Venha fazer parte da KTO
x

Gramado da Arena Corinthians terá até sistema de refrigeração e pode custar R$ 41 milhões

27 mil visualizações 71 comentários Reportar erro

Um gramado com um sistema de resfriamento inédito no mundo. Assim será o da Arena Corinthians, palco de abertura da Copa de 2014, que começa a “nascer” na terça-feira, com o início da escavação do terreno. O sistema, com água e ar gelados, foi desenvolvido em função do tipo de grama escolhido para a arena: a Ryegrass, comum em estádios da Europa.

A Ryegrass é uma grama de inverno. Foi escolhida pelo Corinthians porque será essa a estação do ano no Brasil na época da Copa – a Fifa recomenda o tipo Bermuda, mais adaptável ao clima tropical. Mas a temperatura ideal para conservá-la é 23 graus C. Como em boa parte do ano as temperaturas em São Paulo são superiores, foi preciso criar um sistema para sua manutenção.

Gramado da Arena Corinthians

O sistema de refrigeração com ar e água gelados foi desenvolvido pela World Sports, contratada por meio de concorrência por Corinthians e pela Construtora Odebrecht para implantar o gramado – a empresa é responsável pelos gramados da Arena do Grêmio, do Pacaembu e da Vila Belmiro, entre outros. É inédito no mundo, de acordo com os empresários, e vai possibilitar maior oxigenação entre as raízes da grama, que receberá ventilação fria.

“A temperatura ideal para a Ryegrass é de 23 graus C. Passou disso, teremos de acionar o sistema de insuflamento de ar gelado para que a grama fique nos 23 graus”, explicou Márcio Prado Wermelinger, engenheiro responsável pela produção da Odebrecht. Ao ser colocado em funcionamento, o sistema leva água e ar resfriados até as raízes da grama, por meio de canos de diferentes espessuras.

Abaixo dos 14 graus C, porém, a grama precisaria ser aquecida. “Mas em função do clima de São Paulo, não vamos ter sistema de aquecimento”, diz Prado. O sistema de irrigação será automatizado e serão colocados 48 aspersores (a Fifa pede de 24 a 30), com acionamento individual. Assim, será possível irrigar partes diferentes do gramado, de acordo com as necessidades. Por exemplo: em certas épocas do ano, a irrigação em determinadas áreas do gramado não é necessária, por causa do sombreamento. Mas as áreas que continuam expostas ao sol precisam receber água.

“A concepção do projeto foi marcada pela premissa de fazer o melhor gramado do mundo”, disse Claudio Godoy, coordenador de projetos da World Sports, que tem uma empresa irlandesa e outra belga como parceiros.

ETAPAS
O gramado da Arena Corinthians vai ser construído em três etapas. A primeira é a escavação do terreno, que será rebaixado em 70 centímetros. Essa fase levará de 20 a 30 dias. Em seguida, será feita a implantação dos sistemas, como o de drenagem a vácuo – na arena também haverá a opção de drenagem por gravidade –, irrigação, colocação de brita (15 milímetros de espessura) e areia, nivelamento e plantio do gramado (por semeadura), entre outros serviços. Essa fase levará cerca de 60 dias.

No início de junho, no máximo, o gramado estará pronto, mais ainda não para uso. Será preciso um período de maturação pós-plantio de cerca de 90 dias, onde haverá poda, irrigação, adubação, controle de pragas e doenças, entre outros trabalhos. Então, durante o mês de setembro, três meses antes da data marcada para a entrega do estádio, a bola poderá rolar no gramado da Arena Corinthians. Mas não vai. E nem mesmo materiais que continuarão a ser utilizados na construção do estádio, que ainda estará em obras, poderão ser transportados pelo campo. “O mau uso compromete o gramado, impede o seu desenvolvimento e conservação”, diz Godoy.

Ele cita o caso da Arena do Grêmio, que teve o gramado utilizado antes do fim do período de maturação – não só para Jogo contra a Pobreza lá realizado, mas também por conta do show de inauguração em dezembro passado –, como exemplo de mau uso que danifica a grama.

Clube, construtora e empresa contratada não revelam o valor da implantação do gramado.

Fonte: Estadão

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Caique

    Caique 99 comentários

    @caique.silva1 em

    Ae antis que falavam que nunca teríamos estádio? Senta e chupa!
    Agora as bibas voltem pra aquele Morumbi lixinho que tem alagamentos KKKKKKKKKKKK Melhor estádio de todos *-*
    Irônico é os antis chamarem os Corinthianos de favelado, mas são esses favelados que trouxeram Pato, Ronaldo, R.Carlos entre outros bons jogadores, são esses favelados que tem o melhor estádio do Brasil se não do mundo, são esses favelados que vão fazer a abertura da copa, eai Antis? Quais são seus argumentos? Onde está o seu "deus" antis?

  • Foto do perfil de André

    André 49 comentários

    @andre.santos14 em

    HERE IS CORINTHIANS... Os antis piram...
    O Ministério da Saúde adverte: aos INVEJOSOS:
    Ler notícias do CORINTHIANS, pode causar sérios danos à saúde aos não corinthianos, tais como: tristeza, angústia, baixa auto-estima, depressão, distúrbios da personalidade, alucinações, coceira no TOBA e o mais comum dos sintomas, uma insuportável dor de cotovelo, Recomenda-se chorar com moderação.
    A INVEJA é a confissão da INFERIORIDADE..

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marquinhos

    Ranking: 41º

    Marquinhos 19003 comentários

    71º. @lhpmarquinhos em

    Só espero que não vire aquela porcaria igual a do smurfs.

  • Foto do perfil de Daniel

    Daniel 164 comentários

    70º. @dan.dcds em

    É Caique se agora eles não calar a fuça. Vamos ter que trazer o cristiano Ronaldo CARA. CONCORDA?

  • Foto do perfil de Kalk

    Kalk 9 comentários

    69º. @kalk.lee em

    Nosso grama vai vale mais que o time do porco kkkkkk

    Timão no ELENCO, TORCIDA e estádio...

    Amo-ti Corinthians

  • Foto do perfil de Eginoaldo

    Eginoaldo 178 comentários

    68º. @eginoaldo.oliveira.s em

    Esperamos que não fique igual o pasto do grêmio!

  • Foto do perfil de JOSÉ

    JosÉ 79 comentários

    67º. @o.dono.do.mundo em

    Como mudaram as coisas não é?
    Antes éramos motivo de piadinhas maldosas, agora somos motivo de inveja kkkkkk.
    Espero que a seriedade continue no Corinthians porque é ela que tem feito toda a diferença por aqui potencial de crescimento sempre tivemos mais as mas administrações nos privava dessa gloria agora podemos desfrutar de tudo isso existe tanta tecnologia nesse estádio do Timão que se fossemos postar tudo seria necessário um dia inteiro mais é isso que esperamos de um clube da grandeza do Corinthians parabéns Timão!