Fórum do Corinthians

Análise tática Corinthians x Inter de Limeira – não vendam o Jemerson, coloquem ele de centroavante!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.883º

Félix 437 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 11/05/2021 às 19:52
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Enfrentamos um time que passa bem a bola, faz bons cruzamentos e intercepta bem – foi o que eu ressaltai na última partida contra o Novorizontino. De fato, eles interceptaram muitos dos nossos passes e nos deram sérios perigos de bola parada. Para neutralizar um time desses – que não chegou às quartas de final à toa – era necessário neutralizar tais pontos fortes...E Mancini já tinha a resposta para isso: pressão no meio-campo mantendo o esquema de 3 zagueiros.

Isso era imprescindível porque era sabido que a Inter de Limeira possui a característica de marcação-pressão – tanto é assim que os primeiros cinco minutos foram com eles quase fazendo gol contra nós ao forçarem os erros de saída. E foi por isso que Mancini optou por colocar Gabriel e Ramiro para fazerem a pressão no meio-campo, resultando no que resultou. Vamos ao jogo.

O JOGO

O Corinthians jogou num 3-4-3 alternando para um 3-5-2 e não fugiu desses esquemas em nenhum momento. Fagner alternava de posição com Luan e João Victor, e Lucas Piton alternava com Luan e Raul Gustavo, embora com menos frequência com esse último devido a necessidade de manter uma zona defensiva segura. Ramiro – de quem falarei logo – possuía boa liberdade para se infiltrar no meio-campo, e Jemerson garantia a defesa alta.

Esse mapa de passes é do primeiro tempo. O Corinthians concentrou muitos passes no meio-campo devido ao poder de saída da defesa dos zagueiros em conjunto com os volantes, alas e Luan. Notem que os passes foram muito bem distribuídos entre o meio-campo e pelos lados do campo, até mesmo na zona de ataque – coisa que só acontece recentemente e que não era comum há muito tempo.

E esse mapa de passes esclarece muita coisa: Ramiro fez exatamente a mesma função que o Camacho fez no último jogo, criando as jogadas em conjunto com Luan, os alas e os zagueiros-armadores. Ele foi a principal mola de impulsão depois de Raul Gustavo, e o fato de estar jogando numa linha de quatro o favorece muito, tanto quanto o Camacho e Roni.

O mapa de calor com os dados dele comprovam o que eu disse antes. Notem como ele sai com bastante frequência até o ataque e participa do meio-campo. Se Luan foi muito móvel e preciso em campo, Ramiro foi o mais criativo: se fosse um volante tipo Ralf, dificilmente esse esquema tático usado pelo Mancini teria dado certo.

O mapa de calor do jogo comprova bem o que disse bem mais acima, até porque o segundo tempo foi a manutenção do primeiro. Fagner e João Victor eram extremamente acionados, mas também havia muitos ataques pelo lado esquerdo com Raul Gustavo e Otero. Aliás, Otero foi bem melhor nesse jogo do que da última vez.

Notem a forte mobilidade de Otero em campo. Ele foi extremamente útil em ataque, alternando de posições constantemente. Criaria duas chances perigosas, finalizaria bem, daria dois passes perigosos que quase resultaram em gol. Por isso eu disse que essa partida dele foi bem melhor do que contra o Novorizontino.

Prefiro ver Otero atuando como meia-de-criação de fato alternando para as pontas do que como um ponta fixo. Até porque Otero pode fazer muito bem essa função, e é aonde ele sempre rendeu mais.

CONCLUSÃO

O nosso time está mostrando cada vez mais um futebol ofensivo e criativo, e a panelinha está cada vez mais perdendo espaço, forçando-os a realmente lutarem pela titularidade como Fagner fez hoje – e muito bem, por sinal. Esse é o Fagner que jogou a Copa do Mundo e é o que queremos ver novamente, só depende exclusivamente dele, porque futebol pra isso ele tem. Desde quando ele chegou ao clube, nunca houve reservas à altura dele, e agora tem dois: Bruno Méndez, que faz a função e sempre fez muito bem, e João Victor – e se abusar até o Mandaca. E há também o Matheus Alexandre, que tá justamente no Inter de Limeira e é um lateral-direito que também joga de meia – e fez um bom Paulista por lá. Deve voltar agora depois da eliminação.

Depois de amanhã temos o jogo da volta contra o Peñarol pela Sul-Americana. Devido a logística de calendário apertado, provavelmente será outro time a entrar em campo, mantendo a zaga. Já que está “na moda” ultimamente escalar o time, a minha escalação seria:

Isso faria com que o time tivesse fortíssima mobilidade no meio-campo. Os laterais teriam tanta facilidade pra se infiltrar na área como foi hoje justamente por ter Matheus Araújo e Adson, que também podem atuar como meias de canto se for preciso. Vitinho pode muito bem ser o titular ao invés de Matheus, mas eu prefiro esse último pelo fato de ele ser um meia-central ofensivo armador.

Enfim, só nos resta esperar até quinta. O calendário está muito apertado para poder descansar do modo como deferia ser feito, então a última coisa que deve ser feita é culpar o técnico – a menos que ele me venha com Gil e Jô.

VAI, CORINTHIANS!

3.390 visualizações e 52 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Midea Group

Ranking: 2.126º

Midea 1229 posts

@midea Verificado em 11/05/2021 às 20:20

Parabéns pelo empenho, Félix! Sempre trazendo bom conteúdo para o Fórum do Meu Timão. Vaaaaaaai, Corinthians!

Foto do perfil de Thiago Limano

Ranking: 288º

Thiago 6534 posts

@thiago.limano em 11/05/2021 às 20:17

Jemerson tem um posicionamento raro, zagueiraço, diretoria precisa tentar renovar com eles, faz um empréstimo sei lá.

Últimas respostas

Foto do perfil de Jose Geraldo

Ranking: 3.408º

Jose 702 posts

@jose.geraldo8 em 13/05/2021 às 22:30

Simples tira o jô do pivô e coloca o jemerson, e se ele aceitar os valores oferecidos pelo Corinthians e renovar o contrato, já tem o substituto do jô lá no ataque surpresa. Kkk

#vaiCorinthians

Publicidade

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 219º

Sérgio 7593 posts

@sergio.libanori em 13/05/2021 às 02:15

Futebol bem jogado não tem segredo. Pouco importa o esquema tático. Marcamos bem, sob pressão, saímos rapidamente em contra-ataques, tocamos bem a bola, fizemos várias jogadas pelas pontas com ótimas atuações dos laterais, tivemos sempre jogadores bem posicionados na área para finalizar jogadas e concluímos bem as chances que tivemos. Enfim, o Corinthians fez uma grande partida.

Foto do perfil de Rodrigo Emboava

Ranking: 5.288º

Rodrigo 387 posts

@rodrigo.emboava em 13/05/2021 às 01:58

Esse time cheio de jogadores da base é legal, mas não vai rolar. Infelizmente.

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 760º

Fernando 3127 posts

@fernando.zemetek1 em 12/05/2021 às 18:57

Só espero que ontem Jemerson não tenha feito 'aquele jogo' APENAS pra renovação de contrato!

Foto do perfil de Regis Costa

Ranking: 2.885º

Regis 864 posts

@regisantos em 12/05/2021 às 16:42

Pela primeira vez em alguns anos eu vejo o Corinthians fazer um gol e não recuar. Lá pelos 38 do segundo tempo, 3 a 1 para nós, e os 10 jogadores de linha estavam no campo da Inter. Foi bonito de ver.

Foto do perfil de Aldrei Silva

Ranking: 3.251º

Aldrei 745 posts

@aldrei.silva em 12/05/2021 às 13:40

Felix...vc sempre cita a tal da panelinha do Corinthians...acho injusto da sua parte...porque a panelinha incluiria Ramiro, Gabriel, Fagner e Cássio..só o Gil estava fora...então não tem sentido isso ae que você TODA VEZ QUE FAZ UMA ANALISE.

Destaco ontem alias, o RAMIRO...que, não sei se de propósito ou não...jogou MUITO, ou quase o tempo todo, COM O LUAN...sempre passando a bola para ele, um jogador que fez o jogo fluir ontem...jogou bem e fez o luan jogar melhor...Fagner...COMO SEMPRE...um monstro...só o detalhe de que, AGORA COM JOÃO VICTOR...pode jogar MUITO MAIS A FRENTE, sem precisar voltar tanto...

Piton cada jogo melhor, se bem que permitiu cruzamento do gol da Inter Limeira..

E o grande diferencial do time são os dois zagueiros de lado...JOÃO VICTOR E RAUL GUSTAVO...esses ae mudaram o patamar do time...saida de bolaficou muito mais rápida e com melhores passes

Foto do perfil de Evandro Luís Mello

Evandro 26 posts

@evandro.luis.mello em 12/05/2021 às 13:38

Só falta um centroavante finalizador esse Caué é fraco.

Foto do perfil de Felipe Lacerda

Ranking: 154º

Felipe 9589 posts

@lipao88 em 12/05/2021 às 12:24

Que analise fera! Parabéns mano

Foto do perfil de Zédi Santos

Ranking: 13.682º

Zédi 61 posts

@zedi.santos em 12/05/2021 às 12:17

Muito legal a análise. Só acho que Bruno mendez não pode ser libero. Ele sempre tem dado uma bragas.

Foto do perfil de Carlos Dias

Ranking: 9.989º

Carlos 122 posts

@carlos.dias9 em 12/05/2021 às 09:50

Sobre Ramiro e Otero discordo...o resto estou de acordo...

x