Mario Gobbi: "Tite só sai sobre o meu cadáver"

Mario Gobbi: "Tite só sai sobre o meu cadáver"

Mario Gobbi abraça réplica da taça do títulomundial. 'É o meu xodó', derrete-se

Mario Gobbi abraça réplica da taça do títulomundial. 'É o meu xodó', derrete-se

Foto: Marcello Palhais/Diário SP

O primeiro compromisso de Mario Gobbi no dia seguinte à conquista da Recopa Sul-Americana, nesta quinta-feira, não foi no Parque São Jorge, muito menos no CT do Parque Ecológico.

Assim que acordou, por volta das 8h15, o presidente alvinegro correu para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré. 'Eu precisava muito agradecer por mais esse título', conta Gobbi, com a fisionomia cansada, devido às poucas horas de sono da noite anterior.

'Eu só fui sair do estádio à 1h15 da manhã. Cheguei em casa e ainda decidi responder a quase 50 mensagens de texto no celular antes de me deitar. Até baixar a adrenalina, consegui dormir às 3h30', revelou o presidente, que recebeu o DIÁRIO em sua sala no Parque São Jorge, no meio da tarde.

Católico fervoroso, Gobbi costuma ter um companheiro conhecido em suas peregrinações pelas igrejas das cidades por onde o Corinthians joga: Tite. Foi assim em Santos, em Buenos Aires, em Tóquio...

Gobbi tem convicção de que só o trabalho à frente do Corinthians não teria sido suficiente para ganhar, na quarta-feira, seu sétimo título desde 2007 -; ele só não esteve na campanha do Brasileiro de 2011, quando havia se licenciado do cargo de diretor de futebol.

Em sua mesa, há espaço para duas imagens de São Jorge, uma de Nossa Senhora Aparecida, outra de Nossa Senhora de Fátima. E foi entre elas que o presidente concedeu essa entrevista exclusiva.

DIÁRIO_ Como está se sentindo depois do sétimo título em cinco anos e meio?
MARIO GOBBI_
Um pouco cansado, por causa das poucas horas de sono. Porém, muito mais leve e aliviado com outro título, que faz bem demais.

O Corinthians tem hoje o melhor elenco de sua história?
Difícil responder a uma pergunta assim, mas o time é, de fato, muito bom. Essa pergunta me remete a 2009, quando perdemos do São Paulo. Ao final do jogo, procurei o Mano Menezes e falei: 'que time o São Paulo tem'. O Mano foi profético: 'Eles estão montando esse grupo há anos. Mas a gente também vai ter um timaço no futuro'. E está tendo.

O que o senhor falou aos jogadores naquela roda do vestiário depois do título?
Eu saudei o Júlio César, o Alessandro e o Chicão, que estiveram comigo desde o começo. Eles são os únicos remanescentes e ganharam os oito títulos desde 2007.

O Alessandro pretende se aposentar em dezembro. Vai utilizá-lo em algum outro cargo no Corinthians?
O Alessandro vai continuar conosco. Estamos falando de uma pérola, porque ele é íntegro, leal, educado, experiente... Tenho certeza de que ele será um excelente gerente, assim como o Edu Gaspar.

E o Chicão?
No mesmo dia em que fizemos a proposta de renovação para o Sheik, a fizemos para o Chicão. Ele deve estar pensando, analisando... e ainda faltam cinco meses para o fim do contrato. Há bastante tempo.

A pressão sobre o presidente do Corinthians é maior ou menor do que imaginava?
Eu diria que é como eu imaginava. Trata-se de uma grande dicotomia, afinal, estou diante de uma honra incomparável e de uma responsabilidade tão grande ou maior.

Seu antecessor, Andrés Sanchez, vive dizendo que perdeu muitos amigos enquanto foi presidente alvinegro. Aconteceu o mesmo com o senhor?
Somos muito diferentes, né? Sou mais reservado. Posso dizer que não perdi qualquer amigo. E mais: minha agenda de celular não acrescentou qualquer contato desde que me tornei presidente.

É verdade que o senhor e o Andrés estão rompidos?
É mentira. Você acha que, se estivéssemos brigados, eu teria dado ao Andrés a administração do nosso estádio, que é o maior patrimônio do clube? A gente se fala quase diariamente. E eu, inclusive, dediquei o título da Recopa a ele.

Qual foi seu grande acerto após um ano e meio como presidente do Corinthians?
Ter descentralizado totalmente o poder no clube. Cada um dos 17 diretores é o presidente em sua área. Eu tenho o controle do clube e o comando é meu, mas não gosto de decisões tomadas por uma só pessoa.

Foi o senhor quem decidiu descartar a ideia de o time sair da Libertadores após a punição da Conmebol, correto?
Foi mesmo, mas eu já tinha até marcado uma reunião de diretoria para tratar do tema. Antes, porém, fui com o Ronaldo Ximenes (seu braço direito no Timão) para as ruas ouvir a torcida. E todos deixaram claro que queriam a continuidade do Corinthians na Libertadores. Cancelei a reunião e decidi com total convicção.

Quem é melhor: Mano Menezes ou Tite?
Não dá para dizer, porque eles têm estilos muito parecidos e se completam. Ambos me impressionaram muito.

O ciclo do Tite no Timão se encerra no final do ano?
Pode escrever uma coisa: o Tite vai ficar comigo aqui até o fim do meu mandato, em dezembro do ano que vem. Eu não abro mão dele. O Tite só sai sobre o meu cadáver.

Você se incomoda com o pouco aproveitamento dos jogadores da base na equipe principal do Corinthians?
Não. Está bem claro para mim que, durante esse um ano e meio de gestão, ainda não colhemos os frutos. Mas é preciso lembrar que nossa base está fragmentada: metade em Guarulhos, metade na Fazendinha.

O time campeão da Copa São Paulo de juniores em 2012 não é usado no profissional.
O que eu posso dizer é que estamos em meio a uma reformulação completa na base. Tiramos mais de 80 jogadores, trocamos treinadores, alteramos equipes técnicas. E esse processo leva algum tempo. Estamos no caminho certo e, em dois anos, os resultados vão começar a aparecer.

O Roberto de Andrade, seu diretor de futebol, será o candidato da situação à presidência na próxima eleição?
Ainda é muito cedo para falar em processo eleitoral. Não vejo vantagem em antecipar tanto esse assunto. A minha candidatura só foi anunciada a três meses da eleição.

Fonte: Diário de São Paulo

Veja Mais:

  • Guilherme Arana disputará Sul-Americano no Equador

    Corinthianos são convocados para Sul-Americano Sub-20; Jabá fica fora

    ver detalhes
  • Moisés, de 21 anos, foi um dos destaques do Bahia em 2016

    Destaque do Bahia, lateral faz parte dos planos do Corinthians para 2017

    ver detalhes
  • Internacional foi alvo de gafe da Fifa

    Fifa comete gafe, troca escudo do Internacional e põe foto do Corinthians no lugar

    ver detalhes
  • Alan Mineiro não fica no Corinthians em 2017

    [Teleco] Alan Mineiro não fica no Corinthians em 2017

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhor comentário

    Foto do perfil de Tracy

    Ranking: 10ª

    Tracy 1754 comentários

    por @tkarinapereira

    Agradeço o Andres Sanches pela permanência do Tite...ninguém acreditava nele, e ele banco a permanência! Tite tem que ter um contrato de 100 anos com o Timão!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marquinhos

    Ranking: 6º

    Marquinhos 19003 comentários

    16º. por @lhpmarquinhos

    Presidente esta representando heim.

  • Foto do perfil de Everton

    Ranking: 68º

    Everton 4533 comentários

    15º. por @ton1982

    Errata. O Corinthians não perdeu do SPFW no ano de 2009 como diz o Gobbi. Depois de 2007, ´o Timão só voltou a perder para a bicharada em 2011,2x1 na Arena Barueri. Deveriam me contratar como assessor de história futebolística para não cometer essas gafes!

  • Foto do perfil de Sirlei

    Ranking: 89ª

    Sirlei 309 comentários

    14º. por @sirlei

    Por mim o Tite ficaria com o TIMÃO até se aposentar, resta saber se ele aguenta tanta adrenalina por tanto tempo. NÓIS queremos ele, mas se ele aguenta ninguém garante. Tomara que sim!

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 694º

    Thiago 774 comentários

    13º. por @manfredini

    Confesso que me agrada muito a possibilidade do Roberto de Andrade ser o provável sucessor do Gobbi, é um nome bem interessante que ao meu ver dará continuidade em tudo que se vem fazendo.

  • Foto do perfil de NINO

    Ranking: 1934º

    Nino 304 comentários

    12º. por @ninojb

    Cara no clube não existe reeleição graças a deus e não devemos nos preocupar porque quando o andres virou presidente ele disse que o projeto dele e de sua chapa que e atual no poder do clube era para 8 a 12 de projeto envolvendo uma reestruturação completa no clube e que vem sendo feita desde de 2008 com mario com andres ou com o próximo que acredito eu que seja o roberto de andrade com duilio de vice continuaremos em boas mãos e o importante e não si acomodarmos com as conquistas recentes e continuar nessa caminhada frenética porque exemplo de clube que chegou no topo e caiu de lá na mesma proporção a gente tem e só olhar a bicharada, fora que ainda temos muitas coisas para conquistar como a reconstrução do ct da base o termino do estádio o pagamento das dividas e o que mais me orgulha e deve continuar para sempre no clube e as responsabilidade social os projetos sócias que o clube tem e de encher meus olhos de lágrimas meu orgulho só aumenta de fazer parte dessa torcida e de torcer para SCCP

    Foto do perfil de Bruno

    Bruno 257 comentários

    19/07/2013 às 12h57 por @bruno.naletto

    Por mim o Mario Gobbi devia se reeleger, gosto do trabalho dele e o acho extremamente competente. O Tite, por mim, podia ser nosso Sir Alex Ferguson e ficar quanto tempo der, gosto do estilo dele e o acho, atualmente, o maior treinador de clubes em exercício no Brasil. O cara sabe o que faz e é extremamente competente no seu cargo, as vezes eu fico puto com as escalações, mas o cara sabe mais que eu, então é só engolir e ver o Timão jogar :D

    Vamo que vamo, Timão. Bora ganhar esse brasileirão e essa copa do Brasil, pra, aí sim, dizermos que ganhamos tudo que tinha pra ganhar :P

  • Foto do perfil de Bruno

    Ranking: 2252º

    Bruno 257 comentários

    11º. por @bruno.naletto

    Por mim o Mario Gobbi devia se reeleger, gosto do trabalho dele e o acho extremamente competente. O Tite, por mim, podia ser nosso Sir Alex Ferguson e ficar quanto tempo der, gosto do estilo dele e o acho, atualmente, o maior treinador de clubes em exercício no Brasil. O cara sabe o que faz e é extremamente competente no seu cargo, as vezes eu fico puto com as escalações, mas o cara sabe mais que eu, então é só engolir e ver o Timão jogar :D

    Vamo que vamo, Timão. Bora ganhar esse brasileirão e essa copa do Brasil, pra, aí sim, dizermos que ganhamos tudo que tinha pra ganhar :P

  • Foto do perfil de Wanderson

    Ranking: 1343º

    Wanderson 440 comentários

    10º. por @branku

    Por incrível que pareça... No meio desses 30 milhões tem alguns que não gostam do Tite, ou que ainda reclamam do nosso elenco! (claro não é o meu caso!) tem coisas que não da pra entender... Ganhos os títulos mais importantes junto do Tite e tem gente que ainda reclama!

    Foto do perfil de Lucas

    Lucas 2061 comentários

    19/07/2013 às 07h30 por @alvifiel

    Só sai sob os cadáveres de 30 milhões kkkkkk

  • Foto do perfil de Ana

    Ranking: 2ª

    Ana 6600 comentários

    9º. por @anaalice

    Isso mesmo!

  • Foto do perfil de Rogério

    Ranking: 27º

    Rogério 9843 comentários

    8º. por @rovaradi85

    O Gobbi ta certo, em time que está ganhando não se mexe, nem no técnico!

  • Foto do perfil de MIRTINHO

    Ranking: 108º

    Mirtinho 3210 comentários

    7º. por @mirtinho.matao

    é isso ai gobbi fé em deus