FIFA: Brasileiros de olho em mais três vagas

FIFA: Brasileiros de olho em mais três vagas

FIFA: Brasileiros de olho em mais três vagas

FIFA: Brasileiros de olho em mais três vagas

Depois de Atlético-MG e Fluminense, mais três representantes brasileiros buscam vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. O encontro entre Corinthians e Boca Juniors, atuais campeão e vice do torneio continental, é novamente o destaque entre os jogos de volta das oitavas, enquanto Palmeiras e Grêmio têm pequenas vantagens contra adversários que prometem dar muito trabalho. O FIFA.com faz uma análise do que vem pela frente nesta semana.

O jogo da rodada
Corinthians x Boca Juniors
Oitavas de final (volta), quarta-feira, 15 de maio, 22h, Estádio do Pacaembu, São Paulo

Assim como antes da partida de ida, Corinthians e Boca mantêm suas contrastantes caminhadas nos respectivos campeonatos locais. No entanto, a única diferença em relação às vésperas do encontro anterior entre ambos é significativa: os xeneizes chegam para o compromisso depois de vencer pelo placar mínimo em Buenos Aires.

É bem verdade que o 1 a 0 parece pouco para alguns, mas não deixa de ser uma vantagem. Apesar de não ganhar há 12 rodadas no Campeonato Argentino e de ter sido goleado no clássico com o San Lorenzo no fim de semana passado, o Boca é um time que já sentiu o sabor de voltar do Brasil com resultados positivos. Afinal, foi aí onde se sagrou campeão da Libertadores em três das últimas quatro ocasiões.

Já o Timão continua com tudo. No domingo, ganhou a primeira partida da final do Campeonato Paulista diante do Santos, por 2 a 1. Sua atuação foi tão convincente que até o técnico adversário o apontou como favorito para o título continental. 'Nunca vimos um Boca tão fragilizado. Não posso dizer o resultado pelo respeito que tenho pelo Boca, mas para o Corinthians é o contrário, começa a evoluir agora, nas finais. Acho que o Corinthians reverte', afirmou Muricy Ramalho, que sabe do que fala ?' afinal, foi campeão da Libertadores pelo Peixe em 2011.

Os outros jogos
O Grêmio, por sua parte, está há dias na Colômbia se aclimatando à altitude de Bogotá, onde faz uma visita ao Santa Fé. O Tricolor gaúcho venceu por 2 a 1 na ida, mas esse gol sofrido em Porto Alegre deixa a partida de volta em aberto, principalmente pela irregularidade do time longe de seu estádio. Fora do Brasil, a equipe de Vanderlei Luxemburgo soma apenas uma vitória, um empate e uma derrota. Isso contrasta com o rendimento dos colombianos em casa, onde acumularam sete pontos dos nove possíveis em seus compromissos na capital do país. Para dar esperanças a sua torcida, os donos da casa são líderes no Campeonato Colombiano e contam com o artilheiro da competição, o atacante Wilmer Medina.

Depois de vencer em Rosário na ida pelo placar mínimo, o Vélez Sarsfield pode passar para as quartas de final pela terceira vez consecutiva se derrotar ou empatar com o Newell's Old Boys, atual líder do Torneio Final. Quem volta à equipe da capital argentina é Fernando Gago, que ainda não conseguiu se firmar no Vélez por causa de uma série de lesões. O retrospecto recente, no entanto, favorece o time comandado por Gerardo Martino. Em sua última visita ao campeão continental de 1994, há um mês, o Newell's venceu por 3 a 1, resultado que hoje lhe daria a classificação.

O outro clube argentino ainda na disputa é o Tigre, que derrotou o Olímpia por 2 a 1 em casa no jogo de ida. Agora, o modesto clube de Victoria viajará a Assunção sem Rubén Botta, um de seus artilheiros. Lesionado, ele ficará fora dos gramados pelos próximos seis meses. Apesar de vir de duas derrotas no Campeonato Argentino, o Tigre fez nada menos do que cinco gols em sua última excursão ao exterior, justamente ao Paraguai. Já para o tradicional time guarani, que também vem de perder dois compromissos na competição nacional, a dúvida é o uruguaio Martín Silva, embora tudo indique que ele será o titular da meta.

O único 0 a 0 das partidas de ida saiu no encontro entre Tijuana e Palmeiras no México, o que representa uma vantagem para o Palmeiras ?' isto, é claro, se os xolos não marcarem em São Paulo. Neste caso, o time de Gilson Kleina estaria obrigado a vencer para evitar a terceira eliminação nas oitavas de final em suas quatro últimas participações ?' em 2009, chegou às quartas. O técnico palmeirense ainda não sabe se poderá contar com o chileno Jorge Valdivia, que se recupera de um problema muscular. Já os comandados de Antonio Mohamed querem evitar a ausência de um time mexicano entre os oito melhores do torneio sul-americano pela segunda vez consecutiva.

Fique de olho
Ignacio Scocco (Newell's Old Boys)
Aos 27 anos, o atacante revelado nas categorias de base do clube de Rosário já teve passagens por México, Grécia e Emirados Árabes Unidos. Agora, de volta ao clube onde surgiu, vive seu momento mais frutífero: com 26 gols, é o artilheiro da temporada argentina de 2012-13 ?' não só foi o maior goleador do Torneio Inicial, como lidera a tabela no Torneio Final. O Newell's sem dúvida precisará dos talentos do jogador para virar a série diante do Vélez.

O número
11
- Esse é o total de anos em que o Olímpia não chega às quartas de final da Copa Libertadores. A última vez que esteve entre os oito melhores da competição foi em 2002, quando conquistou seu terceiro título continental. Desde então, o clube paraguaio disputou outras quatro edições do torneio, incluindo a atual. Em 2004 e 2012 não passou da primeira fase, enquanto em 2003 (assim como até agora, em 2013) chegou às oitavas.

O que eles disseram
'Vamos ver o que o Palmeiras vai fazer. Mas temos nossa estratégia: não vamos jogar abertos como nas partidas anteriores. A intenção é colocar jogadores rápidos, que possam aproveitar os espaços em um campo grande. Não sei se eles sairão buscando o resultado, porque sabem que um gol complicaria sua situação. Acho que vamos voltar do Brasil com uma merecida alegria.'
Antonio Mohamed, técnico do Tijuana

Programa de jogos ?' oitavas de final (resultado da partida de ida):
Terça-feira, 14
Palmeiras (BRA) vs. Tijuana (MEX) (0-0)
Quarta-feira, 15
Corinthians (BRA) vs. Boca Juniors (ARG) (0-1)
Vélez Sarsfield (ARG) vs. Newell?s Old Boys (ARG) (1-0)
Quinta-feira, 16
Olímpia (PAR) vs. Tigre (ARG) (1-2)
Santa Fe (COL) vs. Gremio (BRA) (1-2)

Fonte: FIFA

Veja Mais:

  • Oswaldo defendeu utilização da cor verde em homenagem à Chapecoense

    Oswaldo comenta tragédia da Chapecoense e é mais um a defender cor verde no Corinthians

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians se despediu da Arena no empate por 0 a 0 com o Atlético-PR

    Maior do país, público do Corinthians é duas vezes a média do Brasileirão 2016

    ver detalhes
  • Sala de cabines de TV da Arena passa a ser chamada Lilácio Pereira Jr.

    Corinthians batiza sala de transmissões da Arena em tributo a vítima de acidente

    ver detalhes
  • Golaço de Marlone sobre Cobresal rendeu a ele indicação ao Puskás

    Marlone supera Messi e Neymar e vai à final do Prêmio Puskás da Fifa

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes