Venha fazer parte da KTO
x

CBF mantém data Fifa no Brasileiro, mas salva final da Copa do Brasil 2015

1.1 mil visualizações 22 comentários Reportar erro

Guerrero é convocado o tempo todo

Guerrero é convocado o tempo todo

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou, nesta quarta-feira, mudanças pontuais no calendário de 2015 do futebol nacional. Apesar da pressão de clubes, jogadores, torcedores e imprensa, a entidade manteve as datas Fifa coincidindo com competições nacionais ao longo de toda a temporada. A concessão do órgão foi "salvar" a final da Copa do Brasil e uma rodada da reta final do Campeonato Brasileiro.

A manobra é complexa. Para atender ao calendário da Conmebol, que já prevê o início das Eliminatórias para a Copa de 2018, a CBF usou duas datas vagas que tinha no início do segundo semestre do próximo ano. Com isso, ela permitiu que a final da Copa do Brasil e a 35ª rodada do Brasileiro, em novembro, não acontecessem em meio às disputas das seleções.

Será a única vez no ano, no entanto, em que os clubes serão poupados em datas Fifa. No primeiro semestre, os amistosos internacionais tomarão jogadores em três oportunidades. Durante a Copa América, em junho, cinco rodadas do Brasileiro acontecerão normalmente.

No segundo semestre, por fim, quatro datas Fifa ainda atrapalharão o calendário nacional. Somente nas duas últimas da temporada, jogos das Eliminatórias, os clubes serão poupados, e ainda assim com ressalvas.

A terceira rodada da disputa por uma vaga em 2018 está marcada para o dia 13 de novembro, uma sexta-feira. Como é de praxe, os jogadores convocados se apresentam para as suas seleções cinco dias antes, portanto no fim de semana anterior. Na quarta, 11 de novembro, seriam disputados os jogos de ida da final da Copa do Brasil e da semi da Sul-Americana.

Pelo calendário revisto, não haverá jogos no dia 11, assim como no fim de semana seguinte, nos dias 14 e 15 de novembro. O Brasileiro só voltará a rolar no dia 18, um dia depois da quarta rodada das Eliminatórias. Essa rodada do Nacional, em tese, seria prejudicada pelas seleções.

No cenário atual, porém, o prejuízo é menor. Hoje em dia, é comum que os jogadores coloquem em campo os atletas logo após a viagem com a seleção, sempre avaliando o nível de cansaço dos mesmos. Por isso, a rodada seria atrapalhada somente "parcialmente".

A mudança, vale lembrar, vale somente para 2015. Nesta temporada, o calendário seguirá ininterruptamente, prejudicando os clubes nas rodadas 34 e 35 do Brasileiro e no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, para amistosos em novembro.

O anúncio da CBF foi feito no mesmo dia em que Paulo André, líder do Bom Senso, condenou a manutenção do calendário coincidente com as datas Fifa, que ele chamou de "desgraça", em texto publicado no blog do Juca Kfouri, do UOL Esporte. Na carta aberta, o ex-zagueiro corintiano, crítico da administração de José Maria Marin e Marco Polo del Nero, destaca a postura adotada pelos cartolas ao tratar do assunto.

"Na contramão do bom senso, surgem as desastrosas declarações da CBF. 'Todo mundo questionava que antes não tínhamos jogadores que atuam no Brasileiro na Seleção, agora questionam se isso é bom'. Claro que é bom. Mas fazê-los desfalcar suas equipes neste momento chega a ser estúpido", escreveu Paulo André.

Fonte: esporte

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: