Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Crônica: o Corinthians escreve certo por linhas tortas

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Lucas

Ranking: 3.323º

Lucas 915 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 31/07/2021 às 18:42
Por Lucas Marin (@lucas.da.silva.marin)

Quando me conheci por gente e passei a acompanhar o Corinthians com consciência, me deparei com um mix de jogadores sem talento que acabariam por terminar a temporada rebaixados à Série B.

O amor vinha dos galáticos. Tevez, Mascherano, Nilmar. Quase que uma injustiça contra os pobres coitados que possuem trauma dessa época até hoje, diga-se, Internacional.

Mas logo pude perceber que ter um time de galáticos tinha um preço, custava caro, e não estou falando de dinheiro...

Com a queda ouvi uma das declarações mais importantes da nossa história: 'Quem riu, riu. Quem não riu, não vai rir mais!'

Eu esperava mais uma era de galáticos, afinal assim havia de ser para conquistar tudo. Ainda que nem mesmo o Real Madrid tenha tido os resultados, o que valia era o espetáculo e a esperança de ser coroado com a vitória em nome da camisa.

William, Boquita, Everton Ribeiro, Lulinha, Dentinho, Bruno Otávio, Wilson...

O Corinthians não é o time das revelações. O time das revelações são os pequenos que imploram diariamente para o surgimento de um novo talento que renda milhões.

Nós? Nós somos os que deveriam pagar os milhões.

Nossas revelações não são nossas. Ou são ruins demais, ou são razoáveis o suficiente para que alguém mais esperançoso com o seu potencial pague o preço do tempo até lá.

E aí, de repente, tínhamos um time. Um time de verdade.

Nada de galáticos, mas de jogadores de verdade. Alessandro, Chicão, André Santos, William, Felipe, Ralf.

Como acertar tanto? Com tamanha precisão?

Talvez o ideal seria seguir por outros caminhos. Construir times competentes, ainda que sem glamour.

Através da raça de um Jorge Henrique, da classe de um Danilo, da dedicação de um Paulinho. Vender camisas talvez não seja tão importante quanto levantar taças.

Centro de treinamento impecável, estádio monumental. Mas por que, por que o Pato? Galático? Depois de provar que nada disso importa, o Pato?

Estaca zero. Voltamos à estaca zero.

Foram dois anos para recuperar a lógica. Medalhões indo, jogadores competentes ficando, incluindo uma troca entre Pato e Jadson, afinal, poucos ousariam comprar uma camisa do Pato.

2015: Malcom, Elias, Felipe, Fagner, Ralf, Romero, Arana. Crias, competentes. E a taça veio.

2017: Rodriguinho, Maycon, Pedrinho, Pedro Henrique...

Entre erros, dinheiro jogado fora e apostas que não deram certo, muitas taças foram erguidas.

Quando a taça é erguida, novos galáticos surgem para os europeus e chineses levarem embora. Quando não, um caminhão de empréstimos é feito.

Não estamos acostumados a compreender o processo. Somos um time para galáticos e, se não haver dinheiro suficiente, nós somos capazes de criá-los, lá dentro do campo. Na base da raça e das vitórias.

Ederson, Janderson, Mosquito, Piton, Araos, Vital, Bruno Mendes, Natel e muitos outros são apenas vítimas deste processo.

Enquanto não houver vitórias, há de haver culpados.

Desta vez estamos diante de algo inédito. Não são os galáticos que estão indo, mas sim, atraindo as atenções para a sua chegada.

Espero que desta vez não custe caro demais.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Márcio José Rodrigues

Ranking: 55º

Márcio 18.981 posts

@marcio.rodrigues19 em 31/07/2021 às 19:57

Pra mim seria melhor se não tivesse caído

Foto do perfil de Anderson Silva

Anderson 27 posts

@anderson.silva267 em 31/07/2021 às 19:05

Cara, você criou até um resumo interessante do que aconteceu até aqui... Pra se ter uma ideia o problema começou justo na época da construção da arena, Corinthians recém campeão mundial, patamar lá no topo! O que a diretoria faz pra poder alimentar o marketing monstruoso que o time conquistou? Contratou Pato e zizao pra ganhar mais marketing mas sinceramente? Fizeram tudo errado...contratou um jogador ganhando um salário muito acima do Cássio, vhicao, Paulinho, Ralf? Os caras ficaram putos e ciumento e com razão! Como alguém chega do nada fazendo nada pra ganhar quase 1 milhão por mês pra no final bater aquele pênalti escroto? Como alguém fazendo isso merece ganhar mais do que alguém que reconstruiu o Corinthians praticamente do 0 após a série B?