FIFA: O campeão entra em campo

FIFA: O campeão entra em campo

FIFA: O campeão entra em campo

FIFA: O campeão entra em campo

A Copa Libertadores 2013 continua nesta semana com 12 partidas da fase de grupos, entre as quais se destaca a estreia do campeão Corinthians. Como já é de praxe, o FIFA.com traz todas as informações.

O grande jogo
San José x Corinthians
Grupo 5 ?' quarta-feira, 20 de fevereiro, 22h (hora local), Estádio Jesús Bermúdez (Oruro, Bolívia)

Depois de recuperar para a América do Sul o título da Copa do Mundo de Clubes da FIFA contra o Chelsea no fim do ano passado, o Timão também mostrou força na janela de transferências ao repatriar ao atacante Alexandre Pato. Assim, busca um bicampeonato continental consecutivo que não é obtido por nenhum clube brasileiro desde o São Paulo de Telê Santana em 1992 e 1993.

O time paulista, no entanto, começará a campanha na sempre difícil altitude de Oruro, onde enfrentará o bravo San José. No plantel da equipe local, que vem de ser vice-campeã boliviana duas vezes consecutivas, está Carlos Saucedo, goleador do último torneio e autor de três gols contra o Uruguai pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em outubro do ano passado.

A prévia da rodada
O duelo que completará a primeira rodada do Grupo 5 também atrai a atenção, já que marcará o retorno do Millonarios à competição depois de uma década e meia de ausência. Mas a equipe de Bogotá também não terá uma estreia fácil, já que receberá o último campeão mexicano, o Tijuana do argentino Antonio Mohamed.

A outra equipe mexicana em campo nesta semana é o Toluca, que, depois do grande triunfo sobre o Boca na Argentina, receberá o Nacional de Sebastián Abreu pelo Grupo 1. O Tricolor de Montevidéu conseguiu empatar em 2 a 2 na estreia depois de sair perdendo por dois gols em casa. Apesar de saber que viajar ao México é sempre complicado, quer recuperar como visitante os pontos perdidos.

O rival Peñarol, por sua vez, estreou no Grupo 4 com um triunfo no Chile e quer manter a sequência positiva na capital uruguaia contra o Emelec, outro que ganhou na estreia. Pela mesma chave, Vélez Sarsfield e Deportes Iquique se enfrentarão em Liniers em busca do primeiro ponto. Os comandados de Ricardo Gareca, considerados candidatos ao título, chegam preocupados: entre o campeonato nacional e a Copa da Argentina, acumulam duas derrotas consecutivas.

No Grupo 7, líder e vice-líder confrontarão riscos diferentes. Enquanto o Newell's Old Boys viajará à Venezuela para enfrentar o pouco experiente Deportivo Lara, o Universidad de Chile cruzará a Cordilheira dos Andes para medir forças com o Olímpia, três vezes campeão da competição.

Os líderes do Grupo 8, por sua vez, defenderão a posição de privilégio diante da própria torcida, já que o Huachipato enfrenta em casa o Caracas e o Fluminense recebe o Grêmio. Os chilenos chegarão com o ânimo nas nuvens depois da surpreendente vitória em Porto Alegre, mas enfrentarão um Caracas que precisa de pontos após a derrota contra o Flu. Já o Grêmio tem pouca margem de manobra em um duelo de tricolores totalmente imprevisível.

O outro encontro entre clubes do mesmo país ocorrerá entre Independiente de Santa Fé e Deportes Tolima, o líder do Grupo 6. O Independiente, que voltou ao torneio depois de sete anos, está em segundo e ficará de olho no que acontecer em Assunção, onde o Cerro Porteño vai em busca de recuperação contra o estreante peruano Real Garcilaso.

Para fechar a conta, enfrentam-se Tigre e Libertad, que fazem a sua estreia no Grupo 2.

De olho nele
Facundo Ferreyra (Vélez Sarsfield)

O atacante de 21 anos explodiu no Campeonato Argentino ao marcar 12 gols nas 13 últimas rodadas da campanha que levou o Vélez ao título. No entanto, ele ainda não balançou as redes em 2013, pelo menos a favor do seu clube ?' contra o Emelec, marcou contra o gol que definiu o jogo. No entanto, Ferreyra tem todas as condições necessárias para se impor na Libertadores e espera demonstrar essa força contra o Deportes Iquique.

O número
15 ?' Os anos que se passaram desde o último jogo do Millonarios pela Copa Libertadores. A equipe lidera as tabelas históricas de títulos e pontos ganhos no futebol profissional do seu país e foi a representante da Colômbia na primeira edição do certame continental em 1960. Nas 14 participações até agora, teve as melhores campanhas em 1960, 1973 e 1974, quando atingiu as semifinais.

A frase
'Fizemos um jogo importante e obtivemos um grande resultado contra o Boca na Argentina, mas agora temos de aproveitar em casa. São as partidas em casa que definem a passagem à próxima fase.' 
Gerardo Rodríguez, zagueiro do Toluca, sobre o encontro com o Nacional do Uruguai

Fonte: FIFA

Veja Mais:

  • Filha dá resposta sensacional ao pai palmeirense: 'Vai, Corinthians'

    Pai força garotinha a cantar música do Palmeiras, e ela surpreende com um 'Vai, Corinthians!'

    ver detalhes
  • Gaviões da Fiel se unirá as outras torcidas organizadas paulitas neste domingo

    Organizadas rivais de São Paulo se unem em evento no Pacaembu em homenagem à Chape

    ver detalhes
  • Arana pode se transferir para a Inter de Milão nos próximos dias

    Com oferta na mão, Corinthians espera retorno de presidente para definir venda de Arana

    ver detalhes
  • Corinthians optou por não utilizar redes sociais em respeito ao momento

    Corinthians suspende redes sociais em dia de velório coletivo da Chapecoense

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes