor utilizou desse recurso).

E o Magrão, outro de seus apelidos, acostumou-se ao Corinthians na mesma proporção e acabou entrando para o bando de loucos! Sua timidez tornou-se genialidade para ajudar o clube a conquistar os títulos paulistas de 79,82 e 83 (na época os estaduais tinham importância semelhante ao do campeonato brasileiro atual), quase sempre como protagonista.

Também conquistou seu espaço na história da Seleção Brasileira, sendo o capitão do inesquecível esquadrão de 1982 comandado por Telê Santana, jogando ao lado de craques como Zico, Falcão, Cerezo e Éder. Aquele time que encantou com um futebol habilidoso e ofensivo foi derrotado pela eficiente e defensiva Itália, mas com certeza marcou uma geração.

Não bastasse tudo o que fez dentro de campo, marcou ainda fora das quatro linhas. Foi um dos mentores da Democracia Corintiana, movimento que teve mais efeito fora do que dentro do PSJ, numa aproximação até então inédita do futebol com a política. Teve ainda destaque no movimento das Diretas Já, que lutava pela volta do voto direto e popular, subindo ao palanque junto com Osmar Santos, Beth Carvalho e outros defensores da democracia.

Sócrates deixou o Corinthians em 1984 para jogar na Fiorentina da Itália, na época o eldorado dos jogadores profissionais e não mais retornou. Fez 297 jogos e 172 gols nos seis anos em que defendeu o time do povo, porém números são pouco para explicar aos mais jovens o que significou o Doutor para a história do Timão.

'Quero morrer num domingo com o Corinthians campeão!', disse ele certa vez. Foi exatamente isso o que aconteceu no dia 04 de Dezembro de 2011. Até nisso Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi diferente.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Antônio José Longo

Antônio 60 posts

@antonio.jose.longo em 05/12/2020 às 18:02

Melhor jogador que vi jogar, pelo Corinthians, que saudade.

Foto do perfil de Heverton Felipe Ad

Ranking: 6.775º

Heverton 332 posts

@heverton.felipe.ad em 05/12/2020 às 17:32

Nunca mais na face da terra haverá outro Dr. Sócrates.

Que tenha tamanha intimidade com a bola no pé.

Um Doutor da bola.

Ele não era um Messi, não era um Cristiano Ronaldo, nem msm um Kroos ou De Bruyne...

Ele era, puro e simplesmente, Um Sócrates.

Melhor dizendo DOUTOR SÓCRATES.

Foto do perfil de Bruno Lélis

Ranking: 412º

Bruno 6.154 posts

@bruno.lelis1 em 05/12/2020 às 17:14

No olimpo dos maiores que jogaram pelo Timão. Estava na festa de encerramento da copa de 2010 a convite da FIFA. E fora de campo o cara era médico, inteligente pra cacete. Pena foi o vício que o levou cedo demais. Seria figura extremamente importante no Brasil atual.

Foto do perfil de Eduardo Maisao

Ranking: 317º

Eduardo 7.344 posts

@eduardo.maisao em 05/12/2020 às 17:10

Magrão era santista de coração, mas ele por sua inteligência entendeu o que nenhum anti conseguiu :

- O Corinthians é um estado de espírito.

- O Corinthians é uma voz que nos acompanha e orienta na LUTA DA VIDA.

Obrigado Magrão!

Publicidade

Foto do perfil de Markhal Drow

Ranking: 6.663º

Markhal 344 posts

@markhal em 05/12/2020 às 16:47

Acompanhei o doutor, vi os títulos paulistas de 82 e 83 idolatrava ele como todo corinthiano realmente um gênio, Alguns dizem que faltou um brasileiro para coroar sua passagem pelo Corinthians, passou perto de ganhar um. As vezes acho muitos dos nossos torcedores ingratos com certos ídolos

Foto do perfil de Carlos Eduardo

Ranking: 164º

Carlos 10.805 posts

@verdade.sabida em 05/12/2020 às 16:26

Meu maior ídolo no futebol é o Sócrates.

É difícil explicá-lo para quem não viu jogar.

Ele não driblava como Messi. Mas era genial!

Foto do perfil de Valdomiro Donizeti Mantovani

Ranking: 1.020º

Valdomiro 3.068 posts

@valdomiro.donizeti.1 em 05/12/2020 às 16:26

Sócrates não craque, Sócrates era o Gênio do Futebol!

O chapéu que Vicente Matheus deu nos bambis na contratação do Magrão, não é estória da carochinha, mas é verídica!

Porém, esse fato se tornou lenda do futebol graças as inúmeras frases atribuídas ao astuto senhor Vicente Matheus!

Sócrates, além de exímio nos passes de calcanhar, tinha também outros ótimos fundamentos, bom de Bola, goleador nato, boas assistências, bom cabeceador, bom finalizador tanto com o pé direito como com o esquerdo, cobrava faltas com maestria e assim fez vários gols nas cobranças, como bem poucos naquela época!

Um dos melhores jogadores de Futebol de todos os tempos!

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.226 posts

@reyes em 05/12/2020 às 15:53

Baita história!