Venha fazer parte da KTO
x

De virada, Corinthians derrota o Grêmio no Estádio Olímpico

78 visualizações 0 comentários Reportar erro

Ambos tentavam apagar na tarde deste domingo as más lembranças remanescentes do final de semana anterior, quando foram derrotados nas decisões estaduais. Mas apenas o vice campeão paulista conseguiu. No Estádio Olímpico, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians venceu de virada o Grêmio - vice gaúcho - por 2 a 1, gols de Douglas para os tricolores, Chicão e Liedson para os corintianos.

Na segunda rodada, as duas equipes voltam a jogar às 16h do próximo domingo, contra os paranaenses da primeira divisão. Em Curitiba, o Grêmio visita o Atlético-PR; e em São Paulo o Corinthians recebe o Coritiba.
douglas grêmio leandro castan corinthians (Foto: Lucas Uebel / Agência Estado)Douglas marcou o primeiro gol da partida, no Estádio Olímpico (Foto: Lucas Uebel / Agência Estado)

Losango elevado ao quadrado

Taticamente, confrontaram-se duas equipes praticamente idênticas na distribuição dos jogadores. Renato Gaúcho e Tite optaram pelo 4-4-2 com meio-campo reproduzindo o desenho de um losango, o que proporcionou um espelhamento tático com quatro duelos pessoais: Fábio Rochemback e Morais, Ralf e Douglas, Ramírez e Adilson, e Lúcio e Paulinho - embora a marcação do camisa 11 gremista tenha ficado sob incumbência do lateral Alessandro.

Houve neste contexto muito equilíbrio nos enfrentamentos. Nem Grêmio nem Corinthians conquistavam espaços no campo inimigo. Victor e Julio Cesar sequer sujaram seus uniformes. Para assustá-los, sem infiltrações, as duas equipes arriscavam apenas chutes furtivos de média distância, ou então investiam nos cruzamentos - principalmente em faltas e escanteios.

Ainda no primeiro tempo, duas alterações táticas foram provocadas por uma lesão. Rodolfo torceu o tornozelo esquerdo, e foi substituído por Escudero. No Grêmio, Neuton entrou na zaga, Lúcio foi para a lateral e Escudero ingressou no meio-campo. Imediatamente, Tite inverteu seus apoiadores, passando Paulinho para a esquerda, e Ramírez à direita - postura momentânea, desfeita no segundo tempo.

Pênaltis e virada

Faltava uma vitória pessoal, um improviso, algo fora do roteiro quase matemático proposto pelas duas equipes. E este papel coube primeiro ao jovem Leandro. Com 18 anos recém comemorados, o atacante disparou aos 12 da etapa final, parando apenas ao se aproximar de Leandro Castán, dentro da área corintiana.

Nielson Nogueira Dias apontou pênalti, e na cobrança Douglas marcou: 1 a 0 para o Grêmio. Mas o empate não tardou. Oito minutos depois - já com Danilo em lugar de Morais - foi o veterano Liedson quem buscou o drible, e desta vez o árbitro viu infração de Lúcio. Outro pênalti, convertido por Chicão.

Danilo quebrou um pouco daquela monotonia entre as intermediárias, movimentando-se com interesse, buscando e criando espaços. Esta participação ganha destaque principalmente porque contribuiu para a virada corintiana: aos 29, após cobrança de lateral - como acontecera na derrota para o Inter que custou a perda do título estadual - o meia egresso da reserva cabeceou para trás, e de voleio Liedson decretou a vitória dos visitantes - interrompendo um ciclo de escassez de gols que, na segunda-feira, completaria um mês.

Fonte: Fonte Globo Esporte

Enviado por:

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!