Tite se sente apunhalado pelas costas

Tite se sente apunhalado pelas costas

Tite dará lugar ao ex-treinador do Flamengo, Mano Menezes

Tite dará lugar ao ex-treinador do Flamengo, Mano Menezes

Foto: Nelson Antoine/Fotoarena

Lealdade. Essa foi uma das palavras mais faladas por Tite durante seus três anos no Corinthians. Foi essa lealdade que fez os jogadores pedirem sua permanência à diretoria nos momentos de crise e também evitou diversos conflitos dentro do elenco campeão do mundo. Em seus últimos atos como treinador do Timão, ele só esperava essa lealdade da diretoria. Mas não a recebeu.

O treinador foi informado nesta quinta, pelo diretor de futebol Roberto de Andrade, de que seu contrato não será renovado. Tite se conformou com o recado. A revolta veio por outro motivo. Ele queria ouvir a notícia da boca do presidente. Para piorar, foi justamente Mario Gobbi quem negociou o acerto com Mano Menezes. Verbalmente, aliás, o acordo está sacramentado.

Tite entende que deveria ter sido avisado sobre a não renovação antes de o clube negociar com Mano. O comandante acha que fez papel de bobo ao dar entrevistas dando a entender que queria ficar e ouvir o mesmo da diretoria, pela imprensa. A família contava com sua permanência no Timão.

'Ele sentiu que foi apunhalado pelas costas. Falta de lealdade dói demais no Tite. Vide o caso do Jorge Henrique. Saiu pela falta de lealdade. Ele entenderia se o contrato não fosse renovado e cada parte seguisse seu caminho, mas trabalhar por suas costas, depois de tudo o que ele conquistou, foi praticamente uma facada', diz um membro da comissão técnica.

'Estou em paz comigo mesmo', limitou-se a afirmar Tite quando passou em frente aos jornalistas no CT, nesta quinta.

pé atrás/ Tite já estava receoso desde a reunião que quase decretou sua saída, em 17 de outubro, após perder para o Grêmio por 1 a 0, pelo Brasileiro. A diretoria chegou a pedir para que ele se demitisse. 'Não sou ‘cagalhão’. Vou ficar até o fim', respondeu o treinador, ciente de que contava com o apoio dos líderes do elenco.

Desde aquele dia, porém, os próprios jogadores ficaram com uma pulga atrás da orelha... Mano já foi informado de que vai ter de comandar uma reformulação. Assim, nomes como Danilo, Sheik, Fábio Santos e Paulo André correm perigo.

Nesta sexta, o presidente Mario Gobbi, por quem Tite acredita ter sido traído, vai se pronunciar sobre o assunto.

POR QUE TITE NÃO VAI FICAR:

O gaúcho está há três anos no cargo e existe um desgaste natural.

A diretoria acredita que somente uma reformulação geral devolverá o ânimo ao time.

Tite ganhou quase tudo pelo Timão, mas a campanha ruim neste segundo semestre o atrapalhou. No Brasil, é obrigação se manter sempre no topo.

Mano virou uma sombra desde sua saída do Flamengo. O clube talvez renovasse com Tite se não houvesse um nome tão significativo no mercado.

Opinião

Fernão Ketelhuth, editor de Esportes do DIÁRIO

Um retrocesso

A saída de Tite do Corinthians é até compreensível num universo em que o sucesso e o fracasso estão separados por um barbante. O segundo semestre do Timão foi realmente muito ruim, como comprovam a campanha mediana no Brasileiro e a colocação incompatível com o tamanho do orçamento e das pretensões do clube.

Entretanto, quando se analisa a questão de forma mais abrangente, o adeus do técnico campeão do mundo se transforma em algo inaceitável. Vira um retrocesso.

Tite ganhou quase tudo o que podia pelo Alvinegro. É o treinador mais vitorioso da história de um clube centenário, com cinco conquistas, entre elas a Libertadores.

Desde 2010, vem se mostrando competente para lidar com as adversidades. Abrir mão de um profissional deste calibre, a despeito da habilidade de Mano para montar bons times, atira na vala-comum uma diretoria que se anunciava moderna, diferente das demais.

Mano Menezes foi contatado logo após sair do Flamengo

Mano Menezes deixou o Flamengo no fim de setembro, aparentemente sem explicação, mas a história não é bem essa.

O treinador havia sido sondado por pessoas ligadas ao Corinthians e, sabendo da possibilidade de acerto, decidiu deixar o clube. 'Achamos estranho. Ele só sairia assim se tivesse alguma coisa certa. Não sairia de graça', disse um jogador flamenguista, logo após o pedido de demissão.

Mano realmente tinha algo certo. Em outubro, os representantes de Mano Menezes se encontraram com a diretoria alvinegra. O próprio presidente do clube, Mario Gobbi, conduziu o acerto.

Os detalhes foram resolvidos e Mano deve ser anunciado após a saída de Tite. Seu salário se aproxima dos R$ 500 mil e ele vem para mudar o elenco.

Tite tem ofertas, mas pensa em tirar folga

Depois dos títulos conquistados pelo Corinthians, é impensável que Tite fique sem trabalho. O único jeito de isso acontecer é por vontade própria. Na cabeça do treinador, alguns meses de férias cairiam como uma luva.

Aguentando a pressão do Timão desde outubro de 2010, ele pretende tirar um tempo de folga com a família. Seus filhos estudam fora do Brasil e passar uma temporada com eles está nos planos do comandante.

Além disso, Tite, que adora estudar o futebol, pretende fazer um curso na Inglaterra.

Caso mude de ideia e queira trabalhar no dia seguinte à sua saída do Corinthians -; o último jogo será contra o Náutico, no dia 8 de dezembro, pelo Campeonato Brasileiro -;, o treinador não terá problemas.

Tite já está na mira do Shandong Luneng, vice-campeão chinês e time do ex-palmeirense Vágner Love. Mudar para a China não é exatamente o seu sonho, mas a proposta é extremamente interessante do ponto de vista financeiro. Clubes do Oriente Médio também estão de braços e bolsos abertos para recebê-lo. No Brasil, ele não tem intenção de trabalhar.

Avesso a falar sobre negociações, Tite só deve anunciar realmente seu futuro assim que comandar o time do Corinthians pela última vez.

POR: Lucas Bettine.

Fonte: Diário de São Paulo

Veja Mais:

  • Michel (à esq.) e o sobrinho foram ao Maracanã naquele 23 de outubro

    Terceiro corinthiano solto no Rio desabafa: 'Fui pra ver o jogo, não pra brigar'

    ver detalhes
  • Torcedores na Arena poderão adicionar patch da Chapecoense em camisas

    Loja da Arena irá personalizar grátis camisas em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes
  • Corinthians já definiu profissionais que devem permanecer e ser negociados

    Isaac, Mendoza, Oswaldo... Confira quem chega e quem sai do Corinthians

    ver detalhes
  • É tudo política, estúpido!

    [Marco Bello] É tudo política, estúpido!

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Diego

    Ranking: 1515º

    Diego 393 comentários

    por @diego.fares

    Mario Gobbi é um fraco. Disse a todo momento na imprensa que o Tite era o seu técnico, que a diretoria estava fechada com o Tite, etc; mas não teve nem coragem de olhar nos olhos do Tite ao demití-lo. E pior, negociou com o Mano antes de mandar o outro embora. Covarde!

  • Foto do perfil de Nicholas

    Ranking: 2818º

    Nicholas 197 comentários

    por @romeo

    Futebol brasileiro é assim, um puxando o tapete do outro. Hoje estou me sentindo mais trouxa (já sou trouxa só de acompanhar futebol), pois quem manda no time pelo qual torço, torci minha vida inteira e torcerei até o final dela, essas pessoas não estão nem aí com ética ou lealdade, absurdo o que fizeram, o Tite merece respeito e não foi respeitado pela diretoria e pelo Mano, pois esse se tivesse ética não trairia o "amigo" Tite. Na verdade, amizade não existe no futebol brasileiro, este se resume a puxadas de tapete ali e rasteiras acolá, sempre na malandragem. Essas atitudes me fazem repensar se vale mesmo a pena continuar acompanhando futebol.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de RAYMON

    Ranking: 50º

    Raymon 5379 comentários

    240º. por @raymon

    Marcelo bielsa seria o cara...

    Mas enfim trará o tal do mano e o empresario pra mandar no futebol do Timão de vez...

    Vai Corinthians.

  • Foto do perfil de Allan

    Ranking: 2610º

    Allan 217 comentários

    239º. por @rubio

    Meu caro Nicholas...o problema nosso não é o futebol...o problema é ser brasileiro...sempre com atitudes de desonrosas querendo garantir o seu...

    Foto do perfil de Nicholas

    Nicholas 197 comentários

    14/11/2013 às 23h28 por @romeo

    Futebol brasileiro é assim, um puxando o tapete do outro. Hoje estou me sentindo mais trouxa (já sou trouxa só de acompanhar futebol), pois quem manda no time pelo qual torço, torci minha vida inteira e torcerei até o final dela, essas pessoas não estão nem aí com ética ou lealdade, absurdo o que fizeram, o Tite merece respeito e não foi respeitado pela diretoria e pelo Mano, pois esse se tivesse ética não trairia o "amigo" Tite. Na verdade, amizade não existe no futebol brasileiro, este se resume a puxadas de tapete ali e rasteiras acolá, sempre na malandragem. Essas atitudes me fazem repensar se vale mesmo a pena continuar acompanhando futebol.

  • Foto do perfil de Moises

    Ranking: 567º

    Moises 918 comentários

    238º. por @tiodei

    Dá pra ver ai a queda de rendimento abruta que teve o time. Porcaria de Diretoria. Bando de traíras. Começando no Gobbi e terminando no Edu. Estão fazendo uma administração muito mau feita. Tínhamos tantas esperanças depositadas neles e estão se saindo pior que os PTralhas! Eu sou contra a vinda do Mano. Um cara que fez o que ele fez com os "urubu" não merece confiança!

  • Foto do perfil de Eloi

    Eloi 34 comentários

    237º. por @corinthianosofredor

    Estranho... Tantos falavam #vemmano o Corinthians precisa de você... Vem mano salva o Corinthians por que enquanto o empatite tive no comando não sairemos disso... Agora tem um monte lamentando a saída do Tite? Ué a diretoria fez exatamente o que a torcida pediu... O retorno do mano... Sinceramente... Se vocês não queriam a saída desse monstro de técnico chamado Tite... Não tivessem forçado ele a sair...

  • Foto do perfil de Edgar

    Ranking: 638º

    Edgar 832 comentários

    236º. por @juniortaz

    Silas nada e pra sempre, faz um seguinte leva ele pra tua casa troxãoooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Foto do perfil de Ailton

    Ailton 311 comentários

    15/11/2013 às 00h56 por @forever

    Esses torcedores de merda deveriam ser torcedores na época em que o Corinthians era motivo de chacota e piada por ser açoitado por seus rivais e somente ganhar títulos nacionais! Aí vem um treinador e monta um elenco em que se joga somente quem tá em melhor fase, não quem tem mais nome, ganha tudo que um torcedor de um clube Brasileiro sonha e almeja ganhar e dá uma nova dimensão a esse clube! Ainda aparece uns babacas para criticarem um treinador dessa qualidade, na boa, não passam de uns idiotas que não conhecem o Corinthians! Na realidade nem sei se são Corinthianos!

  • Foto do perfil de Silas

    Ranking: 189º

    Silas 2136 comentários

    235º. por @silasgomes

    Respeito sua opnião mais ultimamente não estavam jogando aqueles que estavam na melhor fase e sim os panelinhas

    Foto do perfil de Ailton

    Ailton 311 comentários

    15/11/2013 às 00h56 por @forever

    Esses torcedores de merda deveriam ser torcedores na época em que o Corinthians era motivo de chacota e piada por ser açoitado por seus rivais e somente ganhar títulos nacionais! Aí vem um treinador e monta um elenco em que se joga somente quem tá em melhor fase, não quem tem mais nome, ganha tudo que um torcedor de um clube Brasileiro sonha e almeja ganhar e dá uma nova dimensão a esse clube! Ainda aparece uns babacas para criticarem um treinador dessa qualidade, na boa, não passam de uns idiotas que não conhecem o Corinthians! Na realidade nem sei se são Corinthianos!

  • Foto do perfil de Nacib

    Ranking: 1153º

    Nacib 510 comentários

    234º. por @nacib

    Tudo tem seu ciclo de vida...agradecemos Tite por tudo...se você deu alegria para os corinthianos, tem que levar em consideração que o Corinthians também retribuiu para ser considerado o maior vencedor...no maior clube do Brasil...estamos torcendo por você.obrigado mesmo!

  • Foto do perfil de Rogerio

    Ranking: 1504º

    Rogerio 395 comentários

    233º. por @rogerio.ramos

    Pra mim, o Mano Menezes não é ninguém perto do Tite. Preferia o Abel.

  • Foto do perfil de Caboclo

    Ranking: 122º

    Caboclo 2911 comentários

    232º. por @caboclo1977

    Não acredito nisso, não... Acho que é coisa de jornal. Tite mesmo sempre achou que o ciclo é de três anos... Ele está saindo por cima, não foi comunicado por telefone como, por exemplo, fizeram como o Luxemburgo nesta semana.

    Tite saiu em alta e vai estar para sempre em nossas boas lembranças e todos são muito agradecidos por isso.

    Mas a bola rola e também acho que era momento de mudança.

    Obrigado Tite e, acima de tudo, VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de William

    William 9 comentários

    231º. por @william.vitor

    Agora que não temos condições mesmo de classificar para Libertadores do ano que vem! Porque vocês acham que esses jogadores que defenderam o Tite vão correr agora depois de tudo que aconteceu e muitos deles também vão se dispensados? Diretoria burra podia ter esperado um pouco para tomar alguma decisão! Esse Mario Gordo é uma anta mesmo junto com sua cúpula de traíras.