Luizinho, Ídolo do Corinthians

Meia

Luizinho

Biografia

Luizinho, conhecido também como "Pequeno Polegar" é um dos jogadores mais amados na história do Corinthians.

Nascido e criado na zona leste da cidade de São Paulo, Luizinho foi um dos jogadores mais amados e habilidosos que passaram pelo Corinthians. Os torcedores costumavam chegar cedo ao estádio para vê-lo ainda juvenil atuar pelo time de aspirantes.

De tão habilidoso ganhou o apelido de “Pequeno Polegar” em uma excursão que o Corinthians fez pela Europa em 1952, em alusão a um personagem de uma fabula infantil onde um garoto “driblava” um ogro mal.

No alto de seus 1,64m, Luizinho era rápido e muito difícil de ser marcado, chegando até - segundo a lenda - a sentar na bola em um jogo contra o time do parque antártica após driblar os adversários.

Ganhou diversos títulos e marcou muitos gols pelo Corinthians, mas o mais importante foi o gol que fez de cabeça na conquista do paulista de 1954, o tão importante e até hoje comemorado título paulista do “IV Centenário”.

Desde que estreou no Corinthians, em 1948 até a sua saída em 1960, Luizinho sempre foi titular absoluto e um dos principais, se não o principal, jogador da equipe.

Após passagem por outros times, Luizinho voltou ao Parque São Jorge para encerrar a carreira em 1964, ficando até 1967, totalizando 603 jogos com a camisa do Corinthians.

Em 1996, com 66 anos de idade, em um amistoso contra o Coritiba no estádio do Pacaembu, Luizinho jogou durante 5 minutos e foi extremamente aplaudido e ovacionado pela torcida que lotou o estádio para vê-lo em campo num dos momentos mais emocionantes de sua carreira como jogador profissional e com isso totalizou 604 partidas, sendo o segundo jogador na lista dos que mais atuaram com a camisa do Corinthians.

Luizinho ainda foi técnico do Timão em algumas oportunidades e como ele mesmo costumava dizer, sabia pouco do cargo, mas sempre esteve ali para ajudar o Corinthians. Sua presença no comando técnico valia muito mais pelo aspecto moral do que propriamente pela orientação tática, demonstrando com isso um amor imenso pelo Corinthians.

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Luizinho no Corinthians?

  • 1000 caracteres restantes