Corinthians e Grêmio se juntam para antecipar a janela; CBF aguarda pedido formal

Corinthians e Grêmio se juntam para antecipar a janela; CBF aguarda pedido formal

Por Meu Timão

Meia atacante Alex vestindo a camisa do Corinthians

Meia atacante Alex vestindo a camisa do Corinthians

Grêmio e Corinthians vão se enfrentar no domingo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Mas fora de campo as duas equipes podem fazer uma parceria. O clube gaúcho estuda buscar a ajuda do Corinthians em um pedido à CBF para antecipação da possibilidade de por em campo atletas vindos de fora do país. O time de Parque São Jorge contratou o meia Alex, do Spartak Moscou, e pretende usá-lo o quanto antes. O Grêmio também pretende contratar jogadores do exterior. A dupla de ataque do Colo-Colo, do Chile, está publicamente nos planos. O grande empecilho para isso é a janela de transferências internacionais, aberta somente em agosto.

Antecipação da janela de transferências não seria uma novidade no futebol brasileiro. No ano passado, a CBF solicitou à Fifa, e acabou atendida. Em vez de 3 de agosto - data inicial da abertura - a inscrição de jogadores de fora do país foi autorizada a partir de 20 de julho.

Na ocasião, vários clubes foram beneficiados. Fluminense (Belletti), Corinthians (Bobadilla), Flamengo (Val Baiano e Renato Abreu), Santos (Keirrison), Vasco (Éder Luís, Felipe Bastos, Zé Roberto), Internacional (Tinga, Rafael Sóbis e Renan) foram alguns exemplos.

O Grêmio quer que o mesmo seja feito neste ano. Ou, se possível, até uma antecipação ainda maior, para junho. "É uma falta de inteligência esta janela de transferências. Os times mudam no meio do campeonato. No começo seria mais interessante para todo mundo. Iria valorizar a disputa", disse o técnico Renato Gaúcho em bate-papo com os jornalistas na última semana, no estádio Olímpico.

A direção gremista trabalha exatamente neste sentido. Ciente que um pedido único dificilmente seria aceito, o Corinthians é o primeiro apoio buscado no pleito. "Eles precisam inscrever um jogador, nós também pensamos em contratar jogadores de fora. Temos esta situação em comum, é um empecilho, mas tentaremos resolver", disse o assessor de futebol do Grêmio, César Cidade Dias, ao UOL Esporte.

Com o cronograma atual, qualquer jogador contratado de clubes do exterior poderá estrear no Campeonato Brasileiro somente na 15ª rodada, marcada para 6 de agosto. Como o certame nacional tem 38 jogos, seria quase a metade da competição.

O diretor-adjunto de futebol do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, foi na mesma linha de discurso do Grêmio e disse esperar que a CBF siga o mesmo que fez em 2010 e antecipe a janela de transferências por pelo menos dez dias.

Um dos principais beneficiados se essa medida entrar em vigor, o meia-atacante Alex falou na sua apresentação no Corinthians que espera muito que a CBF antecipe a janela. "Se viesse a acontecer, seria comemorável. Vamos ver o que vai acontecer, estou esperando jogar o quanto antes”.

Mas o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, contou para a reportagem que ainda não houve um pedido formal de nenhum clube da Série A pela antecipação, e que a entidade só poderá se pronunciar quando isso acontecer. "Houve um precedente aberto no ano passado. Mas a gente não vai alterar a janela se nenhum clube pedir".

Fonte: UOL

Veja Mais:

  • Acompanhe a final da Libertadores da América feminina: Corinthians/Audax x Colo Colo

    AO VIVO: Acompanhe a final da Libertadores da América feminina: Corinthians/Audax x Colo Colo

    ver detalhes
  • Após duelo neste sábado, o Timão está garantido nas quartas do Paulista

    Carlinhos marca, Corinthians empata com Portuguesa e avança às quartas do Paulista Sub-20

    ver detalhes
  • Carille deve repetir a escalação utilizada na partida contra o Grêmio

    Titulares treinam e Carille esboça escalação do Corinthians contra o Botafogo

    ver detalhes
  • Pedrinho ainda trabalha para recuperar forma física ideal

    Irmã de Pedrinho revela anemia de jogador em conversa nas redes sociais; Corinthians explica

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes