Venha fazer parte da KTO
x

Sorteio da Libertadores tem armadilhas para brazucas

1.9 mil visualizações 0 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Essa imagem poderá se repetir na Libertadores de 2012

Essa imagem poderá se repetir na Libertadores de 2012

Cleber Mendes

O sorteio da Copa Libertadores, embora ainda não tenha todos os clubes confirmados, apresenta algumas nuances interessantes. Entre elas a de que o sorteio não favoreceu as equipes brasileiras, que terão de sofrer com a altitude e poderão enfrentar times com muita tradição continental.

Um clube brasileiro, por exemplo, terá de enfrentar o Real Potosí, e este pode ser o Santos. O outro brasileiro que poderá encarar os 4.065 metros da cidade boliviana será aquele que terminar o campeonato nacional na quarta colocação, neste momento seria o Internacional.

Tudo depende do desenrolar do Torneio Apertura boliviano, ainda em andamento. O Real Potosí, por enquanto está qualificado como Bolívia 3 por ter sido o vice-campeão Torneio Adecuación. A competição do primeiro semestre foi vencida pelo Bolívar, que entrou como Bolívia 1. A vaga Bolívia 2 ficará com o campeão do Apertura, que terá uma fase de play-offs à qual o Potosí está quase garantido.

Se for campeão do Apertura, o Real Potosí enfrenta o Santos no Grupo 1. Caso contrário ele pega o quarto do Brasileirão.

Contra os brasileiros o Real Potosí sempre complicou jogando em seus domínios, afinal nunca perdeu. Em 2007 empatou em 2 a 2 com o Flamengo e derrotou o Paraná por 3 a 1, na edição seguinte aplicou uma goleada de 5 a 1 sobre o Cruzeiro.

Campeão da Copa do Brasil, o Vasco além de encarar o Nacional (URU), tricampeão da Libertadores, pode ter no Grupo 5 a companhia do bom time da LDU. Os equatorianos conquistaram a edição de 2008, em pleno Maracanã, sobre o Fluminense. Porém, antes de chegar à fase de grupos, o clube de Quito terá de passar pela eliminatória contra o terceiro representante paraguaio, que poderá ser Olimpia ou Libertad.

No Grupo 6 está o Brasil 2, que poderá ser Corinthians ou Fluminense. Além de encarar uma desgastante viagem até o México para enfrentar o Cruz Azul, poderá ter um osso duro de roer contra o campeão do Torneio Clausura paraguaio. Faltando cinco rodadas para o término, a competição tem a liderança dividida entre Libertad e Nacional (este já garantido na Libertadores por ter vencido o Apertura). Porém a competição está muito embolada e matematicamente nove clubes, de 12 participantes, ainda possuem chances.

Quanto ao clube que ficar com a vaga de Brasil 4 (neste momento é o Fluminense, mas pode também ser o Corinthians), muito provavelmente terá de fazer uma visita ao La Bombonera, em Buenos Aires. Isso porque a vaga de Argentina 2 é do campeão do Torneio Apertura, que tem o Boca Juniors líder com oito pontos de vantagem sobre o Racing, isso faltando quatro rodadas para o fim.

Na pré-Libertadores, a vaga de Brasil 6 (atualmente com o Figueirense) irá enfrentar um colombiano. Neste caso seria o Colômbia 3, ou seja, o time de melhor pontuação na temporada excluindo os campeões dos torneios Apertura e Finalización.

O primeiro torneio colombiano (Apertura) foi vencido pelo Nacional de Medellín. O segundo (Finalización) ainda está em andamento com a última rodada da primeira fase sendo disputada neste domingo, ainda há os play-offs. A vaga do melhor pontuador está entre Once Caldas e Tolima. Ambos já deixaram clubes brasileiros pelo caminho em Libertadores passadas.

Critério confuso

A grande quantidade de clubes já garantidos na Libertadores nas semifinais da Copa Sul-Americana criou uma situação inusitada envolvendo o Campeonato Equatoriano.

A final do torneio será entre Emelec e Deportivo Quito. O campeão fica com a vaga de Equador 1, e o vice com a de Equador 2. Pelo regulamento, a terceira vaga do país sairia de um confronto entre LDU e Barcelona de Guayaquil.

No entanto, esse jogo pelo terceiro posto não valerá nada para o Barcelona. Isso porque se o clube de Guayaquil vencer não irá para a Libertadores pelo fato da LDU estar na semifinal da Sul-Americana, garantindo então vaga via torneio continental.

Mas se a Liga de Quito vencer o Barcelona? Como ficará, uma vez que a prioridade é de vagas é dos campeonatos nacionais? Dessa forma o classificado pela Copa Sul-Americana seria o Universitario, do Peru, que seria o eliminado nas quartas de final com a melhor campanha.

Fonte: Lancenet

Veja Mais:

  • A Neo Química Arena foi palco de Santos e Red Bull Bragantino pela semifinal do Paulistão 2024

    Saiba o valor estimado que o Corinthians deve receber do aluguel do Santos pela Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para a decisão do Paulistão

    Corinthians não deve ceder a Neo Química Arena para rival na final do Paulistão

    ver detalhes
  • Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos

    Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos; relembre

    ver detalhes
  • Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024

    Romero ultrapassa Yuri Alberto e se isola no topo da artilharia do Corinthians em 2024; veja números

    ver detalhes
  • O Corinthians está preparado para enfrentar o Internacional no Brasileirão Feminino

    Corinthians encerra preparação para receber o Internacional na Neo Química Arena; veja provável time

    ver detalhes
  • Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária

    Goleiro do Corinthians assina primeiro contrato profissional com multa multimilionária; veja valor

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!