FIFA: Procuram-se artilheiros e revelações

FIFA: Procuram-se artilheiros e revelações

FIFA: Procuram-se artilheiros e revelações

FIFA: Procuram-se artilheiros e revelações

Se você não tem acompanhado as notícias do mercado da bola, o FIFA.com relembra as principais transferências realizadas nas últimas duas semanas. O nosso resumo mostra que os clubes andam à procura de grandes artilheiros, enquanto a contratação de jovens promessas também é tendência. 

Com Zlatan Ibrahimovic e Radamel Falcao, a França já havia atraído dois dos principais goleadores do futebol mundial, e agora serão três a aterrorizar as zagas do país. O Paris Saint-Germain acaba de recrutar o uruguaio Edinson Cavani, que terminou na artilharia do último Campeonato Italiano com o Napoli. 'O clube me ofereceu um belo projeto, muito importante, e foi por isso que escolhi vir para cá', explicou El Matador ao ser apresentado na capital francesa. 'Sempre quis superar os meus limites. Vivi coisas incríveis no Napoli, mas hoje estou aqui para vencer a Liga dos Campeões e o Campeonato Francês, o que vai possibilitar que eu evolua como jogador.'

No entanto, a torcida napolitana não precisa se preocupar, porque o ataque do clube promete seguir intimidando os adversários com o argentino Gonzalo Higuaín, autor de mais de 120 gols com a camisa do Real Madrid e outros 20 pela Albiceleste. O também argentino Javier Saviola, por sua vez, balançou as redes apenas cinco vezes na passagem pela capital espanhola, mas acumulou dezenas de gols ao longo de uma carreira que o levou a times do calibre de River Plate, Barcelona, Monaco e Benfica. Mais recentemente, Saviola jogou no Málaga, marcando nove gols. Agora, ele tentará aumentar esses números no grego Olympiakos.

A trajetória esportiva do francês David Trezeguet também o levou a Buenos Aires, mas, aos 35 anos, o campeão do mundo de 1998 acabou perdendo espaço na equipe do River Plate. O novo desafio do atacante será no Newell?s Old Boys. 'Há um mês eu estava lá e me avisaram que não me queriam mais, e hoje estou assinando com o campeão e vou disputar a Copa Libertadores', saboreia o antigo ídolo da Juventus. 

No prestigiado interclubes sul-americano, Trezeguet poderá cruzar o caminho de dois outros meia-atacantes que brilharam na Itália. Um deles é o argentino Mauro Zárate, que volta ao país e ao Vélez Sarsfield, clube onde foi revelado e que havia deixado há seis anos, dividindo-se entre a Lazio e a Inter de Milão nas últimas cinco temporadas. Já o brasileiro Júlio Baptista fez a alegria dos torcedores da Roma entre 2008 e 2011. Em seguida, participou da ascensão do Málaga nos cenários espanhol e europeu. Uma década após deixar o Brasil e o São Paulo, ele defenderá o Cruzeiro.

Outro que está voltando às origens é o italiano Fabrizio Miccoli. Torcedor do Lecce desde a infância, Miccoli sempre sonhou em vestir a camisa do clube e este ano o fará na Série C, depois de ter colecionado gols na Juventus, no Benfica e no Palermo nas últimas seis temporadas. Já o montenegrino Stefan Jovetic está se despedindo da Itália. Referência da Fiorentina desde que foi contratado, em 2008, ele tentará encontrar espaço na esquadra ofensiva do Manchester City. Quem também reforçará o time inglês é Álvaro Negredo. Formado no Real Madrid, o atacante da seleção espanhola brilhou com o Sevilla.

Por fim, dois goleadores consagrados decidiram mudar de ares. O brasileiro Vágner Love disputará o Campeonato Chinês com o Shandong Luneng após uma produtiva passagem de nove anos pelo CSKA de Moscou, entrecortados por empréstimos a Palmeiras e Flamengo. Já Nicolas Anelka, que havia trocado a China pela Juventus em janeiro sem conseguir se impor, voltará à Inglaterra. Depois de rodar por Arsenal, Liverpool, Manchester City, Bolton e Chelsea, o francês jogará no West Bromwich.

Além dos grandes atacantes, as jovens revelações também estão agitando a janela de transferências deste meio de ano. Capitão da seleção espanhola sub-23 e melhor jogador do último Campeonato Europeu da categoria, Thiago Alcântara deixa o Barcelona para reencontrar o técnico Pep Guardiola no Bayern de Munique. Vale lembrar que foi Guardiola quem deu a primeira chance ao meia de 22 anos, que é filho de Mazinho, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994. Já o ex-Corinthians Marquinhos, de apenas 19 anos, se tornou um dos defensores mais caros da história ao assinar com o Paris Saint-Germain por mais de 30 milhões de euros, após uma temporada na Roma.

De olho no futuro, os clubes também aproveitaram a vitrine proporcionada pela Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Turquia 2013, disputada recentemente. O PSG anunciou a contratação de Lucas Digne, lateral esquerdo do Lille e da seleção francesa que faturou o título mundial em solo turco, enquanto o ganês Clifford Aboagye, eleito o terceiro melhor jogador do torneio, chamou a atenção da Udinese. Contudo, o clube italiano o emprestou ao espanhol Granada assim que o contratou junto ao Inter Allies, de Gana.

Por outro lado, a equipe de Udine receberá o talento do Bola de Prata e vice-campeão da competição Nicolás López, emprestado pela Roma. Na Udinese, o uruguaio terá a oportunidade de reencontrar o companheiro de seleção Gonzalo Bueno, atacante que chega do Nacional de Montevidéu. Enquanto isso, o zagueiro da jovem Celeste José Giménez trocou o Danubio pelo Atlético de Madri. E os sul-americanos estão definitivamente em alta: o lateral chileno Cristián Cuevas, formando no O?Higgins, jogará no Chelsea, e o meia colombiano Juan Quintero, que brilhou na Turquia 2013, mostrará o seu talento no FC Porto. Na última temporada, ele defendeu as cores do italiano Pescara.

Para além dos nomes consagrados e das promessas em busca de confirmação, os clubes também investiram em outros domínios. O Napoli, por exemplo, apostou na experiência de dois campeões mundiais pela Espanha, o goleiro Pepe Reina e o defensor Raúl Albiol, que chegam respectivamente do Liverpool e do Real Madrid. Já a Roma contará com o reforço do lateral esquerdo brasileiro Maicon, que volta à Itália um ano depois de se transferir da Inter de Milão para o Manchester City. O clube da capital italiana também terá o marroquino Mehdi Benatia, que estava na Udinese. 

Ainda na Velha Bota, a Lazio terá o volante da seleção argentina Lucas Biglia, que deixa o Anderlecht, enquanto o Catania aumentou para 14 o total de jogadores da Argentina no seu elenco ao contratar Fabián Monzón, ex-lateral do Lyon que estava emprestado ao Fluminense desde janeiro.

Fonte: FIFA

Veja Mais:

  • Oswaldo defendeu utilização da cor verde em homenagem à Chapecoense

    Oswaldo comenta tragédia da Chapecoense e é mais um a defender cor verde no Corinthians

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians se despediu da Arena no empate por 0 a 0 com o Atlético-PR

    Maior do país, público do Corinthians é duas vezes a média do Brasileirão 2016

    ver detalhes
  • Sala de cabines de TV da Arena passa a ser chamada Lilácio Pereira Jr.

    Corinthians batiza sala de transmissões da Arena em tributo a vítima de acidente

    ver detalhes
  • Golaço de Marlone sobre Cobresal rendeu a ele indicação ao Puskás

    Marlone supera Messi e Neymar e vai à final do Prêmio Puskás da Fifa

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marquinhos

    Ranking: 6º

    Marquinhos 19003 comentários

    4º. por @lhpmarquinhos

    Pato é matador, espero ele se encontrar no esquema tático do Tite para verem o estrago que vai fazer.

  • Foto do perfil de David

    Ranking: 40º

    David 6290 comentários

    3º. por @huracan

    Sou + o kleber que compramos da ponte, vai Corinthians

  • Foto do perfil de Márcio

    Ranking: 596º

    Márcio 874 comentários

    2º. por @lmarciol

    Romarinho! :)

  • Foto do perfil de Jonathan

    Jonathan 40 comentários

    1º. por @jonathan.silva34

    Tenho só 25 anos, e não vivi nas eras de Pelé, Mané Garrincha, Rivelino, Casa Grande, Neto e companhia! Nessas épocas, os jogadores davam show por seu patriotismo a camisa, hoje eu leio frases como:

    'O clube me ofereceu um belo projeto, muito importante, e foi por isso que escolhi vir para cá' - Edinson Cavani.

    Vejo que todo o mercado da bola é movido por puro interesse! Pelo menos aqui no Brasil algumas perolas continuam honrando a camisa!

    Jorge Henrique mesmo com os problemas que causou mostrou que ainda é Corinthiano, Após sondagem de SPFC a Castán, ele deixou claro que não jogaria num concorrente direto do Corinthians, Sheik, Danilo, Paulo André, Chicão já manifestaram o desejo de se aposentarem no Timão. Mas não vou citar só nosso jogadores, aí temos Rogéria Ceni que ainda tem coragem de jogar nos bambis, E Cai cai Neymar, que disse que só voltaria para o Brasil para jogar no Santos.