Corinthians e Santos somam polêmicas como "Chupa Léo" e chapéu em Chicão

Corinthians e Santos somam polêmicas como "Chupa Léo" e chapéu em Chicão

Corinthians e Santos somam polêmicas como "Chupa Léo" e chapéu em Chicão

Corinthians e Santos somam polêmicas como "Chupa Léo" e chapéu em Chicão

Por Gustavo Franceschini e Samir Carvalho
Do UOL, em São Paulo


Se não bastasse o histórico de confrontos recentes entre Santos e Corinthians, a final do Paulista também deve acirrar os ânimos dos dois lados. Dominantes no futebol paulista há cinco anos, os rivais fizeram encontros decisivos e muito polêmicos, com direito a chapéu de Neymar em Chicão, bronca no craque santista e o episódio do 'Chupa Léo'.

Todas elas envolvem diretamente alguns personagens do jogo que, a partir do próximo domingo, decidirá o Campeonato Paulista deste ano. Alguns desses personagens, como Chicão, Alessandro, Léo e Neymar, estão desde o início dessa rivalidade direta entre os dois times, que foi ganhando mais e mais ingredientes ao longo dos anos.

O primeiro grande incidente foi em 2010, em um dos primeiros grandes jogos da era Neymar. No Paulista daquele ano, o hoje consagrado craque santista decidiu diante do Corinthians, na Vila Belmiro, acompanhado de Ganso e André, os outros 'Meninos da Vila'.

Em um lance isolado e já paralisado pela arbitragem, ele aplicou um belo chapéu em Chicão e, mais tarde, disse que fez aquilo por que teve vontade. O experiente zagueiro se irritou e a rivalidade foi instalada.

O Santos seria campeão paulista, mas meses depois, os dois times se encontraram de novo no Brasileirão, desta vez com vitória de 4 a 2 do Corinthians. Na comemoração de um dos gols, Ralf conseguiu a desforra e comemorou imitando um pescador, brincando com a mascote da equipe praiana.

A rivalidade entre os dois elencos viria à tona novamente em 2012. A disputa da semifinal já teve seus momentos de tensão, especialmente quando Emerson foi expulso na Vila Belmiro, depois de Neymar ter dado entrada violenta parecida com a do corintiano e ter saído ileso de campo.

As confusões 'explodiram', no entanto, no confronto seguinte, pelo Brasileiro. Em casa, o Santos venceu por 3 a 1 com direito a um gol de André com três impedimentos no mesmo lance. Depois do jogo, Paulo André disse que Neymar era 'cai-cai' e Tite falou em 'mau exemplo' para os jovens.

As declarações não caíram bem no time praiano. Neymar disse ter a 'consciência tranquila' e Rafael rebateu o zagueiro quando ele simulou em um lance com Luis Fabiano. Quando Léo entrou em cena, a disputa extracampo ficou ainda maior.

Quando o Corinthians embarcou para o Japão, a festa da torcida no aeroporto ganhou as manchetes pela confusão criada. O veterano lateral teorizou: 'Quem está acostumado com rodoviária, não pode ir a aeroporto'.

Os corintianos se revoltaram. Emerson rebateu de forma cifrada antes mesmo do torneio. Após o título, Fábio Santos soltou um 'Chupa Léo' no meio de uma entrevista ao vivo. Na chegada ao Brasil, a expressão foi muito usada pelos corintianos na comemoração.

Desde então, os dois lados tentam colocar panos quentes. Léo disse que a polêmica foi superada. Fábio Santos revelou que os dois lados se cumprimentaram  no encontro da primeira fase do Paulista. Nas entrelinhas, porém, não é difícil perceber o clima tenso.

'Aquela eliminação [do ano passado]está engasgada ainda. Nos tirou a possibilidade de ganhar de novo a Libertadores, se a gente passasse era um passo importante para o título. Ficou marcado', disse Edu Dracena, capitão santista, ao Lance!.

'Pode ser que algum outro jogador pense assim [em revache]. Teve declarações quando a gente estava no Mundial que foram desnecessárias. Se eles estão engasgados ou não, o problema é deles', rebateu Cássio.

Foto: UOL

Fonte: Terceiro Tempo

Veja Mais:

  • Corinthians imagina que receberá propostas por Yago e Balbuena

    Corinthians estuda vender zagueiro e intensifica busca por contratação defensiva

    ver detalhes
  • Michel (à esq.) e o sobrinho foram ao Maracanã naquele 23 de outubro

    Terceiro corinthiano solto no Rio desabafa: 'Fui pra ver o jogo, não pra brigar'

    ver detalhes
  • Sub-20 comemorando título do Corinthians/UNIP no futsal

    Sub-20 conquista título estadual e Corinthians fica perto de fim de ano perfeito no futsal

    ver detalhes
  • Torcedores na Arena poderão adicionar patch da Chapecoense em camisas

    Loja da Arena irá personalizar grátis camisas em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes