Caso Corinthians: exagero e incoerência

Caso Corinthians: exagero e incoerência

Blogueiro da Fox Sport, José Ilan, expressa sua opinião:

Que me perdoem muitos, mas vou remar contra a maré.

A punição ao Corinthians de jogar todos os seus jogos com portões fechados é muito exagerada.

Antes de tudo, quem escreve aqui é um jornalista que passou dezenas de horas dos últimos dias vendo imagens da tragédia em Oruro, lendo, assistindo e editando inúmeras reportagens sobre o caso, produzindo outras tantas, destrinchando causas e consequências de um ato inconsequente e criminoso.

Não é fácil para um pai de um menino de sete anos, que adora futebol e já frequenta estádio, ficar alheio e insensível ao caso. Absolutamente não é o caso. Ao contrário. Trata-se de uma morte horrenda, imperdoável e, sobretudo, desnecessária.

Mas daí a punir-se pesadamente uma instituição, e indiretamente milhões de pessoas pelo crime cometido por um ou dois indivíduos, vai uma distância enorme.

Faço questão de não opinar baseado no regulamento da Conmebol, aquele tal que admite até a exclusão do time da Libertadores. Este não é um parecer jurídico. É uma reflexão pelo bom senso.

Pés no chão, cabeça fria, clubismos guardados no baú, proponho algumas questões:

Qual a culpa que tem o Corinthians pela morte de Kevin Espada? O clube era o mandante do jogo? O responsável pelo policiamento? O encarregado pela revista na porta do estádio? O dono do estádio em Oruro? O responsável legal pela pessoa que apontou uma arma mortífera em direção aos torcedores do San José? Foi o Corinthians que bancou a ida do culpado para a Bolívia, lhe deu ingresso, um rojão e ordenou que soltasse o artefato para frente?

Um clube e seus milhões de aficionados devem mesmo pagar por um crime cometido por alguém que simplesmente veste a sua camisa?

Fonte: Fox Sports

Veja Mais:

  • Torcidas organizadas propõem pacto pela paz em São Paulo

    Torcidas organizadas propõem pacto pela paz em São Paulo

    ver detalhes
  • Camisa do Corinthians criada por torcedores em homenagem à Chape

    Corinthians bate o martelo sobre homenagens à Chapecoense

    ver detalhes
  • Brasileirão agora tem quatro vagas - não três - à fase de grupos da Libertadores

    Conmebol anuncia novidade, e Corinthians volta ao páreo por vaga direta na Libertadores

    ver detalhes
  • Alan Santos tem conversas avançadas com Corinthians

    Corinthians negocia contratação de volante do Coritiba, diz portal

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Fabio

    Ranking: 7166º

    Fabio 53 comentários

    por @rossoi

    Eu to vendo gente aqui falando que o Corinthians financia isso financia aquilo a anos vejo isso na imprensa e também de alguns torcedores agora pergunto porque nunca ninguém provou nada?

  • Foto do perfil de Fatima

    Ranking: 42ª

    Fatima 732 comentários

    por @fatima.ferreira

    Meu Deus quando é que vão para de falar que o Corinthians tem culpa! O time não tem culpa de nada, e nem a torcida, somos chamado de criminosos por um crime que acidentalmente um único torcedor cometeu! Os antis nunca vai esquece isso, vai falar nisso o ano todo. Mas aposto que todos já se esqueceram do sinalizador que o cara da banda soltou lá na boate em santa-maria onde matou mas de 200 pessoas, e todos falaram que foi acidentalmente, é mesmo o cara não poderia imaginar e nem prevê muito menos raciocinar, que se soltasse um sinalizador dentro de um local fechado poderia acontece um acidente que levaria a machucar várias pessoas que estava ali.E no entanto só quem levou a culpa foi o vocalista que foi o que soltou o sinalizador e o dono da boate pelo fato da boate não ter saída de emergência, ninguém mas foi culpado nem o restante da banda, nem os seguranças, ninguém. Já no caso do Corinthians além de culpa toda a torcida tbem culpa o time. É justo isso?

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Paulo

    Paulo 3 comentários

    146º. por @ptfreitas

    Elias, creio que se você estivesse um pouco mais informado você saberia que o órgão julgador da Conmebol foi criado recentemente, bem ao final de 2012, quando a Sul Americana - torneio que você menciona - já estava em andamento. Não adianta querer justificar o lamentável fato sobre o qual se discute neste momento com base em fatos passados que, certamente - se estivéssemos num continente onde prevalescesse a paixão pelo esporte e a seriedade de quem comanda - também teriam sido correspondentemente punidos. Não me considero menos corinthiano do que qualquer insano que viaja 7 dias pra ver um jogo que "não vale nada", assim como creio que uma punição desta natureza tem caráter exemplar e não de punir, espeficicamente, o Corinthians. Lamento como torcedor, mas como disse o próprio Duilio ontem, se este fato tiver de ocorrer para reduzir a "marginalidade" no futebol sulamericano, que assim seja e, claro, que todos os fatos semelhantes sejam tratados com o mesmo rigor pelo novo comitê.

    Foto do perfil de Elias

    Elias 28 comentários

    26/02/2013 às 00h44 por @elfransilva

    Se um time inteiro (o São Paulo) onde todos são maiores, com seus seguranças, esfaqueou e fez sangrar todo o time do Tigre, não recebeu punição alguma, como poderemos punir um menor? Tentativa de homicídio, também é crime. Esquisito foi sair a perda de um mando de campo para os bambis, trocentos dias depois, já quase no esquecimento, só por que precisavam punir o Corinthians. Quantos da diretoria do Palmeiras foram presos pela morte daquele corinthiano? Afinal, o clube tem ou não ligação profunda com a torcida? Quantos da seleção brasileira foram presos por soltar foguete no goleiro Rojas, do Chile, aqui no Brasil, sendo nosso o mando de campo? Responda estas primeiro, e depois pensaremos em conversar.

  • Foto do perfil de Junior

    Ranking: 2072º

    Junior 284 comentários

    145º. por @juniorsantoz

    A mídia ela é importante para todos nós, más desse jeito é melhor jogar o Diploma no lixo, não dá eles cobram do Torcedor, do Clube e a mídia nunca muda, inclusive tem apresentadores (as) que depois que se forma e começa trabalhar em uma emissora, eles vão logo fazer faculdade de direito, porque eles falam cada besteira e depois eles tenta se proteger...enfim. Peço atenção de todos vocês, é óbvio que não vai ter fiscalização de venda de sinalizadores para Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio etc...só foi criada essa situação devido o incidente com o CORINTHIANS (O CAMPEÃO MUNDIAL), e a mídia quer mostrar que ela faz o trabalho da policia acusando o Corinthians ao menos ter coerência, compreensão e ver dos dois lados. Podem escrever nesse Paulistão vai morrer um torcedor de qualquer clube e a mídia e as autoridades não iram fazer nada. O certo é...Corinthians, 1 torcedor e 30 milhões de sentenciados.
    (S.C.C.P-1910)

  • Foto do perfil de Junior

    Ranking: 2072º

    Junior 284 comentários

    144º. por @juniorsantoz

    Olha eu assisto futebol, inclusive no dia anterior eu assistir o jogo entre Millionarios X Tijuana, por que eu gosto, sou Corinthiano desde que eu nasci, e vi inúmeras mortes de torcedor, inclusive em 2011 na Semi-Final do Paulistão entre Corinthians X Palmeiras, teve uma morte de um torcedor Corinthiano e o corpo dele foi jogado na Marginal Tietê, eu fiquei dias analisando os vídeos e as imagens, dá para ver perfeitamente que o Torcedor Corinthiano estava em dúvida de soltar o sinalizador porque o Bandeirão estava subindo, ou seja caso ele não solta-se o sinalizador, poderia acontecido um desastre na torcida do Corinthians. Vejo jornalistas que evidentemente torce para outros clubes, e em suas opiniões de fato você não encontra coerência, Jornalistas tendenciosos, um deles é o Savóia que estava falando mal do Corinthians e o Dinei teve que entrar ao vivo para defender a posição do Corinthians e os Corinthianos (as). Eu acho que os jornalistas querem colocar lenha na fogueira.

  • Foto do perfil de Elias

    Elias 28 comentários

    143º. por @elfransilva

    Se um time inteiro (o São Paulo) onde todos são maiores, com seus seguranças, esfaqueou e fez sangrar todo o time do Tigre, não recebeu punição alguma, como poderemos punir um menor? Tentativa de homicídio, também é crime. Esquisito foi sair a perda de um mando de campo para os bambis, trocentos dias depois, já quase no esquecimento, só por que precisavam punir o Corinthians. Quantos da diretoria do Palmeiras foram presos pela morte daquele corinthiano? Afinal, o clube tem ou não ligação profunda com a torcida? Quantos da seleção brasileira foram presos por soltar foguete no goleiro Rojas, do Chile, aqui no Brasil, sendo nosso o mando de campo? Responda estas primeiro, e depois pensaremos em conversar.

    Foto do perfil de Paulo

    Paulo 3 comentários

    25/02/2013 às 19h45 por @ptfreitas

    Renato, entendo que você está coberto de razão. Uma coisa é pensar como torcedor e outra é deixar de reconhecer o quão ridículo um ato como este representa. Uma pessoa sair do seu próprio país e expor a integridade física não somente dos adversários, mas dos próprios companheiros de torcida é inimaginável. Creio que somente com uma punição severa onde TODOS, principalmente o time, paguem pela falta de segurança pode evitar futuras catástrofes com esta. Torcida organizada? Onde estava a organização quando deixaram sair um menor de seu país portando algo que, segundo o próprio "laranja", nem sabia usar? ! Parem de "teoria da conspiração" e passionalismo. O que se está discutindo é muito mais do que este fato. É a organização daquele que se diz o segundo melhor torneio entre clubes do mundo. A Commebol deve mesmo punir! E por todo o torneio. Não interessa a falta de competência da polícia boliviana. Falar disso é querer se isentar da responsabilidade que deveria partir da origem.

  • Foto do perfil de Elias

    Elias 28 comentários

    142º. por @elfransilva

    Renato, então vá lá dizer, ou mande um e-mail pra delegada que o clube do país dela tem culpa e precisam ficar detidos na prisão, e diga para a Commebol que o São José tem que jogar de portões fechados, e punir todos os torcedores deles que estavam com sinalizadores proibidos, mesmo que "menos" perigosos. Vá lá e diga, quem sabe ela te ouve, rapaz.

  • Foto do perfil de Paulo

    Paulo 48 comentários

    141º. por @paulo.domingues2

    Infelizmente como corinthiano concordo em partes com você, sim devem ser punidos todos os envolvidos porem o peso da punição ao Corinthians não pode ser tão grande pelo contrario ! Caso essa injustiça se faça, espero que nossos dirigentes levem o caso a fifa que alias até agora nunca foi citada

    Foto do perfil de Renato

    Renato 32 comentários

    25/02/2013 às 09h11 por @renato.roschel

    Então se você estiver em um show e um sujeito te mata com um sinalizador náutico a culpa maior não é do assassino, mas da polícia que não o revistou? A culpa maior, nesse caso, é do cara que entrou no estádio com um artefato proibido. Logo, todos devem ser punidos, O São José, a polícia, o torcedor da Gaviões e o Corinthians, que tem uma ligação profunda com a torcida organizada...

  • Foto do perfil de Paulo

    Paulo 3 comentários

    140º. por @ptfreitas

    Renato, entendo que você está coberto de razão. Uma coisa é pensar como torcedor e outra é deixar de reconhecer o quão ridículo um ato como este representa. Uma pessoa sair do seu próprio país e expor a integridade física não somente dos adversários, mas dos próprios companheiros de torcida é inimaginável. Creio que somente com uma punição severa onde TODOS, principalmente o time, paguem pela falta de segurança pode evitar futuras catástrofes com esta. Torcida organizada? Onde estava a organização quando deixaram sair um menor de seu país portando algo que, segundo o próprio "laranja", nem sabia usar? ! Parem de "teoria da conspiração" e passionalismo. O que se está discutindo é muito mais do que este fato. É a organização daquele que se diz o segundo melhor torneio entre clubes do mundo. A Commebol deve mesmo punir! E por todo o torneio. Não interessa a falta de competência da polícia boliviana. Falar disso é querer se isentar da responsabilidade que deveria partir da origem.

    Foto do perfil de Renato

    Renato 32 comentários

    25/02/2013 às 09h11 por @renato.roschel

    Então se você estiver em um show e um sujeito te mata com um sinalizador náutico a culpa maior não é do assassino, mas da polícia que não o revistou? A culpa maior, nesse caso, é do cara que entrou no estádio com um artefato proibido. Logo, todos devem ser punidos, O São José, a polícia, o torcedor da Gaviões e o Corinthians, que tem uma ligação profunda com a torcida organizada...

  • Foto do perfil de MOOLOKO

    Ranking: 2246º

    Mooloko 258 comentários

    139º. por @mooloko

    Imbecil, no seu exemplo, o do show, você puniria também quem estava dando o show, o artista. Vai cagar, idiota

    Foto do perfil de Renato

    Renato 32 comentários

    25/02/2013 às 09h11 por @renato.roschel

    Então se você estiver em um show e um sujeito te mata com um sinalizador náutico a culpa maior não é do assassino, mas da polícia que não o revistou? A culpa maior, nesse caso, é do cara que entrou no estádio com um artefato proibido. Logo, todos devem ser punidos, O São José, a polícia, o torcedor da Gaviões e o Corinthians, que tem uma ligação profunda com a torcida organizada...

  • Foto do perfil de Diego

    Ranking: 2286º

    Diego 253 comentários

    138º. por @diego.trindade

    Vou nem lhe dizer qual é a ligação profunda...

    Foto do perfil de Renato

    Renato 32 comentários

    25/02/2013 às 09h11 por @renato.roschel

    Então se você estiver em um show e um sujeito te mata com um sinalizador náutico a culpa maior não é do assassino, mas da polícia que não o revistou? A culpa maior, nesse caso, é do cara que entrou no estádio com um artefato proibido. Logo, todos devem ser punidos, O São José, a polícia, o torcedor da Gaviões e o Corinthians, que tem uma ligação profunda com a torcida organizada...

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 31º

    Eduardo 8664 comentários

    137º. por @eduardoalves

    José Ilan ganhou meu respeito.