Fifa cria site para receber denúncias de corrupção

Fifa cria site para receber denúncias de corrupção

380 visualizações 2 comentários Comunicar erro

Fifa cria site para receber denúncias de corrupção

Fifa cria site para receber denúncias de corrupção

Dois dias depois de a organização policial da União Europeia, a Europol, informar que investiga um esquema criminoso mundial que envolveria a manipulação de resultados de mais de 380 partidas de futebol, a Fifa anunciou nesta quarta-feira a criação de um site pelo meio do qual será possível fazer denúncias contra corrupção de forma segura, preservando a identidade de quem reportá-la à identidade.


As denúncias poderão ser feitas por meio da página hospedada na internet no endereço https://www.bkms-system.net/FIFA e o organismo destacou que o novo mecanismo de denúncias online faz parte do processo de reforma do seu Código de Ética.

'O mecanismo de denúncias permitirá que a Fifa receba denúncias de possíveis violações, outro marco no esforço da Fifa para reforçar a governança do futebol', informou a entidade, por meio do comunicado que divulgou nesta quarta.

Segundo a Fifa, o novo site é uma plataforma especialmente protegida e administrada por um fornecedor externo, a Business Keeper AG, e 'as denúncias, se relacionadas a violações (que forem consideradas válidas), chegarão diretamente a Michael Garcia, presidente da Câmara de Investigação do Comitê de Ética da entidade'.

Na última segunda-feira, a Europol confirmou que entre os mais de 380 jogos suspeitos de manipulação estão confrontos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e da Eurocopa, além de dois duelos da Liga dos Campeões da Europa. A investigação apurou que foram contabilizados lucros de 8 milhões de euros em apostas e pagamentos de 2 milhões de euros em subornos a jogadores e árbitros.

Além deste novo site que serve para receber denúncias, a Fifa criou uma linha de telefone privada voltada apenas para dirigentes de futebol reportarem atos de corrupção e violações éticas, em um outra iniciativa para tentar coibir a corrupção que coloca em xeque a reputação e a legitimidade do esporte mais popular do mundo.

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Fábio Carille exibe a taça de heptacampeão brasileiro; treinador seguirá carreira na Ásia

    Fábio Carille deixa Corinthians e acerta com Al-Wehda, da Arábia Saudita

    ver detalhes
  • Osmar Loss (à esq.) sucede Carille no comando técnico do Corinthians

    Osmar Loss assume Corinthians após saída de Carille; estreia acontece nesta quinta

    ver detalhes
  • Carille, agora ex-Corinthians, acertou com Al-Wehda, do mundo árabe

    Corinthians divulga vídeo de agradecimento a Carille

    ver detalhes
  • Titulares do Corinthians foram a campo nesta terça-feira

    Titulares vão a campo, mas Carille não esboça time; jovem ganha atenção especial no fim do treino

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes