Santos x Corinthians - Primeiro clássico põe em jogo hegemonia paulista!

Santos x Corinthians - Primeiro clássico põe em jogo hegemonia paulista!

Em 2013, os dois times fizeram a final Pato deve esquentar o bancoFoto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Em 2013, os dois times fizeram a final Pato deve esquentar o bancoFoto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Santos, SP, 28 (AFI) ?' O primeiro clássico do Paulistão Chevrolet de 2014 será marcado pelo encontro entre os dois clubes que mantêm a hegemonia do Estado nos últimos cinco anos. Na luta pela liderança em seus grupos, Santos e Corinthians se enfrentam, nesta quarta-feira, às 22 horas, na Vila Belmiro, em Santos, pela quarta rodada. A Rádio FI transmite este jogão em parceria com o Conexão FM.


Nas últimas temporadas, Peixe e Timão têm dominado o cenário estadual. Das cinco edições passadas, o time da Baixada conquistou três taças (2010 a 2012) e o clube do Parque São Jorge levantou duas (2009 e 2013). Em três delas, ambos se enfrentaram na final: 2009, 2011 e 2013.

Para continuarem dominando o território paulista, os dois times precisam da vitória. Um tropeço poderia deixar os dois fora da liderança em sua chaves. Lembrando que classificarão às quartas-de-final os dois primeiros colocados de cada grupo.

A situação mais tranquilo, pelo menos por enquanto, é a do Santos. O time de Vila Belmiro ainda está invicto e ocupa a segunda posição do Grupo C, com sete pontos. Está atrás apenas do São Bernardo, que soma nove, mas já perdeu na rodada para o Osasco Audax, por 1 a 0.

O Timão, por sua vez, tenta se recuperar da derrota para o mesmo São Bernardo, por 1 a 0, no último sábado. O tropeço em pleno Pacaembu fez os comandados de Mano Menezes perderem os 100% de aproveitamento e a liderança para o Botafogo. Ambos têm seis pontos, mas o Botinha leva vantagem no saldo de gols: 2 a 1.

Retrospecto
O 'Clássico Alvinegro', como também é conhecido os duelos entre Santos e Corinthians, tem sido marcado pelo equilíbrio nos últimos confrontos. Dos seis embates mais recentes, cinco acabaram com empates. Nos últimos três, o placar foi o 1 a 1. A exceção foi a primeira final do Paulistão 2013, que terminou com vitória corintiana, por 2 a 1.

No histórico geral, porém, a vantagem do Timão é bastante confortável. Até o momento, o clássico já foi disputado em 313 oportunidades. São 124 vitórias corintianas, 98 vitórias santistas e 91 empates. O Timão marcou 568 gols e sofreu 485.

Damião fora!
O técnico Oswaldo de Oliveira descartou nesta terça-feira a estreia do atacante Leandro Damião no clássico contra o Corinthians. O treinador admitiu que não conta com o jogador, que ainda não teve a documentação regularizada pelo Santos ?' para tanto, o Peixe terá de pagar a primeira parcela dos R$ 42 milhões ao Inter.

'Não acredito que tenha alguma coisa para acontecer amanhã (quarta-feira). Se não, teria treinado com ele. Acho que não vai ter condição de jogo. Por isso, estou trabalhando com outra opção. Os torcedores estão ansiosos, eu também estou', afirmou Oswaldo de Oliveira, ao falar sobre a situação de Leandro Damião.

Ainda sem poder contar com Leandro Damião, grande reforço santista na temporada, Oswaldo de Oliveira pode escalar no clássico um garoto que acaba de conquistar o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior: o meia Jorge Eduardo. Ele ocuparia a vaga do atacante Geuvânio, que se recupera de uma lombalgia.

'Eu tenho que sentir como ele vai reagir. Na minha opinião é uma coisa simples, porque vai depender só de como ele encara isso, mas não tem mistério, pois o que ele faz é muito elementar, é mais ação do que pensamento. É um meia que ataca e defende como o gente faz e eu o vi fazer muito bem na Copinha', elogiou o treinador, ao comentar sobre o garoto Jorge Eduardo.

Mistério de Mano
O técnico Mano Menezes não confirmou o time titular do Corinthians para enfrentar o Santos. Mas a tendência é que ele mantenha a escalação das duas primeiras partidas, nas vitórias diante da Portuguesa (2 a 1) e do Paulista (1 a 0).

Mano só confirmou que o lateral-direito Fagner ainda continua fora da equipe, apesar de já estar com a documentação regularizada. Segundo ele, não é justo divulgar a escalação para imprensa antes de conversar com os jogadores.

'Não fizemos um treino coletivo tático e vou tomar esta decisão hoje à noite (terça-feira). Amanhã (quarta-feira), 45 minutos antes do clássico, vou divulgar a escalação', avisou.
Nos dois primeiros jogos, Mano escalou um time que do meio para frente tinha Danilo, Romarinho e Guerrero. Já contra o São Bernardo (derrota por 1 a 0), no último sábado, o treinador mandou a campo Ibson, Alexandre Pato e Emerson.

'O que ainda não temos definido é qual é a nossa força máxima. Hoje, todos os jogadores têm condição de jogar, exceto Fagner e o Renato Augusto, que ainda precisa de mais tempo', afirmou Mano.

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Farfán foi companheiro de Guerrero na seleção do Peru

    Jornalista revela interesse do Corinthians em atacante peruano

    ver detalhes
  • Camisa a ser usada pelo Corinthians contra o Cruzeiro tem escudo da Chapecoense

    Em ação no Twitter, Corinthians exibe uniforme em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes
  • Equipe feminina do Timão foi ao CT Joaquim Grava no início de novembro

    Corinthians renova parceria com Audax e confirma equipe feminina para 2017

    ver detalhes
  • Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes