Venha fazer parte da KTO
x

Conheça a operação urbana de Itaquera

1.9 mil visualizações 0 comentários Reportar erro

Operação urbana na ZL: demandas sociais precisam ser atendidas (crédito: Regina Rocha)
Regina Rocha - São Paulo
postado em 10/06/2011 17:57 h
atualizado em 10/06/2011 19:31 h

Das três novas operações urbanas anunciadas esta semana pela Prefeitura de São Paulo (veja matéria), a mais estratégica para a Copa 2014 é a Rio Verde-Jacu, na zona leste, que envolve a área onde será erguida a Arena Corinthians, estádio do Mundial na capital paulista.

Na realidade, a operação urbana - ou "Plano de Desenvolvimento da Zona Leste", como a prefeitura a designa - abrange uma área de 10 mil hectares, que se estende do limite norte da região até o município de Mauá, na região metropolitana, e tem como parte integrante o "polo institucional Itaquera", com projetos que beneficiam o bairro da futura arena.

Segundo o arquiteto Vladir Bartalini, da SP Urbanismo, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), "a proposta visa, em primeiro lugar, a criar empregos para esta região da cidade".

E justifica: "Hoje, uma população de mais de um milhão de pessoas se desloca diariamente ao centro da capital ou à região do ABC, para trabalhar em atividades de baixa complexidade, com salários baixos. Os estudos que estamos fazendo, e que estão em fase preliminar, pretendem levar empregos de qualidade para aquele lado da cidade, o que beneficiará todo o município, já que distribuirá melhor os deslocamentos", argumenta Bartalini.

Avenida Jacu-Pessego
A primeira grande obra já foi realizada: a extensão de 10 km da avenida Jacu-Pêssego, que permite uma ligação rápida entre o Grande ABC e a zona leste, e abre o acesso entre o aeroporto de Cumbica e o porto de Santos. A via é também uma ligação com o Rodoanel Sul, pela rodovia Ayrton Senna. "A Jacu Pêssego passa no meio da operação urbana, e as indústrias que se implantarem aí terão uma saída para as exportações do país", explica Bartalini, lembrando outros projetos estratégicos que devem ser implantados: a zona industrial de Itaquera, próxima ao polo institucional; a avenida Catitu, também em Itaquera (entre as avenidas Jacu Pêssego e Águia de Haia); a área central do bairro de São Miguel, ao norte; e áreas do bairro de São Mateus, ao sul da região.

As operações urbanas foram divididas por setores, cada qual com instrumentos de incentivo fiscal e de verticalização para uso residencial, o que é defendido pelo técnico da prefeitura, como um meio de "liberar terrenos - hoje ocupados por casinhas térreas e quintais cimentados - para implantação de áreas verdes, mais permeáveis", argumenta.

Na avenida Catitu, "densamente ocupada por construções irregulares", segundo o arquiteto, várias intervenções estão previstas: "A proposta é substituir estes imóveis por construções regulares, preferencialmente verticalizadas, que irão melhorar a drenagem dos terrenos". Pretende-se criar também mecanismos de proteção a córregos, e implantar um parque linear.

Já na adensada área central de São Miguel, a meta é organizar o sistema viário, com o alargamento de ruas. "Vamos construir um novo viário, em conjunto com a SPTrans, com ruas mais largas que comportem o transporte público", informa Bartalini. O mesmo está sendo pensado para São Mateus: melhorar os fluxos viários, com alargamento de ruas e construção de vias coletoras, conectadas a um terminal de ônibus.

Agenda social
O arquiteto urbanista Kazuo Nakano, do Instituto Polis, defende que para ser de fato positiva para a sociedade, a operação urbana preciso ser baseada em "uma agenda, que é complexa, e deve aproveitar os polos de atividade econômica previstos para o atendimento das inúmeras demandas sociais dos diferentes bairros da zona leste".

Nakano lista os pontos fundamentais dessa agenda: "regularização fundiária, construção de creches, despoluição de rios, urbanização de favelas e produção de habitação de interesse social, integração dos transportes coletivos ("quem sai dos bairros, como Cidade Tiradentes e outros afastados, tem grande dificuldade para chegar ao metrô, porque o serviço de ônibus é bastante precário", acentua) e espaços públicos (zonas verdes são um importante item deficitário na região)".

Segundo o urbanista, a lei das operações urbanas, como está, não é boa: "É genérica, não tem um projeto de intervenção física clara". Falta, diz o urbanista, "definir diretrizes que sejam formuladas com base no diálogo com a população".

Desapropriações
Ele critica ainda tendência a se colocar à frente de outras questões a discussão sobre a construção do estádio. "O Itaquerão é apenas um item dentro do plano para a região, e insuficiente para dar conta das demandas da zona leste. Anterior ao cronograma de obras é a discussão das remoções e quais as contrapartidas sociais desta intervenção. ..continua no link.

Fonte: portal2014

Enviado por: Marcio

Veja Mais:

  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes
  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!