Futebol brasileiro arrecadou R$ 767 milhões com patrocínios em 2012
1.1 mil visualizações 15 comentários Reportar erro
O Corinthians foi o time brasileiro que mais arrecadou recursos com patrocínio em 2012, aponta o levantamento feito pelo consultor esportivo Amir Somoggi. O clube paulista arrecadou R$ 64,6 milhões com patrocínios, seguido pelo Santos que levantou R$ 70,3 milhões.
No geral, os clubes nacionais arrecadaram R$ 767 milhões. Segundo Somoggi, crescimento em patamar bastante inferior ao registrado em anos anteriores.
As receitas com patrocínio da CBF apresentaram evolução de 7% de 2011 para 2012, metade da média de crescimento na última década. Os clubes apresentaram um crescimento ainda mais baixo em 2012, com aumento de apenas 2% em suas receitas.
Os maiores contratos de patrocínio do futebol brasileiro estão com a CBF, que sozinha representa quase um terço do mercado. Em 2003, essa fonte de receita gerava R$ 80 milhões e em 2012 atingiu R$ 236 milhões, evolução de 194%, ou 119% acima da inflação do período.
Entre as marcas que mais investiram em patrocínios estão a Nike com investimentos de R$ 61,7 milhões, seguida pelo Itaú com R$ 30,1 milhões e a Vivo com R$ 29 milhões. Também estão na lista Seara, TAM, Volks e Extra.
Confira por clube o valor arrecado em receitas de patrocínios:
Corinthians
R$ 64,6 milhões
Santos
R$ 50,3 milhões
Palmeiras
R$ 44,2 milhões
Flamengo
R$ 34,4 milhões
Internacional
R$ 32,3 milhões
Vasco
R$ 26,9 milhões
São Caetano
R$ 26,5 milhões
Grêmio
R$ 25 milhões
Atlético
R$ 21,9 milhões
Cruzeiro
R$ 17, 8 milhões
Botafogo
R$ 15,1 milhões
Fluminense
R$ 11,5 milhões
São Paulo
R$ 11,1 milhões
Fonte: ISTOÈ Dinheiro