Analista vê aprendizado pós MSI como segredo do sucesso do Timão

Analista vê aprendizado pós MSI como segredo do sucesso do Timão

Analista vê aprendizado pós MSI como segredo do sucesso do Timão

Analista vê aprendizado pós MSI como segredo do sucesso do Timão

O Corinthians está `andando nas nuvens' neste início de ano. Na sexta-feira, o novo reforço e também a maior contratação do futebol brasileiro de todos os tempos (cerca de R$ 40,5 milhões), Alexandre Pato, foi apresentado oficialmente, no CT Joaquim Grava. Com a chegada do atacante, o Timão espera repetir em 2013 a excelente temporada do ano passado, que culminou na conquista do bi campeonato Mundial de Clube da Fifa e no inédito título da Taça Libertadores da América.

Além da forte equipe dentro de campo, o clube vive fase espetacular. Está construindo o estádio próprio, sonho que durou mais de cem anos e agora está se tornando realidade. Liderança em vendas de camisas nos últimos anos, recordes de bilheteria e a supervalorização da marca consagraram o Corinthians como um das maiores forças econômicas do futebol e do esporte brasileiro. Após períodos instáveis, como o dramático rebaixamento em 2007, o clube do Parque São Jorge volta a ocupar uma posição exemplar, tanto no futebol como na administração.

Quem analisou e falou sobre esse momento explêndido do Timão foi o coordenador e professor do curso de Gestão de Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios, Thiago Scuro, que também é gerente executivo do Audax, clube paulista. Scuro comentou sobre a nova fase econômica do Corinthians, apontou os motivos que levaram a ascensão do clube e fez previsões para os próximos anos dessa nova fase do Timão.

Segundo o economista, há diversos motivos que justificam o crescimento das receitas do clube, que acarretou em títulos e ótima fase dentro das quatro linhas. 'Há um impacto significativo dos direitos de televisão, dos novos contratos com as emissoras. Mas vejo que houve um aprendizado após o período MSI (parceria feita em 2005): o clube viu que precisa administrar todas suas áreas e não entregar isso na mão de empresas', disse Scuro.

Para ele, as novas formas de gestão foram primordiais para a `explosão' econômica. 'Um símbolo disso é a Arena Corinthians. O clube diz que irá administrar tudo sozinho, não está mais na mão de ninguém para explorar receita. Agora o clube tem um departamento de marketing exemplar, uma estrutura física de altíssimo nível, novo centro de treinamento, e um plano para melhorar a condição dos atletas das categorias de base', apontou Thiago.

Timão `Europeu'

Com a marca avaliada em cerca de R$ 1 bilhão, a tendência é que o Corinthians se aproxime cada vez mais dos grandes clubes da Europa, mas por enquanto ainda há uma diferença notável, tratando-se de administração financeira. 'O mercado brasileiro vem evoluindo muito, mas ainda existe uma adversidade significativa de gestão, até porque o ambiente europeu exige muito mais que o nosso. O Financial Fair Play (normas de conduta financeira para os clubes europeus) é um exemplo. Outro ponto é a profissionalização dos clubes, que foi feito há muito tempo', afirmou o professor, que também aponta cuidados que o clube deve ter nos próximos anos.

'Tem que ser um ponto de atenção o fato da movimentação financeira ser maior hoje. Há um acréscimo significativo de receita de faturamento, mas as despesas, como os salários, vêm crescendo talvez na mesma proporção. É ter atenção a esse processo de receita versus despesa para que o clube aproveite esse momento excepcional de projeção e continue a ser uma instituição saudável do ponto de vista financeiro', finalizou Scuro.

Fonte: Terceiro Tempo

Veja Mais:

  • Setor Norte da Arena com pisca-piscas no jogo contra o São Paulo

    Setor Norte da Arena Corinthians é interditado pelo STJD mais uma vez

    ver detalhes
  • Tite, Carille e Cássio durante treino no CT Joaquim Grava

    Tite rasga elogios a Fábio Carille e fala da possibilidade de Cássio voltar à Seleção

    ver detalhes
  • Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, tenta decifrar o Corinthians de Fábio Carille

    Jornal carioca faz 'manual para os antis' e tenta ensinar como vencer o Corinthians no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians na Sul-Americana é destaque da Globo

    TV Globo deixa rivais de canto e transmite jogo do Corinthians na Copa Sul-Americana

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes