Paulistão: FPF copia regulamento e classificado pode ser rebaixado

Paulistão: FPF copia regulamento e classificado pode ser rebaixado

Corinthians venceu a primeira partida do Paulistão

Corinthians venceu a primeira partida do Paulistão

Os cartolas aceitaram a formula de disputa do Campeonato Paulista de 2014, que vem gerando polêmica desde que fora anunciada pela FPF em fins de outubro de 2013. Para enxugar a competição, a Federação Paulista de Futebol dividiu os 20 participantes em 4 grupos iguais, os quais os times enfrentam apenas àqueles que não estão em suas chaves. Cada participante fará 15 jogos na primeira fase e os dois melhores classificados de cada grupo avançam às quartas-de-final, que serão disputadas em jogo único.

Com critérios diferentes para classificação e rebaixamento, a FPF acabou gerando uma confusão. Mesmo sem pontuar, já que foram derrotados na rodada inicial, Comercial e Linense estariam classificados às quartas-de-final como os dois melhores colocados do grupo A, ganhando as vagas do Palmeiras e do Oeste, que pertencem ao grupo D e venceram na rodada.

Também cita o regulamento que ao término da primeira fase, os quatro clubes que somarem menos pontos, independente dos grupos, estarão rebaixados para a Série A2 de 2015. O regulamento da FPF permitira que o 17º colocado ser ao mesmo tempo o 2º colocado de seu grupo, assim sendo, o clube estará rebaixado e ao mesmo tempo classificado às quartas-de-final.

Injustiças, confusões e choradeiras nas edições de 78 e 79
O Campeonato Paulista de 1978, a FPF também dividiu os 20 participantes em 4 grupos iguais. O certame foi disputado em turno e returno. Os times se enfrentaram entre si, cada participante fez 19 jogos na primeira fase e 19 jogos na segunda fase.

Na primeira fase, a Portuguesa classificou-se às quartas-de-final do primeiro turno como 2º colocado do grupo B tendo pior campanha que o Comercial, o 3º colocado do grupo C.

Na segunda fase, a Francana classificou-se às quartas-de-final do segundo turno como 2º colocado do grupo C tendo pior campanha que o XV de Piracicaba, 3º colocado do grupo D.

Naquele ano, a Portuguesa Santista que havia realizado pífia campanha na primeira fase, reagiu na segunda fase e terminou como 3º colocado de seu grupo, sendo eliminada das quartas-de-final pelo Juventus, 2º colocado no critério saldo de gols. Na classificação geral na somatória dos dois turnos, a Portuguesa Santista foi rebaixada.

No Paulistão de 1979, a FPF adotou quase que o mesmo regulamento usado no de 1978. Os times jogaram divididos em 4 grupos iguais passando para segunda fase os três melhores colocados de cada grupo e, novamente houve injustiça. Ferroviária e Noroeste avançaram à 2ª fase, respectivamente, como terceiros colocados do grupo C e D, ambos tendo realizados campanhas inferiores as da Inter de Limeira e Comercial, 4º e 5º colocado do grupo B.

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Paulo Garcia lança chapa com Flávio Adauto (direita) e Emerson Piovesan (esquerda)

    Clube-empresa, veto ao irmão Fernando e 'anti-Crefisa': Paulo Garcia lança chapa no Corinthians

    ver detalhes
  • Fifa atualiza ranking de campeões mundiais; Corinthians é o melhor brasileiro

    Fifa atualiza ranking, e Corinthians é melhor brasileiro e único bicampeão mundial reconhecido

    ver detalhes
  • Tréllez foi autor do gol da Vitória sobre o Corinthians na Arena no Brasileirão-2017

    Diretoria do Vitória tem reunião para discutir transferência de Tréllez ao Corinthians

    ver detalhes
  • Adauto (ao centro) classificou Corinthians como 'melhor vitrine do futebol brasileiro'

    Ex-Corinthians, Adauto defende Alessandro e minimiza falta de poder financeiro: 'Melhor vitrine'

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes