Venha fazer parte da KTO
x

Para Tite, Alexandre Pato só não vai melhorar “se for muito burro”

3.0 mil visualizações 31 comentários Reportar erro

Tite espera que Pato melhore

Tite espera que Pato melhore

Tite recebeu Paolo Guerrero no Corinthians pouco após a conquista da Copa Libertadores do ano passado. Apesar da desconfiança inicial do peruano, construiu-se rapidamente entre eles uma relação sincera e decisiva no triunfo alvinegro no Mundial poucos meses depois. Com Alexandre Pato, que não soube usar a cabeça como o autor dos gols contra Al Ahly e Chelsea, foi muito diferente.

'O Guerrero é um guerreiro na acepção da palavra', afirmou o treinador, explicando por que foi tão fácil a adaptação do centroavante ao clube do Parque São Jorge. Como o cara que viria a ser o herói preto e branco no Japão já tinha a característica mais admirada pelos corintianos, bastou ao treinador pedir-lhe paciência.

'Ele é um jogador com sangue, competitivo, e entrou em um grupo com tratamento igual. No início, quando ainda não era titular, veio conversar comigo: 'Professor, no que eu posso melhorar". Respondi: 'A primeira coisa que você deve ter é calma para que a gente possa explorar todo o seu potencial'. Ele deve ter pensado: 'Será que esse cara está me enrolando, está de sacanagem comigo". Mas ele entrou, começou a fazer gols e permaneceu', contou Tite.

Mais do que botar bolas na rede, o camisa 9 mostrou - apesar de uma técnica muito superior - um estilo que Geraldão já havia provado ser um caminho direto ao coração da Fiel. Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, ele sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito. Dez dias depois, estava em campo em Toyota.

Alexandre Pato foi apresentado um mês depois. A condição física era justamente a grande questão em torno de um atleta com uma técnica reconhecidamente apurada. De lá para cá, não houve nenhuma contusão mais grave, mas a tal técnica diferenciada não apareceu com frequência, e a identificação com o clube foi uma realidade bem distante.

'A característica é outra. O Guerrero tem a competitividade estampada na cara dele. O Pato tem a qualidade técnica como marca maior. E é isso o que eu falo para ele: 'Você precisa ter a sensibilidade de se adaptar ao seu clube'. O Corinthians é competitivo, o Corinthians é Zé Maria, o Corinthians é sujar o calção. O Corinthians é cortar o supercílio, colocar uma bandagem e levar à loucura o torcedor que está na beirada do campo', vibrou.

Tite estava se referindo à final do Campeonato Paulista de 1979. O Super Zé ficou com a camisa completamente manchada, o que contribuiu para alimentar seu mito, muito mais calcado em sua raça do que em sua boa técnica. Pato ainda parece não entender por que Super Zé é Super Zé, mas há quem acredite que essa compreensão esteja perto de acontecer.

'Esse tempo de adaptação e a cobrança farão o atleta se educar. O técnico fala, o companheiro fala, o empresário fala, a imprensa fala... E, assim, ele vai aprendendo. Já está adaptado ao meio social e saberá o que deve fazer para ganhar espaço, com um pouquinho de inteligência. Não é difícil. Talento ele tem. Finalização ele tem. Cabeceio ele tem. Só falta o mais fácil. Ele sentiu queimar a carne agora. É por isso que acredito na evolução dele', afirmou seu treinador nos últimos 12 meses.

Alexandre Pato chegou a atirar a camisa corintiana no chão e botar a mão na orelha, pedindo reconhecimento. Não era um sinal de humildade após um erro que gerou cobranças em todos os níveis, mas, ainda assim, Tite viu em toda a situação uma oportunidade de crescimento que não foi desperdiçada.

'Aquilo do Grêmio foi um marco importante, sim. Se ele tiver o mínimo de inteligência, vai perceber que precisa arrastar a bunda no chão e competir. O Pato é um menino inteligente, que deve reconhecer a cara do Corinthians. Não temos que esperar que o clube se molde à gente. Temos que nos moldar. Ele pode fazer isso sem ferir suas características, sem perder qualidade', disse o gaúcho. E vai fazer? 'Só não vai ver isso se for muito burro!'

Fonte: Site da Gazeta Esportiva

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: