Venha fazer parte da KTO
x

Quatro estádios têm audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

3.9 mil visualizações 22 comentários Reportar erro

Em quatro estádios, os torcedores com deficiência visual podem acompanhar em detalhes tudo o que está ocorrendo no campo e nas arquibancadas. Está sendo oferecido o serviço de audiodescrição, durante o Mundial, nos estádios Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Corinthians (São Paulo), Mané Garrincha (Brasília) e Mineirão (Belo Horizonte). Dois voluntários em cada local descrevem para esses torcedores, além do jogo, detalhes da partida, como linguagem corporal, expressões faciais e uniformes dos jogadores e brincadeiras das torcidas.


A audiodescrição pode ser acessada por meio de frequências de rádio. Quem quiser ouvir, deve levar um aparelho portátil de rádio ou telefone celular com receptor FM, além de fones de ouvido. O serviço está disponível durante os jogos nas frequências 103,3 FM em Belo Horizonte, 98,3 FM em Brasília, 88,9 FM no Rio de Janeiro e 88,7 FM em São Paulo.
Milton dos Santos Peres, que não enxerga desde que nasceu, só foi uma vez a um estádio de futebol, quando tinha 18 anos. “Deficiente visual vai ao estádio fazer o quê?”, diz. Agora, com 43 anos, voltou para ver um jogo da Copa do Mundo com o sistema de audiodescrição, no Estádio Nacional de Brasília - Mané Garrincha, para assistir à disputa entre Colômbia e Costa do Marfim, que ocorreu ontem (19). Para ele, as narrações tradicionais de emissoras de rádio durante as partidas de futebol são muito superficiais e insuficientes para as pessoas com deficiência visual compreendam o que está ocorrendo.


“A narração é feita para pessoas que enxergam, não dá muitos detalhes. Na audiodescrição, há detalhes mais específicos, como sinais, gestos, quando o juiz levanta a bandeira, quando alguém cai”, explica Peres, que é diretor de comunicação da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, costuma assistir a filmes com audiodescrição no cinema e em casa, e diz que o sistema ajuda muito a compreender as paisagens e os gestos das histórias.
A audiodescrição nos estádios é feita por locutores voluntários, que foram treinados. O projeto é uma parceria entre a Fifa, a organização não governamental Urece Esporte e Cultura para Cegos, do Rio de Janeiro; e o Centro de Acesso ao Futebol na Europa (Cafe). Em 2010, na Copa da África do Sul, a audiodescrição foi oferecida em seis estádios do campeonato.

Fonte: O Serrano

Veja Mais:

  • Jogadores do Corinthians antes do jogo contra o Cianorte pela Copa do Brasil

    CBF confirma data do sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja detalhes

    ver detalhes
  • Árbitro Yuri Elino durante jogo do Corinthians

    Corinthians volta a atingir marca negativa em cartões que não acontecia desde 2012

    ver detalhes
  • Corinthians leva multa de R$ 10 mil por canto homofóbico em jogo do Sub-17

    Corinthians leva multa de R$ 10 mil por cânticos homofóbicos em jogo do Sub-17; veja mais

    ver detalhes
  • Paulinho em ação no duelo contra o Corinthians

    Defesa do Corinthians consegue feito incrível contra dupla de ataque do Atlético-MG; confira

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians compareceu em peso à estreia no Brasileiro diante do Atlético-MG

    Corinthians volta a ter público acima dos 44 mil pagantes na Neo Química Arena após oito meses

    ver detalhes
  • Os jogadores que atuaram menos de 45 minutos foram a campo, os demais fizeram regenerativo

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava e inicia preparação para embate contra o Juventude

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: