Paizão Tite lidera seus "filhos" neste domingo

Paizão Tite lidera seus "filhos" neste domingo

Tite abraça o atacante Pato dias depois da chegada do astro corintiano ao clube

Tite abraça o atacante Pato dias depois da chegada do astro corintiano ao clube

Foto: Daniel Augusto/Ag. Corinthians

Todo jogador do Corinthians já disse, ao menos uma vez, que Tite é um dos grandes responsáveis pelos títulos conquistados nos últimos anos. Não só pelo conhecimento tático, mas também por seu jeito fraternal. Pai de uma menina e um menino, o treinador não poderá passar o Dia dos Pais com a família, mas, neste domingo, às 16h, estará no Pacaembu com seus outros filhos, os que vestem a camisa do Timão, para enfrentar o Vitória.
 
Ser uma espécie de paizão do grupo não significa ser trouxa. Tite é bem aberto ao diálogo, gosta de ouvir atletas, membros da comissão técnica e quem mais estiver por perto. A decisão final, porém, é sempre dele.

O treinador também aposta na sinceridade. Pato vai ficar no banco? Então, é melhor falar isso na cara dele. Douglas está mal? ?'timo, ouvirá a crítica da boca de Tite. Júlio César perdeu o lugar para Cássio? O técnico foi o responsável por avisá-lo.

'Pelo comportamento dele, quem está na reserva ou até insatisfeito se sente mal em sacanear. Ele dá o bom exemplo, por isso, o grupo é assim', diz o lateral-esquerdo Fábio Santos.

Assim como todo pai, Tite não é só elogios. As broncas também vêm pesadas. Basta não seguir as instruções em campo ou mostrar apatia e a chamada é certa. Emerson que o diga. Os atrasos do atacante e até suas provocações aos rivais nunca foram bem digeridas pelo chefe. 'Se eu não tomo cuidado pra falar, o puxão de orelha vem forte', brinca Sheik.

Discreto/ Só que essas críticas nunca são públicas. A família Corinthians pode saber o que está errado, mas isso não precisa chegar ao ouvido de jornalistas e torcedores. Tite sempre tentou contornar os problemas internos com muita discrição. Desde outubro de 2010, quando ele foi contratado pelo clube, dá para se contar nos dedos as crises que vieram a público.

'Quando se fala em pai como um cara justo, acho que pode ser, sim. Mas falando de pai que encobre erros e se faz de bonzinho, aí não é comigo', garante o treinador. Pai é pai...

Os ‘filhos’ de Tite

Pato
Ninguém defende o atacante mais do que o técnico. Pode perder gol sem goleiro, furar a bola ou passar por um longo jejum sem marcar. Na frente de Tite, não se pode fala mal do camisa 7.

Danilo
O meia foi chamado de lento até pelos corintianos. Muita gente pedia a saída dele da equipe. Tite, porém, esteve lá, firme e forte ao seu lado. Danilo virou um dos atletas mais decisivos do time.

Alessandro
Quando quase deu um gol de presente para o Vasco, na Libertadores, o lateral ficou por um fio. Tite manteve seu capitão e ele foi bem nos momentos decisivos na Libertadores e no Mundial.

Guerrero
Se o camisa 9 marca, Tite elogia sua finalização. Se não faz gol, o chefe dá um jeito de achar outra característica importante. O peruano ganhou créditos por atuar machucado durante o Mundial.

Ficha técnica

Corinthians
4-2-3-1
Cássio; Edenílson, Gil, Felipe e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e  Emerson Sheik; Alexandre Pato
T: Tite

Vitória
4-4-2
Wilson; Gabriel Paulista, Fabrício, Victor Ramos e Tarracha; Michel, Cáceres, Escudero e Camacho; Maxi Biancucchi e Dinei
T: Caio Júnior

BRASILEIRÃO > 1º TURNO -; 13ª RODADA
Onde: Pacaembu, em São Paulo, às 16h
Juiz: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
TV: Pay-per-view

Fonte: Diário de São Paulo

Veja Mais:

  • Farfán foi companheiro de Guerrero na seleção do Peru

    Jornalista revela interesse do Corinthians em atacante peruano

    ver detalhes
  • Camisa a ser usada pelo Corinthians contra o Cruzeiro tem escudo da Chapecoense

    Em ação no Twitter, Corinthians exibe uniforme em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes
  • Equipe feminina do Timão foi ao CT Joaquim Grava no início de novembro

    Corinthians renova parceria com Audax e confirma equipe feminina para 2017

    ver detalhes
  • Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes