Venha fazer parte da KTO
x

Castigado, gramado do Pacaembu deve estar apto para finais da Libertadores

950 visualizações 7 comentários Reportar erro

Pacaembu estará pronto pra Libertadores

Pacaembu estará pronto pra Libertadores

Ari Ferreira/Lancepress!

O gramado do Pacaembu já não apresenta a mesma qualidade de outros tempos e, no último domingo, até motivou críticas do técnico Tite. O desgaste é um resultado de uma “maratona” considerável para o campo, que deve, no entanto, estar apto caso tenha de ser utilizado nas finais da Copa Libertadores.

As críticas do comandante alvinegro aconteceram depois da vitória de sua equipe por 2 a 0 sobre o Atlético Sorocaba, pelo Paulista. Tite reclamou que a bola não correu da maneira adequada por conta das falhas no gramado e que isso teria atrapalhado o seu time.

De fato, o Pacaembu vem sendo submetido a uma sequência de tirar o fôlego de qualquer jogador. Neste ano, ele fez sua estreia em 16 de janeiro, quando o Santos fez 4 a 0 no Grêmio Barueri, em um amistoso.

Até o último domingo, data do confronto entre Corinthians e Atlético Sorocaba, foram 95 dias e 31 jogos, com uma média de uma partida a cada três dias. A rotina, diz o responsável pela manutenção do campo, torna impossível um padrão de qualidade constante.

“O ideal é um [jogo] por semana, no máximo dois. Quantas vezes não tiveram jogos de quarta, quinta e domingo? O Palmeiras está em duas competições, o Corinthians também. Não tem o que fazer. A gente faz o que dá. Não dá pra pensar em ter gramado de alto nível”, disse Roberto Gomide, presidente da World Sports e especialista em tratamento de gramados.

Corinthians e Palmeiras atuaram 13 vezes cada no estádio municipal, mas não foram os únicos. O São Paulo, por força de uma punição da Conmebol ao Pacaembu, esteve lá uma vez. O Santos, por opção, jogou no local no amistoso contra o Barueri e em duas partidas do Paulista. Além disso, o gramado ainda recebeu a final da Copa São Paulo, entre Santos e Goiás.

“Essa manutenção, por mais que melhore e incremente um pouco mais, sofre com o excesso de pisoteio. Não dá tempo dela descansar e formar um colchão”, avalia Gomide.

O cenário deve mudar, segundo ele, durante a pausa para a Copa das Confederações, quando o Pacaembu ficará pelo menos duas semanas parado. Neste período, ele receberá uma segunda semeação, técnica conhecida como overseeding, no termo original em inglês.

“Vamos adicionar a grama de inverno. As duas [a atual e a nova] vão atuar em consórcio no Pacaembu. Uma para de crescer, e a outra tem um crescimento mais vertical e rápido, por sobreviver melhor ao clima mais frio. É um processo que a gente faz todo ano. Só não vou fazer agora porque não temos agenda”, disse Gomide.

Se tudo sair como planejado, o Pacaembu poderá ser um palco de qualidade para a reta decisiva da Libertadores. Como as semifinais e as finais acontecerão somente depois da Copa das Confederações, Corinthians e Palmeiras poderão usar o estádio normalmente caso avancem no torneio continental.

Fonte: uol

Veja Mais:

  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes
  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: