Corinthians ganha espaço após 2012 e domina transmissões da Globo

Corinthians ganha espaço após 2012 e domina transmissões da Globo

O torcedor que só acompanha futebol pela Globo vem tendo uma "overdose" de Corinthians em 2013. Popular por conta do ano quase perfeito em 2012, o clube do Parque São Jorge ainda contou com peculiaridades do calendário, aumentou sua exposição na TV aberta e esteve presente em 62,7% das transmissões da emissora para São Paulo na atual temporada.

Os números são resultado de um levantamento do UOL Esporte, com o auxílio de dados do site "Papo de Bola". Ao todo, foram 51 datas reservadas ao futebol nas quartas e domingos da Globo (por conta da pausa no futebol nacional, não foi considerada a pausa para a Copa das Confederações). Em 32 dessas a atração foi um jogo do Corinthians.

Em 2012, ano em que a equipe de Tite conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, foram 43 jogos do Corinthians em 91 datas, ou 47,25%. A diferença é ainda mais expressiva se for levado em consideração que o levantamento sobre essa temporada só levou em consideração o primeiro semestre e as primeiras rodadas da segunda metade do ano.

Neste ano, ao contrário do que aconteceu em 2012, o Corinthians caiu nas oitavas da Libertadores, perdendo ao menos seis datas na TV na comparação com a última temporada. Por outro lado, existem alguns atenuantes para explicar o predomínio alvinegro na TV.

Com o início do Campeonato Brasileiro e o Palmeiras na Série B, a Globo restringe suas opções de jogos às quartas e domingos. Além disso, em 2013 o calendário brasileiro mudou e a presença da Copa do Brasil no segundo semestre deve tirar do Corinthians algumas datas de folga que deram fôlego ao time de Tite há um ano.

Mesmo assim, a sequência de transmissões do Corinthians é notável, especialmente depois da pausa para a Copa das Confederações. Desde então, foram 16 datas reservadas para futebol, contando quartas e domingos. Dessas, nada menos que 11 foram gastas com o clube do Parque São Jorge.

Com a Copa do Brasil, a escolha da emissora deve pesar ainda mais. Nas oitavas do torneio, por exemplo, a Globo escolheu transmitir as duas partidas entre Corinthians e Luverdense, em detrimento de confrontos como Grêmio x Santos e Atlético-PR x Palmeiras, que teoricamente reuniriam forças mais tradicionais do futebol brasileiro.

A reportagem procurou a Globo para pedir explicações sobre a preferência pelo Corinthians em São Paulo, mas a emissora não respondeu até a publicação da matéria.

Fonte: Uol Esportes

Veja Mais:

  • Flávio Adauto não é mais diretor de futebol do Corinthians

    Em nota oficial, Corinthians anuncia saída de Adauto e Piovesan

    ver detalhes
  • Andrade permanece à frente do Corinthians apenas até fevereiro de 2018

    Corinthians estima superávit em 2018; clube pretende arrecadar R$ 50 milhões em vendas

    ver detalhes
  • Alessandro falou sobre o planejamento do Corinthians para 2018

    Alessandro explica busca de reforços e comenta volta de dois emprestados: 'Díficil'

    ver detalhes
  • Super carros do Monster Jam já estão na Arena Corinthians

    Carros gigantes chegam à Arena Corinthians para evento deste sábado; veja fotos

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes