Timão adota boicote ao São Paulo e desmoraliza Federação Paulista

Timão adota boicote ao São Paulo e desmoraliza Federação Paulista

Timão perdeu Lucas para o São Paulo

Timão perdeu Lucas para o São Paulo

' O que a Federação Paulista de Futebol (FPF) temia se confirmou. O Corinthians decidiu apoiar o boicote contra o São Paulo e vai enviar um comunicado à entidade, afirmando que só disputará a 45ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, caso o Tricolor seja excluído. O motivo são as acusações contra o time do Morumbi de aliciamento a jogadores da base.


Nesta quarta-feira, dez clubes já haviam anunciado o boicote ao Sampa. Entre eles, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Coritiba, Sport e Vitória, que se mostraram inconformados com a prática antiética dos dirigentes são-paulinos.

Até então, a FPF havia apenas lamentado a postura dos dez clubes, mas ignorou a possibilidade de ao menos intermediar um acordo. Agora, a situação é outra. Com oito títulos (1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009 e 2012), o Timão é o maior campeão do torneio, além de ser um dos membros fundadores da entidade. A ausência do clube mancharia a credibilidade da competição e desmoralizaria o presidente Marco Polo Del Nero.

O time do Parque São Jorge não consegue 'engolir' até hoje o fato de ter perdido o atacante Lucas, que chegou a treinar na base alvinegra com o nome de Marcelinho. Há acusações até de que dirigentes são-paulinos teriam dado dinheiro aos pais do jogador, que foi vendido ao Paris Saint-Germain-FRA por R$ 115 milhões.

E pode piorar...
A situação, contudo, pode ficar ainda mais complicada. A lista de 'rebeldes', no entanto, pode ser ainda maior. Atlético-PR, Figueirense, Goiás e Ponte Preta também já cogitam a possibilidade de aderir ao movimento. Os quatro clubes também são contra as atitudes do Tricolor paulista, mas pretendem avaliar se o boicote não os afetará politicamente.

No entanto, o boicote ganhará ainda mais força se outro membro fundador aderi-lo. O Santos tem evitado se posicionar sobre o motim contra o São Paulo. Alguns dirigentes não querem ver as promessas alvinegras fora da Copa SP. No entanto, o clube ainda não se pronunciou oficialmente.

Mesmo diante das inúmeras acusações contra o clube do Morumbi, outros quatro times tradicionais já confirmaram que irão participar do torneio, independentemente da presença do Sampa. São os casos de Bahia, Grêmio, Internacional e Palmeiras.

Mais do boicote
Nos últimos anos, clubes como Vasco, Ponte Preta, Coritiba, Goiás, Vitória e Portuguesa têm reclamado do assédio do Sampa a jogadores de suas bases. O time do Morumbi estaria infringindo um acordo de cavalheiros firmados pelos dirigentes, para proteger jogadores da base que não tenham contratos profissionais ?' antes dos 16 anos é proibido firmar este tipo de vínculo.

A gota d?água para a decisão dos clubes foi a última acusação feita pela Ponte Preta. Há algumas semanas, o goleiro Lucão sumiu da Macaca e começou a treinar no CT de Cotia. O jogador havia acabado de ser um dos destaques da Copa do Brasil Sub-17 e fora convocado para Seleção Brasileira da categoria.

Uma das principais promessa da Macaca, Lucão completa 16 anos em dezembro e só então poderia legalmente assinar contrato com qualquer clube. A ideia da Ponte era oferecer imediatamente um aumento do valor da ajuda de custo, que se aproximaria dos valores que seriam pagos na assinatura do primeiro contrato profissional. Em 2014, ele seria incorporado como quarto goleiro do time principal.

Embora não haja impedititivos legais contra as ações do São Paulo, os clubes contestam a parte ética. Caso a prática torna-se algo comum, a tendência é de que muitos clubes deixem de investir na revelação de jogadores, sobretudo os médios e os pequenos que não conseguem oferecer a mesma estrutura dos grandes. Assim como uma pirâmide, com uma base menor, a tendência é que a ponta do futebol também seja menor.

Reincidência
O São Paulo já havia sido alvo de boicote dos clubes em dois tradicionais torneios de categorias de base: Taça BH e Copa 2 de Julho. Em ambos os casos, a atitude deu resultado, mas o clube são-paulino alegou que desistira dos torneios para focar no Paulista Sub-20.

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Jô, pivô de polêmica nesta semana, está confirmado ante os argentinos

    Em treino na Argentina, Carille 'dribla' falta de energia e ensaia Corinthians com três mudanças

    ver detalhes
  • Carille conduziu trabalho do Timão no estádio Presidente Perón

    Carille explica mudanças no Corinthians e pede 'jogo inteligente' por vaga

    ver detalhes
  • Jô falou com a imprensa nesta terça-feira já na Argentina

    Jô admite toque no braço, nega trapaça e abre o jogo sobre polêmica no Corinthians

    ver detalhes
  • Apresentadora Renata Fan fez analogia infeliz com polêmica envolvendo Jô

    Renata Fan compara Jô a 'ladrão' e revolta torcida do Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes