Endereço:Av. Barcelona Sporting Club,
Guayaquil,
,
Equador
3 X 0
Libertadores da América 2025
05 de março de 2025, 21:30
Barcelona de Guayaquil 3 x 0 Corinthians
Monumental de Guayaquil, Guayaquil, Equador.
Duelo 2 de 3 confrontos
Corinthians faz jogo apagado e é dominado em derrota para o Barcelona na Pré-Libertadores
Na noite desta quarta-feira, o Corinthians largou em desvantagem na terceira fase da Pré-Libertadores. No Monumental de Guayaquil, o Timão fez o jogo apagado e foi superado pelo Barcelona, do Equador, por 3 a 0.
O elenco comandado por Ramón Díaz teve um primeiro tempo apagado. Apesar de não criar, o time pouco sofreu com perigos, mas a situação mudou nos acréscimos. Tchoca cometeu pênalti, e Corozo inaugurou o marcador no Equador.
Na segunda etapa, o Corinthians manteve o ritmo abaixo e levou o primeiro susto após Gustavo Henrique ter um gol contra anulado. Na reta final, Rivero e Corozo balançaram as redes e decretaram a larga vantagem para os equatorianos na eliminatória.
As equipes voltam se enfrentar na próxima quarta-feira, dia 15, em duelo decisivo por vaga na fase de grupos do torneio continental. A bola rola às 21h30, na Neo Química Arena.
Anota aí, Fiel! O Corinthians retorna aos gramados no próximo domingo. Às 18h30, em Itaquera, o Timão recebe o Santos em duelo único pelas semifinais do Paulistão.
Escalação
Ramón Díaz decidiu retomar o sistema com três zagueiros, além de mexer no meio-campo devido ao desconforto de José Martínez. O Corinthians foi a campo com: Hugo Souza; Félix Torres, Gustavo Henrique e João Pedro Tchoca; Matheuzinho, Alex Santana, Breno Bidon e Rodrigo Garro e Hugo; Memphis Depay e Yuri Alberto.
Meu Timão
No banco, estiveram à disposição: Matheus Donelli, André Ramalho, Maycon, Romero, André Carrillo, Matheus Bidu, Héctor Hernández, Cacá, Charles, Ryan, Talles Magno e João Vitor Jacaré.
O Barcelona, treinado por Segundo Castillo, iniciou com: Contreras; Carabalí, Rangel, Arreaga e Vallecilla; Arroyo, Leonai Almeida, Corozo, Valiente e Oyola; Rivero.
O jogo
Primeiro tempo
O Corinthians teve um início desconfortável. O Timão enfrentou dificuldades com a saída de bola, dando perigo ao Barcelona. O time equatoriano conseguiu três finalizações de fora da área, uma delas passando próxima à trave direita de Hugo Souza.
O clube alvinegro conseguiu se estabilizar nos minutos seguintes, usando principalmente o lado esquerdo para desafogar o jogo. Em duas escapadas, a bola saiu daquele setor e chegou a Matheuzinho, conquistando apenas escanteios.
A equipe da casa conseguiu recuperar o ritmo inicial e pressionar o Corinthians, sobretudo nas bolas paradas. No entanto, o Corinthians teve excelente escapada pela esquerda com Garro, aos 18 minutos, tendo Yuri Alberto livre na direita, mas o meia não viu o camisa 9 sozinho e perdeu a bola.
Dois minutos depois, o Barcelona arriscou mais uma vez com perigo de fora da área. Valiente ficou livre na entrada da área, ajeitou a bola e soltou uma pancada de canhota. A finalização saiu à esquerda do gol.
O Corinthians tinha dificuldades para estabelecer o jogo ofensivo. O time do Equador aproveitava para gerar perigo com jogadas pelo lado e mais uma vez nas bolas paradas. Apesar de cruzamentos que passeavam perto da meta alvinegra, não houve finalização perigosa.
Corozo era a principal ameaça dos donos da casa. O jogador, inclusive, provocou falta de Félix Torres no lado esquerdo, que levou à reclamação dos equatorianos já que o zagueiro estava amarelado no jogo. Na falta, o ponta do Barcelona mandou para fora.
Aos 45 minutos, o Barcelona teve um pênalti a seu favor, após João Pedro Tchoca chegar atrasado em Carabalí e derrubá-lo na área. Na cobrança, Corozo deslocou Hugo Souza e abriu o placar no Equador. 1 a 0.
Segundo tempo
Após o primeiro tempo ruim, Ramón Díaz optou por duas substituições na volta do intervalo. André Ramalho e André Carrillo entraram nas vagas de Félix Torres e Tchoca.
Apesar das mexidas, o Timão não conseguiu impor um ritmo ofensivo nos primeiros minutos. Tanto que a primeira finalização da segunda etapa veio com Carabalí, aos cinco minutos, em chute pela direita travado por Hugo.
O Corinthians, em busca do gol, começava a ceder mais espaços. Corozo, aos 13 minutos, partiu em velocidade pela esquerda, invadiu a área após roubada de bola e tentou passe para o meio. Gustavo Henrique fez o corte no momento certo.
Aos 18 minutos, Ramón promoveu duas novas modificações. Maycon e Romero foram acionados nos lugares de Alex Santana e Rodrigo Garro.
No minuto seguinte, o Corinthians criou sua principal oportunidade. Breno Bidon venceu a marcação pela esquerda e cruzou para o meio da área. Memphis Depay dominou na marca do pênalti, ajeitou e mandou de bico, mas em cima de Contreras.
A chance perdida quase custou caro. Em cobrança de falta pela direita, o cruzamento fechado terminou com desvio de Gustavo Henrique contra a própria meta. O tento foi anulado pelo VAR, após quatro minutos, devido ao impedimento do atacante adversário na disputa com o zagueiro alvinegro. Na sequência, Talles Magno entrou no lugar de Memphis Depay.
Aos 35 minutos, a situação piorou para o Corinthians. Depois de troca de passes na intermediária, Carabalí superou Maycon na grande área, cruzou na pequena área para Rivero, que se antecipou a André Ramalho e testou para o gol. 2 a 0.
O Corinthians se soltou e tentou diminuir o marcador. Yuri Alberto chutou de esquerda, sendo bloqueado. Na sobra, Maycon dominou e soltou o pé de canhota, explodindo na trave esquerda de Contreras.
Não demorou para o Barcelona marcar mais uma vez. Corozo apareceu livre na grande área pela esquerda após afastada da defesa na área, dominou e tocou na saída de Hugo Souza, que desviou a bola e não conseguiu fazer a defesa. 3 a 0.
O Timão ainda tentou buscar uma pressão para diminuir o marcador e reduzir a diferença em Itaquera. No entanto, a equipe esbarrou em suas limitações e foi superada por 3 a 0 fora de casa.
Ficha técnica de Barcelona de Guayaquil 3 x 0 Corinthians
Competição: Copa Conmebol Libertadores da América Local:Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, Guayaquil, Equador Data: 05 de março de 2025 (quarta-feira) Horário: 21h30 (de Brasília) Árbitro:Dario Herrera Assistentes: Gabriel Chade e Maximiliano del Yeso Árbitro de vídeo: Silvio Trucco Gols: Corozo (duas vezes) e Rivero (Barcelona de Guayaquil) Cartões amarelos: Leonai Almeida e Corozo (Barcelona de Guayaquil); Hugo Souza, Félix Torres, Gustavo Henrique e Hugo Farias (Corinthians)
BARCELONA DE GUAYAQUIL: Contreras; Carabalí, Rangel, Vallecilla, Arreaga, Arroyo, Leonai Almeida (Vargas), Corozo (Chalá), Valiente (Cortez), Oyola (Quiñónez) e Rivero (Caicedo). Técnico: Segundo Castillo
O jogo que o Corinthians fez contra a ucv foi nesse nível e só não perdeu porque o time dos caras não sabem fazer o básico, hoje contra um time que faz o arroz com feijão bem feito tá sendo um massacre..
Doi na alma ver um time sem coragem, sem entender o significado de cada partida, cada campeonato, lutaram tanto para nada. E agora sobra o que? Copa do Brasil e sofrer mais um ano.
O erro começou já na escalação, com três zagueiros não tem como deixar de fora o André Ramalho (apesar da sua péssima fase) porque ele é o único dos zagueiros do atual elenco que sabe sair jogando, todo o resto foi mal mas o pior foi o nosso treinador não sair jogando com o André Carrillo, o Corinthians chamou o Barcelona para dentro do seu campo. Ontem o Corinthians foi muito amador. Tomara que no domingo e na próxima quarta-feira o Time saia dessa pasmaceira que tomou conta dos nossos atletas e Comissão. Vai Corinthians!