Tite aumenta o poder de criação da equipe

Tite aumenta o poder de criação da equipe

Danilo é peça fundamental no esquema tático de Tite

Danilo é peça fundamental no esquema tático de Tite

Foto: Nelson Coelho/Diário SP

Tite vem fazendo algumas mudanças na escalação para achar a equipe perfeita, principalmente do meio para a frente. Ainda não dá para saber se a alteração para o jogo de hoje, às 16h, contra o Coritiba, no Pacaembu, vai dar certo, mas os atacantes estão bem animados para vê-la em prática.

O treinador abriu mão de Romarinho e vai apostar na dupla de armadores Renato Augusto e Danilo. Assim, o time perde velocidade nas pontas, mas ganha em qualidade na criação.

Melhor para Alexandre Pato e Emerson. A dupla ficará mais perto do gol para tentar melhorar os números do ataque, que marcou apenas 13 vezes em 14 rodadas no Campeonato Brasileiro -; apenas o Náutico registra um desempenho pior.

É justamente por essa falta de chegada à frente que Romarinho foi para o banco de reservas. O atacante ajuda bastante na marcação, na frente e atrás, e faz boas jogadas individuais.

No drible, está entre os melhores da equipe. O problema está na hora de definir. Tanto o último passe quanto a finalização não estavam saindo conforme o esperado. Renato e Danilo, por mais que não sejam tão habilidosos, são mais incisivos na chegada ao gol.

'O Renato Augusto está em um melhor momento, assim como o Danilo e o Sheik. O Romarinho tem de buscar o dele. É uma competição natural e sadia', explicou Tite.

sem alex/ Se, pelo lado corintiano, o setor de criação está reforçado, pelo do Coritiba o cérebro da equipe segue fora de combate. Desfalque na última rodada, contra a Portuguesa, Alex ainda não se recuperou da lesão muscular da coxa direita -; a primeira em 18 anos de carreira -; e não enfrenta o Timão.

Isso, claro, facilita o trabalho alvinegro. Se vencer, o Corinthians terá grandes chances de entrar no G4. Isso porque o Coxa, terceiro colocado, tem 24 pontos, apenas dois a mais do que a equipe alvinegra.

'Além de ser contra o campeão do mundo, é um jogo da parte de cima da tabela. Talvez seja o principal jogo da rodada. Mas não podemos nos deixar levar e nos motivarmos só contra uma equipe maior, pois valerão os mesmos três pontos de contra a Portuguesa', disse o lateral-direito Victor Ferraz.

Com uma lesão ligamentar no joelho direito, Deivid é desfalque certo. Lincoln, que sofre com uma tendinite no mesmo joelho, deverá ficar no banco.

Pato ganha mais uma chance no time titular

As atuações de Alexandre Pato não justificam a permanência dele no time titular, mas o técnico Tite resolveu dar mais uma chance a ele. Apesar da volta de Guerrero, o camisa 7 será titular.

O cansaço do peruano foi determinante para isso. Desfalque nas duas últimas partidas do Corinthians, Guerrero defendeu sua seleção em um amistoso com a Coreia do Sul, na casa do rival, na última quarta-feira.

Com as longas viagens de ida e volta, mais os 68 minutos em campo no 0 a 0 com os sul-coreanos, o camisa 9 não conseguiu treinar na mesma intensidade do restante do grupo. Assim, ficará no banco de reservas, mas deverá entrar na etapa final.

'Pesou a questão física. Ele jogou, viajou, teve o fuso horário e já vem em uma grande sequência de jogos. Nossa equipe é muito forte, então, a qualidade técnica se mantém', disse Tite.

A má fase de Pato acaba chamando a atenção, mas Guerrero, que seria titular se estivesse 100%, também não vem impressionando. Apesar de ser o artilheiro do time no ano, com 14 gols, ele marcou apenas duas vezes nas últimas 16 partidas -; e um dos gols foi de pênalti.

Ficha técnica:

Corinthians
4-2-3-1
Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e
Fábio Santos; Ralf e Ibson; Renato Augusto, Danilo e Emerson; Alexandre Pato. T: Tite

Coritiba
4-4-2
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Sérgio Manoel, Gil, Robinho e Bottinelli (Lincoln); Arthur e Bill. T: Marquinhos Santos

BRASILEIRÃO > 1 TURNO -; 15 RODADA

Onde:  Pacaembu, em São Paulo, às 16h

Juiz: Péricles Bassols Cortez (RJ)

TV: pay-per-view

Fonte: Diário de São Paulo

Veja Mais:

  • Cerca de 200 integrantes de organizadas foram ao Pacaembu neste domingo

    Ato de organizadas tem gritos de 'Vamo Chape' e pedido por liberdade nos estádios

    ver detalhes
  • Kalil, à direita de Roberto de Andrade, pediu licença de 60 dias

    Vice-presidente solicita licença do cargo e dispara contra diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Bruno César anotou o segundo gol na vitória por 2 a 0

    Ex-jogador do Corinthians marca golaço de falta e dedica à Chapecoense; veja o vídeo

    ver detalhes
  • Maycon conta com o aval de Oswaldo de Oliveira para retorno

    Retorno de Maycon minimiza necessidade por contratação de volante no Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes