Perdeu a mão? Federações acham "jeitinho brasileiro" de burlar calendário da CBF

Perdeu a mão? Federações acham "jeitinho brasileiro" de burlar calendário da CBF

Ferj pode copiar fórmula fracassada do Paulistão

Ferj pode copiar fórmula fracassada do Paulistão

Rio de Janeiro, RJ, 26 (AFI) ?' Se antes a CBF tinha as federações comendo suas mãos, a situação atual parece um pouco diferente. Menos de uma semana após divulgar o calendário de 2014, a entidade já virou alvo de protestos de um movimento de jogadores. E agora se depara com um outro problema: as federações estão encontrando um 'jeitinho brasileiro' para não seguir o calendário.


A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) é uma das que já avisou que não iniciará o Campeonato carioca no dia 12 de janeiro, conforme foi proposto pela CBF. A idéia é dar uma semana a mais para que os clubes possam realizar uma pré-temporada um pouco maior.

A grande preocupação é que, iniciando o Estadual no dia 12, os clubes que disputam o Brasileirão teriam apenas quatro dias de preparação antes da estréia. Como o Brasileirão termina em 8 de dezembro, os jogadores destes clubes teriam de voltar das férias apenas no dia 8 de janeiro.

Tal fato deve obrigar, sobretudo, os grandes clubes, a utilizarem jogadores reservas ou até juniores no início dos estaduais. 'Estes 11 dias que daremos de pré-temporada ainda não são suficientes. Os fisiologistas dizem ser impossível deixar alguém pronto para a competição em período tão curto', afirmou o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

Vai estragar a fórmula
Além de atrasar a data de estréia, o Carioca pode ter sua tradicional fórmula ?' com os dois turnos, Taça Guanabara e Taça Rio - alterada. Já há até a possibilidade de 'copiar' a fórmula do Paulistão, com turno único, semifinais e finais.

O problema é que o Carioca possuía um dos sistemas mais elogiados, por conta da quantidade de clássicos e jogos decisivos. Ao contrário do Paulistão, que possui uma primeira fase longa e monótona, até que se chegue às fases decisivas.

Estadual 2013 ou 2014?
O calendário apertado já começa a fomentar o surgimento de idéias absurdas. O Campeonato Pernambucano, por exemplo, pode seguir o regulamento esdrúxulo do Paraense e começar ainda em 2013. Os dirigentes pernambucanos estão quebrando a cabeça para montar uma competição dentro das 21 datas disponibilizadas.

Mesmo com 12 clubes na disputa do Pernambucano, os cartolas acreditam que o número de datas seja pequeno. Então a primeira fase, apenas com os clubes do Interior, pode começar em novembro ou dezembro. Como disputarão a Copa do Nordeste, Náutico, Santa Cruz e Sport só jogarão em janeiro.

Até a Copa!
Outra federação que já adiantou que não irá seguir o calendário da CBF é a sergipana. Em vez de terminar em abril, conforme a proposta da entidade máxima do futebol, o campeonato local deve se estender até maio ou mesmo início de junho, às vésperas do início da Copa do Mundo.

Neste caso, porém, os dirigentes procuraram a alta cúpula da CBF para pedir 'autorização'. Como o Estado não possui nenhum representante nas Séries A, B e C, e a Série D só começará após a Copa, a entidade não criou empecilhos para a decisão.

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Jô está de férias e só volta ao CT Joaquim Grava em janeiro

    Jô é liberado pelo Corinthians para férias e não aparece no CT nesta sexta

    ver detalhes
  • Corinthians fará sua terceira participação na Florida Cup

    Participante desde primeira edição, Corinthians tem benefício financeiro na Florida Cup

    ver detalhes
  • Farfán foi companheiro de Guerrero na seleção do Peru

    Jornalista revela interesse do Corinthians em atacante peruano

    ver detalhes
  • Camisa a ser usada pelo Corinthians contra o Cruzeiro tem escudo da Chapecoense

    Em ação no Twitter, Corinthians exibe uniforme em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes