Venha fazer parte da KTO
x

Mario Gobbi publica nota oficial sobre o ocorrido em Brasília

2.7 mil visualizações 19 comentários Reportar erro

Mário Gobbi, presidente do Corinthians

Mário Gobbi, presidente do Corinthians

Tom Dib

Muitos têm me pedido uma posição sobre a briga entre torcedores do Corinthians e do Vasco, ocorrida domingo, no estádio Mané Garrincha, durante o jogo das duas equipes.

Pois bem, ainda que ontem o clube tenha soltado nota oficial clara dizendo-se a favor da severa punição dos envolvidos, respeitando sempre o que manda a lei brasileira, volto a expor minha opinião.

Sou favorável a punição de TODOS os culpados pelo ocorrido, sejam eles torcedores de qualquer time, vinculados ou não às torcidas organizadas.

Importante salientar que defendi, sim, os doze torcedores de Oruro, já que contra eles naquele episódio específico não havia prova que justificasse suas prisões.

Entretanto, eu nunca disse que aqueles 12 torcedores teriam salvo conduto ou que jamais estariam envolvidos em problemas futuros. Se agora o estão, que pese sobre eles a lei, a mesma lei que os tornou livres anteriormente.

Mas veja, essa questão de investigar, identificar e punir os culpados não é obrigação do Corinthians ou de qualquer outro clube, ou entidade esportiva. Cabe tão somente aos poderes do Estado.

É também dever do Estado, proporcionar estudo, educação, cultura, emprego, distribuição de renda, moradia, justiça, segurança pública, enfim, uma vida digna ao seu povo, dentro de uma sociedade justa, o que podemos reduzir em cidadania.

Para saber se um país cumpre sua função social, basta verificar a estatística dos ilícitos. Este índice será ínfimo naquelas localidades que desenvolvem suas obrigações na formação dos adultos de amanhã.

Não me parece razoável, cobrar de associações e de seus dirigentes, aquilo que o Estado deveria fazer.

É egoísta e simplista, pinsar do mundo jurídico somente os direitos que lhe agrada, criando-se uma sociedade alternativa, segundo suas vontades e convicções.

Defender a cidadania, dentre outros, é empunhar a bandeira do direito de ir e vir, da liberdade de expressão, da presunção de inocência, da liberdade de manifestação, da ampla defesa, do contraditório, da vida, do acesso ao judiciário, da educação, da cultura, etc, enfim, são cláusulas pétreas e liberdades clássicas consagradas na Lei Maior e que nos dá sustentação a viver num país livre, com respeito ao próximo.

Sou a favor do debate sério sobre o tema. Sem soluções mágicas ou simplistas que possam resolver essa questão sem amparo legal, sem apoio e participação do Estado, da imprensa e demais setores da sociedade civil. Com o objetivo de discutir não só os efeitos, mas principalmente as causas geradoras da criminalidade, cobrando-se os responsáveis.

Já vimos o fim das bandeiras, a extinção de torcidas, jogos com portões fechados, jogos em praças distantes e nada disso resolveu o problema da violência.

Ou tratamos todos a questão com a responsabilidade que ela exige, ou estaremos daqui uma semana, um mês ou um ano, apontando mais uma solução genial para o tema.

Fonte: Site do Corinthians

Veja Mais:

  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de João

    João 146 comentários

    @john13 em

    PERFEITO!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marquinhos

    Ranking: 41º

    Marquinhos 19003 comentários

    19º. @lhpmarquinhos em

    Só acho que ele pisou na bola dizendo que não é obrigação do Corinthians investigar, identificar e punir, também concordo, poderia dizer que iria colaborar, ajudar a identificar ao menos.

  • Foto do perfil de Paulo

    Paulo 2 comentários

    18º. @paulo.frederico em

    Palavras bem colocadas, não há necessidade de se tirar ou por nesta declaração.
    Nenhum time deve ser punido por atos inconsequentes de vandalismo e violência praticados por seus torcedores, a segurança, seja em qualquer nível, é dever do Estado com fundamento na Constituição Federal
    Parabéns presidente e parabéns à diretoria do Corinthians
    VAI CORINTHIANS

  • Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 531º

    Rafael 3111 comentários

    17º. @rafaellll em

    Eee foda! Lugar de bandido e na cadeiaa! Concordooo! Mais la atrás mataram um corinthianooo! Entaun isso nunka vai akaba! Isso e sede di vingança! Axo muito legal a torcida organizadaa! Mais infelismente tem muito bandido infiltradoo la! Esses lazarentoossss ki fodem td!

  • Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 531º

    Rafael 3111 comentários

    16º. @rafaellll em

    Eee foda! Lugar de bandido e na cadeiaa! Concordooo! Mais la atrás mataram um corinthianooo! Entaun isso nunka vai akaba! Isso e sede di vingança! Axo muito legal a torcida organizadaa! Mais infelismente tem muito bandido infiltradoo la! Esses lazarentoossss ki fodem td!

  • Foto do perfil de Flavio

    Ranking: 483º

    Flavio 3332 comentários

    15º. @torcidadoamapa em

    Tem que banir esses caras dos estádios pra sempre