Emerson atuou em três jogos do Paulistão com registro de 'gato'

Emerson atuou em três jogos do Paulistão com registro de 'gato'

O atacante Emerson 'Sheik' atuou nos três primeiros jogos do Corinthians no Campeonato Paulista com seu registro de 'gato' ainda dos tempos em que ele tinha documentos forjados para alterar sua idade real. A documentação do jogador que estava na Federação Paulista (FPF) até a última terça-feira apontava que o jogador tem 30 anos, quando na verdade sua idade é 33 anos.

Em contato com a Federação Paulista, o iG foi informado que o Corinthians seria o responsável pelo erro no cadastro. A entidade disse que esperava do clube o envio de novos documentos para corrigir oa falha. O Corinthians nega e afirma que a confusão foi feita pela FPF.

'O departamento de registro da Federação Paulista de Futebol aguarda o envio da documentação correta por parte do Sport Club Corinthians Paulista do atleta Marcio Passos de Albuquerque para fazer as devidas alterações da sua ficha disponível no site da entidade', disse a Federação Paulista, por e-mail, na terça-feira.

Depois da mensagem enviada ao iG, o registro de Emerson publicado no site da Federação Paulista foi alterado e se acessado agora dá a idade correta do atacante nascido em 1978. O Corinthians informou o iG que não enviou nenhuma nova notificação à FPF na última terça para corrigir a falha. Assim, ao mudar o registro no seu site, a Federação reconheceu ser dela erro no cadastro do atleta. Tal equívoco respinga na inscrição do atleta na CBF.

Como fica na CBF?


A Confederação Brasileira de Futebol, que tem todos os jogadores que atuam no Brasil registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade, não disponibiliza a idade dos atletas no seu site, mas informa que no seu registro a data de nascimento do atleta é a mesma que está na federação estadual. 'Se está alterado na Federação Paulista, está alterado na CBF também. Todo registro de jogador tem de sair primeiro da federação estadual e depois ir para o registro no BID da CBF', disse Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF.

O Corinthians, por meio do advogado João Zanforlin, disse desconhecer o problema. 'Antes do Corinthians ele já tinha jogado no Flamengo, no Fluminense. A questão da adulteração já foi resolvida e o Emerson já pagou a punição imposta para ele', disse Zanforlin. 'Acho que se tudo estivesse errado, o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) já teria se pronunciado', completou o advogado corintiano. Ele não vê nenhuma possibilidade de o Corinthians perder pontos por conta do erro no registro de Emerson.

Entenda o caso

Emerson 'Sheik' se chama Márcio Passos de Albuquerque e nasceu em Nova Iguaçu-RJ no dia 6 de setembro de 1978. Em 1995, quando tinha 17 anos, alterou sua idade e passou a ter documentação com o nome de Márcio Emerson Passos e data de nascimento em 6 de setembro de 1981. A manobra o fez ficar 'mais jovem', com 14 anos. Ele teria feito a irregularidade para ser aceito na categoria sub 14 da base do São Paulo. O Corinthians acredita que a FPF não atualizou este registro de quando ele ainda atuava no clube do Morumbi e por isso o erro persistiu por tanto tempo. Este é o primeiro Paulistão disputado por Emerson.

Em 2005, quando embarcava para o Catar, onde já atuou (ele inclusive tem nacionalidade catariana), Emerson foi detido com passaporte falso e preso por falsidade ideológica em 2006. Em processo transitado e julgado, a Justiça determinou a ele o pagamento de uma multa de R$ 70 mil e a prestação de serviços comunitários por 18 meses. Ele mantém o apoio a entidades carentos no Rio. Quando chegou ao Corinthians, em maio de 2011, Emerson respondeu a perguntas sobre seu passado.

'As medidas foram tomadas para tudo voltar ao normal e o assunto está resolvido. No início da minha carreira houve esse erro, esse problema. Tive uma inscrição na época que joguei no São Paulo. Tudo foi desfeito e aí fiz minha inscrição com nome verdadeiro. Está tudo resolvido. Vida nova. Hoje não tem mais nada disso, ou seja: acabou. Faz parte do passado', disse Emerson na ocasião.

As informações são do repórter Bruno Winckler, do IG

Fonte: Marca Brasil

Veja Mais:

  • Renê Júnior, Zé Rafael e Juninho Capixaba: Corinthians de olho em trio do Bahia

    Novo presidente do Bahia é eleito, e Corinthians deve definir ao menos três negociações

    ver detalhes
  • Ronaldo não tem interesse em trabalhar com futebol no Brasil

    Ronaldo admite apoio a Andrés, mas nega vontade de assumir cargo no Corinthians

    ver detalhes
  • Meia pode ser envolvido em troca por jogadores do atual plantel alvinegro

    Segundo jornalista, Corinthians lidera briga com rivais paulistas por meia do Fluminense

    ver detalhes
  • 7 jogadores emprestados que podem voltar ao Corinthians em 2018

    VÍDEO: 7 jogadores emprestados que podem voltar ao Corinthians em 2018

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes