Timão pode terminar primeiro turno com melhor campanha desde 2006

Timão pode terminar primeiro turno com melhor campanha desde 2006

O Corinthians precisa de duas vitórias para fazer história no Campeonato Brasileiro. Se obtiver triunfos sobre Figueirense, neste sábado, às 18h, no Pacaembu, e Palmeiras, dia 28, em Presidente Prudente, o Timão terá a melhor campanha na primeira metade desde que o torneio passou a ser disputado com 20 clubes, na temporada 2006.

O melhor rendimento até agora pertence ao Grêmio de 2008. Na ocasião, o Tricolor do Rio Grande do Sul acumulou 41 pontos em 19 rodadas. O desempenho, porém, não foi mantido na segunda parte e a liderança acabou indo embora. O título ficou com o São Paulo, em uma grande arrancada, terminando o torneio com 75 pontos.

Um empate e uma vitória podem ser suficientes para colocar o Corinthians acima do Grêmio. Com esse desempenho, o Timão subiria de 37 para 41 pontos e igualaria aos gaúchos. A campanha seria idêntica, com 12 vitórias, cinco empates e duas derrotas. A decisão ficaria para o saldo de gols. O Tricolor teve 23, enquanto o Alvinegro conta agora com 15.

- É um dado consistente e consolida o trabalho, dá confiança. Muito mais ainda quando se perde uma série de jogadores – afirmou o técnico Tite recordando dos vários problemas físicos que sua equipe enfrentou ao longo das primeiras rodadas do Brasileirão.

O Corinthians já é dono do melhor aproveitamento a partir de 2003, quando o sistema de pontos corridos foi adotado pela CBF. O rendimento é de 72,5% dos pontos contra 71,9% do Grêmio de 2008. O Cruzeiro, com da maior pontuação (100) neste formato, fez 68,1% na edição 2003.

A atual pontuação do Corinthians está na média do que os clubes campeões fizeram em outros anos. O São Paulo de 2007 atingiu a casa dos 40 pontos. O mesmo Tricolor paulista obteve 38 em 2006, número idêntico ao Fluminense em 2010.

- Essas viradas de turno foram com pontuações mais baixas. Dos últimos seis, dois fizeram 38. Nós já temos 37 – lembrou Tite.

As estatísticas mostram também que quem termina o primeiro turno na liderança tem grandes chances de ser campeão. Em oito edições, apenas em duas o campeão da parte inicial não levou o título: justamente o Grêmio de 2008 e o Internacional de 2009 – fez 37 pontos, mas a taça acabou com o Flamengo, com 67.

Timão pode terminar primeiro turno com melhor campanha desde 2006

Fonte: Globo Esporte

Enviado por: Blog Aqui é Coringão

Veja Mais:

  • Jô marcou o gol da vitória do Corinthians

    Artilheiro Jô marca no fim, e Corinthians supera Chapecoense na Arena Condá

    ver detalhes
  • Jô assegurou vitória do Corinthians em Chapecó

    Líder absoluto, Corinthians abre dez pontos de diferença para segundo colocado

    ver detalhes
  • Léo Santos jogou no lugar de Balbuena, que está suspenso e machucado

    Prata da casa supera até Jô e é eleito craque da vitória do Corinthians sobre Chapecoense

    ver detalhes
  • Marquinhos Gabriel foi titular nesta quarta, mas não agradou a Fiel

    Após vitória do Corinthians, Fiel corneta Marquinhos Gabriel e indica preferência por Clayson

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes