
Sem seus titulares, Timão perde amistoso para o Botafogo
Neste domingo, o Corinthians foi ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo, campeão estadual, em partida amistosa disputada no estádio do Engenhão. Procurando preservar o elenco para o confronto da próxima quarta contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Copa Santander Libertadores, o técnico Mano Menezes não escalou nenhum dos jogadores que vem atuando como titulares e aproveitou para dar mais ritmo de jogo a alguns atletas. Apesar de jogar um bom futebol na primeira etapa, o Timão acabou desperdiçando muitas chances de gol e foi derrotado por 3 a 1.
Mesmo jogando com a equipe reserva, o Timão foi melhor durante a primeira etapa e criou várias chances de gol. Aos 19min, Alessandro recebeu de Edu, deu um lindo drible entre as pernas do ex-corinthiano Fábio Ferreira, invadiu a área e bateu forte, mas acertou a rede pelo lado de fora.
Dois minutos depois, foi a vez de Marcelo Mattos levar perigo. Em cobrança de falta ensaiada, a bola foi rolada para o volante corinthiano, que soltou a bomba e obrigou Jefferson a fazer uma boa defesa.
Aos 38min, o Corinthians teve sua melhor oportunidade. Jorge Henrique foi lançado livre na área, ajeitou e, na saída de Jefferson, preferiu rolar para Defederico ao invés de finalizar para o gol, mas o argentino foi travado pelo zagueiro e não conseguiu finalizar.
O Botafogo criou sua primeira grande chance de gol somente aos 41min. Herrera recebeu na área, protegeu e rolou para o uruguaio Loco Abreu, completamente livre, chutar para fora.
O Timão não deixou por menos e respondeu na sequência. Aos 43min, o estreante Paulinho, que havia entrado no lugar de Boquita, contundido, cruzou na área e a bola sobrou para Jorge Henrique, na risca da pequena área, bater para o gol, mas o zagueiro botafoguense bloqueou o chute e salvou o gol.
Parecia que o primeiro tempo terminaria empatado, mas aos 44min o Botafogo abriu o placar. Herrera cruzou da direita e Loco Abreu usou todo seu tamanho e impulsão para cabecear no ângulo de Rafael Santos, que nada pôde fazer.
Na segunda etapa, o Botafogo voltou a marcar logo no início do jogo. Edno cobrou falta frontal com violência e acertou o canto de Rafael Santos, ampliando o placar para os donos da casa.
Com dois gols de desvantagem, o Timão foi com tudo para cima do Botafogo e criou boas chances de marcar, mas parou na atuação inspirada do goleiro Jefferson, que fez pelo menos três grandes defesas. Sem conseguir marcar, o Corinthians acabou recebendo o castigo – aos 13min, Herrera aproveitou cruzamento da esquerda e completou de cabeça, fazendo 3 a 0.
Três minutos depois, finalmente saiu o gol corinthiano. Defederico recebeu na área pela esquerda e cruzou rasteiro; o atacante corinthiano mostrou oportunismo e entrou de carrinho para diminuir o prejuízo.
O Timão ainda tentou buscar o empate, mas o Botafogo soube resistir às investidas corinthianas e acabou saindo derrotado.
Confira os jogadores corinthianos que atuaram no Engenhão: Rafael Santos; Alessandro (Balbuena), Paulo André, Leandro Castan e Escudero (Dodô); Marcelo Mattos, Edu, Boquita (Paulinho) e Defederico (Taubaté); Jorge Henrique e Souza.
Fonte: Site Oficial do Corinthians
Ficha técnica de Botafogo 3 x 1 Corinthians
Botafogo
Jefferson; Fahel, Antônio Carlos (Wellington) e Fábio Ferreira; Alessandro (Marcelo Cordeiro), Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Edno), Renato Cajá (Caio) e Somália (Sandro Silva); Herrera (Lucio Flavio) e Loco Abreu (Diguinho).
Técnico: Joel Santana
Corinthians
Rafael Santos; Alessandro (Balbuena), Paulo André, Leandro Castan e Escudero (Dodô); Marcelo Mattos, Boquita (Paulinho), Edu (Bruno Octávio) e Defederico (Taubaté); Jorge Henrique e Souza.
Técnico: Mano Menezes
Data: 25/04/2010 (domingo)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: William de Souza Nery (RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Marco Aurélio Pessanha (RJ)
Público: 10.609 pagantes e 13.880 presentes
Renda: R$ 88.935,00
Cartões amarelos: Antônio Carlos(B), Loco Abreu (B) e Fahel (B)
Gols: Loco Abreu, aos 44 minutos do primeiro; Edno, aos três, Herrera, aos 14, e Souza, aos 16 minutos do segundo tempo