Gramado da Arena Corinthians terá até sistema de refrigeração e pode custar R$ 41 milhões

Gramado da Arena Corinthians terá até sistema de refrigeração e pode custar R$ 41 milhões

Um gramado com um sistema de resfriamento inédito no mundo. Assim será o da Arena Corinthians, palco de abertura da Copa de 2014, que começa a “nascer” na terça-feira, com o início da escavação do terreno. O sistema, com água e ar gelados, foi desenvolvido em função do tipo de grama escolhido para a arena: a Ryegrass, comum em estádios da Europa.

A Ryegrass é uma grama de inverno. Foi escolhida pelo Corinthians porque será essa a estação do ano no Brasil na época da Copa – a Fifa recomenda o tipo Bermuda, mais adaptável ao clima tropical. Mas a temperatura ideal para conservá-la é 23 graus C. Como em boa parte do ano as temperaturas em São Paulo são superiores, foi preciso criar um sistema para sua manutenção.

Gramado da Arena Corinthians

O sistema de refrigeração com ar e água gelados foi desenvolvido pela World Sports, contratada por meio de concorrência por Corinthians e pela Construtora Odebrecht para implantar o gramado – a empresa é responsável pelos gramados da Arena do Grêmio, do Pacaembu e da Vila Belmiro, entre outros. É inédito no mundo, de acordo com os empresários, e vai possibilitar maior oxigenação entre as raízes da grama, que receberá ventilação fria.

“A temperatura ideal para a Ryegrass é de 23 graus C. Passou disso, teremos de acionar o sistema de insuflamento de ar gelado para que a grama fique nos 23 graus”, explicou Márcio Prado Wermelinger, engenheiro responsável pela produção da Odebrecht. Ao ser colocado em funcionamento, o sistema leva água e ar resfriados até as raízes da grama, por meio de canos de diferentes espessuras.

Abaixo dos 14 graus C, porém, a grama precisaria ser aquecida. “Mas em função do clima de São Paulo, não vamos ter sistema de aquecimento”, diz Prado. O sistema de irrigação será automatizado e serão colocados 48 aspersores (a Fifa pede de 24 a 30), com acionamento individual. Assim, será possível irrigar partes diferentes do gramado, de acordo com as necessidades. Por exemplo: em certas épocas do ano, a irrigação em determinadas áreas do gramado não é necessária, por causa do sombreamento. Mas as áreas que continuam expostas ao sol precisam receber água.

“A concepção do projeto foi marcada pela premissa de fazer o melhor gramado do mundo”, disse Claudio Godoy, coordenador de projetos da World Sports, que tem uma empresa irlandesa e outra belga como parceiros.

ETAPAS
O gramado da Arena Corinthians vai ser construído em três etapas. A primeira é a escavação do terreno, que será rebaixado em 70 centímetros. Essa fase levará de 20 a 30 dias. Em seguida, será feita a implantação dos sistemas, como o de drenagem a vácuo – na arena também haverá a opção de drenagem por gravidade –, irrigação, colocação de brita (15 milímetros de espessura) e areia, nivelamento e plantio do gramado (por semeadura), entre outros serviços. Essa fase levará cerca de 60 dias.

No início de junho, no máximo, o gramado estará pronto, mais ainda não para uso. Será preciso um período de maturação pós-plantio de cerca de 90 dias, onde haverá poda, irrigação, adubação, controle de pragas e doenças, entre outros trabalhos. Então, durante o mês de setembro, três meses antes da data marcada para a entrega do estádio, a bola poderá rolar no gramado da Arena Corinthians. Mas não vai. E nem mesmo materiais que continuarão a ser utilizados na construção do estádio, que ainda estará em obras, poderão ser transportados pelo campo. “O mau uso compromete o gramado, impede o seu desenvolvimento e conservação”, diz Godoy.

Ele cita o caso da Arena do Grêmio, que teve o gramado utilizado antes do fim do período de maturação – não só para Jogo contra a Pobreza lá realizado, mas também por conta do show de inauguração em dezembro passado –, como exemplo de mau uso que danifica a grama.

Clube, construtora e empresa contratada não revelam o valor da implantação do gramado.

Fonte: Estadão

Veja Mais:

  • Oswaldo divulgou lista de relacionados do Corinthians

    Com apenas um desfalque, Corinthians divulga lista de relacionados para enfrentar Cruzeiro

    ver detalhes
  • Corinthians imagina que receberá propostas por Yago e Balbuena

    Corinthians estuda vender zagueiro e intensifica busca por contratação defensiva

    ver detalhes
  • Michel (à esq.) e o sobrinho foram ao Maracanã naquele 23 de outubro

    Terceiro corinthiano solto no Rio desabafa: 'Fui pra ver o jogo, não pra brigar'

    ver detalhes
  • Sub-20 comemorando título do Corinthians/UNIP no futsal

    Sub-20 conquista título estadual e Corinthians fica perto de fim de ano perfeito no futsal

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Caique

    Caique 42 comentários

    por @caique.silva1

    Ae antis que falavam que nunca teríamos estádio? Senta e chupa!
    Agora as bibas voltem pra aquele Morumbi lixinho que tem alagamentos KKKKKKKKKKKK Melhor estádio de todos *-*
    Irônico é os antis chamarem os Corinthianos de favelado, mas são esses favelados que trouxeram Pato, Ronaldo, R.Carlos entre outros bons jogadores, são esses favelados que tem o melhor estádio do Brasil se não do mundo, são esses favelados que vão fazer a abertura da copa, eai Antis? Quais são seus argumentos? Onde está o seu "deus" antis?

  • Foto do perfil de André

    André 47 comentários

    por @andre.santos14

    HERE IS CORINTHIANS... Os antis piram...
    O Ministério da Saúde adverte: aos INVEJOSOS:
    Ler notícias do CORINTHIANS, pode causar sérios danos à saúde aos não corinthianos, tais como: tristeza, angústia, baixa auto-estima, depressão, distúrbios da personalidade, alucinações, coceira no TOBA e o mais comum dos sintomas, uma insuportável dor de cotovelo, Recomenda-se chorar com moderação.
    A INVEJA é a confissão da INFERIORIDADE..

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marquinhos

    Ranking: 6º

    Marquinhos 19003 comentários

    94º. por @lhpmarquinhos

    Só espero que não vire aquela porcaria igual a do smurfs.

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 3428º

    Daniel 155 comentários

    93º. por @dan.dcds

    É Caique se agora eles não calar a fuça. Vamos ter que trazer o cristiano Ronaldo CARA. CONCORDA?

  • Foto do perfil de Kalk

    Kalk 9 comentários

    92º. por @kalk.lee

    Nosso grama vai vale mais que o time do porco kkkkkk

    Timão no ELENCO, TORCIDA e estádio...

    Amo-ti Corinthians

  • Foto do perfil de Eginoaldo

    Ranking: 3472º

    Eginoaldo 153 comentários

    91º. por @eginoaldo.oliveira.s

    Esperamos que não fique igual o pasto do grêmio!

  • Foto do perfil de Allan

    Ranking: 2610º

    Allan 217 comentários

    90º. por @rubio

    Amador? Me desculpe acho que você deve entender muito, nem conseguiu interpretar o meu texto.Não falei nada sobre drenagem, reclamar de dinheiro...blablabla...disse que a obra supervalorizou, quem isso tudo alguém irá pagar.Eu vou no Pacaembú frequentemente, setor laranja e sou sócio torcedor.Agora pra quem mora no Rio de Janeiro por exemplo, que na maioria das vezes assiste jogos pela TV, não vai entender o que estou falando.A grama é importante sim ela é. Mas na minha opinião virou um exagero. Entendeu agora ou quer que eu desenhe?

    Foto do perfil de Rick

    Rick 21 comentários

    19/02/2013 às 07h26 por @rick.xavier

    Isso...ai quando chover e o campo alagar por falta de um sistema de drenagem eficiente com certeza você vai querer o dinheiro do seu ingresso de volta Né !?
    que pensamento pequeno e Ultrapassado amigo...acha que é só plantar uma grama e regar?
    estamos há tempos tentando sair do amadorismo que nossas diretorias anteriores nos deixaram...e agora me vem você com esse Pensamento amador

    LEMBRE-SE QUE ESTAMOS FALANDO DE CORINTHIANS
    CORINTHIANS MERECE TUDO QUE HÁ DE MELHOR

    SEM MAIS

  • Foto do perfil de JOSÉ

    Ranking: 6633º

    JosÉ 60 comentários

    89º. por @o.dono.do.mundo

    Como mudaram as coisas não é?
    Antes éramos motivo de piadinhas maldosas, agora somos motivo de inveja kkkkkk.
    Espero que a seriedade continue no Corinthians porque é ela que tem feito toda a diferença por aqui potencial de crescimento sempre tivemos mais as mas administrações nos privava dessa gloria agora podemos desfrutar de tudo isso existe tanta tecnologia nesse estádio do Timão que se fossemos postar tudo seria necessário um dia inteiro mais é isso que esperamos de um clube da grandeza do Corinthians parabéns Timão!

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 856º

    Alexandre 654 comentários

    88º. por @smart029

    Sei não...pode ser maravilhoso, mas o custo da manutenção será um absurdo.Sinceramente; acredito que trata-se de um desperdício. Vamos aguardar. O mais importante para preservar um gramado, é o número de jogos e não ocorrer treinos no gramado. Este sistema necessita de energia e pode complicar no futuro. É a tal politica do 8 ou 80. Devido a " incompetência " de diversas diretorias, o cluber permaneceu sem um local durante anos. Na verdade, durante todos estes anos o time necessitava apenas de um local para pelo menos 30.000..Há pelo menos trinta anos, o Parque São Jorge poderia ser ampliado e modernizado. Porém, distribuímos dinheiro para o São Paulo e para a prefeitura.Estou apoiando totalmente a construção em Itaquera mesmo residindo na Zona Sul. Porém, o Corinthians não é uma empresa. Sempre esta sujeito a dirigentes de má índole que podem prejudicar o clube.Ainda não sabemos como será a administração da arena. Vamos aguardar.O simples é sempre melhor.

  • Foto do perfil de Roberta

    Ranking: 9ª

    Roberta 1779 comentários

    87º. por @robertagalvao22

    Meu Deus é muita grana para um gramado de futebol espero que esse gramado fique

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 31º

    Eduardo 8664 comentários

    86º. por @eduardoalves

    O que que os anti vão falar agora... Acabou a piada.

  • Foto do perfil de Rogerio Squashmorumbi

    Rogerio 2 comentários

    85º. por @rogerio.squashmorumb

    Vamos Timão !