MP suspende Independente dos estádios, mas mantém Gaviões da Fiel

MP suspende Independente dos estádios, mas mantém Gaviões da Fiel

MP suspende Independente dos estádios, mas mantém Gaviões da Fiel

MP suspende Independente dos estádios, mas mantém Gaviões da Fiel

O Ministério Público de São Paulo entrou com duas ações na Justiça para extinguir as torcidas organizadas da Gaviões da Fiel, do Corinthians, e Tricolor Independente, do São Paulo. Em liminar na segunda-feira, suspendeu apenas as atividades dos fãs são-paulinos, cujos integrantes estão proibidos de ir aos estádio com imagens características do grupo.


As ações, assinadas pelo 5º promotor de Justiça do Consumidor de São Paulo, Roberto Senise Lisboa, foram distribuídas em duas varas cíveis diferentes. A contra a Gaviões da Fiel caiu na 9ª Vara Cível, e a liminar foi rejeitada de imediato pelo juiz Wander Benassi Junior, que questionou a Promotoria porque não foram incluídas no mesmo processo outras torcidas e a Federação Paulista de Futebol.

Senise abriu os processos com base no Estatuto do Torcedor. 'Fica evidente o desvirtuamento da finalidade da associação, uma vez que passa à pratica dos atos de violência, como forma de se impor perante as demais torcidas organizadas em uma autêntica guerra de gangues em busca da dominação subsocial e imposição de sua suposta força nas torcidas', afirmou o promotor.

O estopim das duas ações foram os atos de violência em Brasília no dia 25 de agosto, no Estádio Mané Garrincha e a briga entre corintianos e são-paulinos na Marginal Tietê, no dia 14 de outubro. Para a torcida organizada do Corinthians, Senise citou ainda outros casos como a morte do adolescente Kevin Espada, na Bolívia, no ano passado. O promotor juntou Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), de 2011, no qual as torcidas se comprometiam a alterar seu estatuto, punir membros que praticassem violência e adotarem medidas para evitar novos incidentes, sob pena de multa de R$ 30 mil.

Ainda cabem recurso às duas decisões. A juíza da 20ª Vara Cível, Elaine Faria Evaristo, considerou que 'não é de hoje que se ouve falar das absurdas brigas de torcidas organizadas em estádios e fora deles. Várias pessoas já morreram e inúmeros foram os prejuízos causados a bens públicos e particulares'. Segundo Elaine, o perigo de demora da ação é evidente, 'já que vidas podem ser perdidas, além da péssima repercussão para a sociedade e o futebol brasileiros.'

O Ministério Público ainda pede que, caso as duas ações sejam julgadas procedentes, os torcedores das duas associações identificados sejam proibidos de frequentar os estádios por três anos. A reportagem procurou as torcidas da Gaviões da Fiel e do Tricolor Independente, mas não foi atendida até a publicação.

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Índio deu a vitória ao Corinthians/UNIP

    Com gol no fim, Corinthians vira para cima do Sorocaba e se aproxima do título nacional

    ver detalhes
  • Oswaldo comandou atividades desta segunda-feira

    Oswaldo esboça Corinthians para duelo com Cruzeiro; veja provável escalação

    ver detalhes
  • Oya é um dos destaques do Timão na disputa no Sul do Brasil

    Timão joga bem, mas não impede segunda derrota na Copa Internacional Sub-20

    ver detalhes
  • Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhor comentário

    Foto do perfil de Rogerio

    Ranking: 1396º

    Rogerio 423 comentários

    por @rogeriorpugas

    Espero que o MP consiga acabar com todas as organizadas pois estas não fazem nada de bom para o futebol, só brigas, mortes, drogas e até o carnaval daqui a pouco estão estragando também.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Rodrigo

    Ranking: 6768º

    Rodrigo 58 comentários

    19º. por @rodrigo.rovaris

    Deveria suspender a Gaviões e ACABAR com o câncer do futebol... As torcidas desorganizadas

  • Foto do perfil de Marquinhos

    Ranking: 6º

    Marquinhos 19003 comentários

    18º. por @lhpmarquinhos

    Porque ao invés de extinguir, façam por onde achar os reais responsáveis, não estou defendendo ninguém, mais não são todos maus torcedores, puna os verdadeiros baderneiros, brigões, prendam, paguem multa, bani dos estádios, coloca policia pra trabalhar e dê condições de termos espetáculos excelentes.

  • Foto do perfil de Manoel

    Ranking: 398º

    Manoel 1187 comentários

    17º. por @manotimao

    Que se faça uma limpeza então, e se tire quem não presta dentro da gaviões, o que não podemos mais aceitar, é que idiotas cometam besteira nos estádios e o Corinthians pague por isso... Olha só quanto a gaviões deu de prejuizo ao Corinthians esse ano... Não duvido nada que a comembol ordenou o amarilha a eliminar o Corinthians por medo da gaviões da fiel... No brasileiro forão 5 jogos de perda de mando, isso representa uma fortuna para o Corinthians... Depois não fiquem cobrando contratações e desempenho do time, se é a própria torcida que esta prejudicando o time. O alerta esta acesso... Que o mp tenha coragem e haja com a força da lei retirando quem não presta do meio de quem só quer festa e diversão.

    Foto do perfil de Marcos

    Marcos 1444 comentários

    06/11/2013 às 14h40 por @marcos.magalhaess

    Do que adianta acabar com as organizadas se eles vão continuar indo no estádio com ou sem organizada? Se é ruim com organizada pelo seu modo de ver, imagina sem? Todos contra todos? Seria da hora o futebol assim né? A GAVIÕES NÃO TEM CULPA DE ALGUNS MEMBROS BOTAREM O TERROR E A GAVIÕES É A TORCIDA MAIS LINDA DO Brasil!

  • Foto do perfil de Manoel

    Ranking: 398º

    Manoel 1187 comentários

    16º. por @manotimao

    Sou CORINTHIANO ROXO DE CORAÇÃO mesmo... Adoro ver a festa que as torcidas fazem nos estádios, mais vou ser sincero: "AS ORGANIZADAS, ESTÃO ACABANDO COM AS FESTAS NOS ESTÁDIOS, EM TROCA DE BRIGAS." É inadmissivel que seres humanos saiam de casa num domingo para estragar o lazer de quem quer se divertir e relaxar assistindo uma partida de futebol. Deveriamos nos unir (todas as torcidas de todos os times) para formamos uma imensa torcida em prol da PAZ nos estádios, mostrar que somos civilizados e, que podemos SIM nos divertir aos domingos ou qualquer outro dia na PAZ. Vamos abraçar essa causa, e zerar as brigas em campos de futebol, guadras, ginasios e mantermos nossa integridade física do mesmo jeito de como saímos de casa. Vamos formar uma corrente nos sites de relacionamento espalhando sim "UMA CORRENTE DA PAZ... UMA CORRENTE DE AMIZADE..." Basta a violência do dia a dia, no transito, nos assaltos, e em outros segmentos piores. CHEGA DE VIOLÊNCIA... QUERO PAZ... QUERO ME DIVERTIR.

  • Foto do perfil de thiago

    Ranking: 149º

    Thiago 2497 comentários

    15º. por @rokin.rou

    Por que querem acaba com a Gaviöes da fiel? Parecem anti são mais de 40 anos pra jogar fora assim e as tatto na pele, e tudo que eles fisero pelo Timão e outra não si esqueção que eles vão cobra de jogadores, diretores, técnico e por ai vai quem vai lá representa nos? Qualquer um com a camisa do Corinthians?

  • Foto do perfil de Ernesto

    Ranking: 1121º

    Ernesto 521 comentários

    14º. por @ernestoolimpio

    Concordo plenamente com você Rogério. Está mais do que na hora de expulsarmos esses marginais dos estádios e deixarmos os verdadeiros torcedores voltarem com as famílias aos estádios. Lembro-me bem quando as famílias colocavam 80 mil pessoas nos estádios. Hoje não vão mais aos estádios com medo da violência geradas pelos "marginais organizados".

    Foto do perfil de Rogerio

    Rogerio 423 comentários

    06/11/2013 às 14h22 por @rogeriorpugas

    Espero que o MP consiga acabar com todas as organizadas pois estas não fazem nada de bom para o futebol, só brigas, mortes, drogas e até o carnaval daqui a pouco estão estragando também.

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 11º

    Paulo 15916 comentários

    13º. por @dovahkiin

    Acabar, eu não sei. Mas MORALIZAR, e limpar os vagabundos que fazem parte das mesmas, sim!

    Foto do perfil de Rogerio

    Rogerio 423 comentários

    06/11/2013 às 14h22 por @rogeriorpugas

    Espero que o MP consiga acabar com todas as organizadas pois estas não fazem nada de bom para o futebol, só brigas, mortes, drogas e até o carnaval daqui a pouco estão estragando também.

  • Foto do perfil de Jaile

    Ranking: 602º

    Jaile 868 comentários

    12º. por @djjaylle

    Conversa pra boi dormir

  • Foto do perfil de JEFFERSON

    Ranking: 187º

    Jefferson 2150 comentários

    11º. por @corinthians13

    As meninas vão ficar louca co isso...

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 310º

    Marcos 1444 comentários

    10º. por @marcos.magalhaess

    A Gaviões não, alguns membros da gaviões... Ser da gaviões qualquer um pode ser mas continuar depois de ramela NENHUM!