Porque a rivalidade com o Corinthians uniu Grêmio e Internacional

16 mil visualizações 116 comentários

Por Meu Timão

Grêmio e Internacional: unidos contra o Corinthians

Grêmio e Internacional: unidos contra o Corinthians

A perseguição dos times gaúchos ao Corinthians após o caso Petros levantou uma tradição quase histórica: a rivalidade que Internacional e Grêmio tem contra o Timão.

Embora sejam apenas adversários como outros quaisquer para o Corinthians, a coisa muda de figura em solo gaúcho: gremistas e tricolores tem verdadeiro ódio pelo clube do Parque São Jorge. Muitos dos casos foram provocados pelas próprias diretorias, que fazem questão de por o Corinthians constantemente em pauta.

Os "antis" gaúchos tem um histórico extenso de iniciativas contra o Corinthians - que é a terceira torcida do Rio Grande do Sul. Confira a lista:

1. Caso Petros

Por um erro da CBF e da Federação Paulista o jogador tinha uma pequena irregularidade em sua inscrição no BID: um simples equívoco com a data de registro que liberava o jogador um dia antes da data de seu contrato.

A história descoberta posteriormente parecia simples, e o Corinthians não seria penalizado uma vez que o erro não foi causado pelo clube. Apesar disso o time foi julgado e inocentado. E o que o Internacional e Grêmio tinham a ver com isso? Nada. Mas os times gaúchos resolveram se envolver assim mesmo e entraram com recurso para um novo julgamento.

2. Põe no DVD

Talvez o episódio mais patético da lista, o "caso DVD" aconteceu em 2009. Na ocasião, o Internacional chegou à final da Copa do Brasil para enfrentar o Corinthians.

Antes da partida, porém, a diretoria do clube gaúcho organizou um DVD com lances para mostrar que o Corinthians era favorecido pela arbitragem. O principal ponto era provar que o Corinthians "não merecia" estar na final - talvez com medo de enfrentar o Timão. Óbvio que o DVD não teve nenhum valor, foi divulgado como piada na internet e o Corinthians ganhou com méritos a competição

3. Invasão de 1976

O episódio acima não foi a primeira vez que o Internacional não gostou de ter o Corinthians como rival em uma decisão. Em 1976 eles fizeram ainda pior. Após o Corinthians invadir o Maracanã para a semi-final contra o Fluminense, era a vez de chegar a Porto Alegre.

O Internacional sabia que o time iria tremer diante da força da torcida corinthiana e decidiu jogar sujo: além de não liberar os ingressos para os corinthianos na partida, a Polícia Militar fechou as estradas para a capital gaúcha. Nenhum ônibus corinthiano foi liberado até metade do segundo tempo.

4. Clube dos 13

Mas não é só o Internacional que tem ódio do Corinthians: o Grêmio - que tem sido o maior entusiasta da punição no caso Petros, também tem seus motivos para implicar com o Timão. O principal deles tem a ver com a diretoria.

O presidente do Grêmio, Fábio Koff, era o presidente do Clube dos 13 à época que Andrés Sanchez desafiou a instituição. Com a saída do Corinthians, a entidade foi desmantelada e o mandatário gremista perdeu um salário de R$72mil.

5. Brasileirão 2005

Embora o Grêmio estivesse na série B em 2005, o Internacional atuou pela competição e ficou em segundo. Não engoliu o vice-campeonato e espalhou reclamações - 2005 foi o ano que o escandâlo da arbitragem havia sido descoberto, e as partidas de todos os times onde foi comprovada adulteração foram anuladas.

O Corinthians jogou novamente as duas partidas anuladas, pelas regras definidas pela própria CBF - acatadas por todos os times antes de sua realização. Sem a interferência da arbitragem, o Corinthians terminou à frente, levou o título e concedeu o apelido que a torcida do Inter carrega até hoje: "chorolados" (em alusão mistura de "chororô" e "colorados").

6. Entrega em 2007

Em 2007 o Corinthians passava por um dos seus piores momentos: situação contubarda na direção, saída da MSI, dívidas e um time sem brios. Não sem razão, acabou rebaixado na última rodada do campeonato - até hoje, o time rebaixado com o maior número de pontos conquistados.

A partida da última rodada foi contra o Grêmio, no Olímpico. O time gaúcho não brigava por nada na competição e a partida terminou empatada em 1x1. Na mesma situação estava o Internacional - em 11˚ lugar, sofreu uma derrota "polêmica" para o Goiás.

A diferença técnica entre os dois times não justificou o placar de 2x1 para o time goiano, que rebaixou o Corinthians. Uma suposta entrega foi cogitada como vingança do Internacional após perder o título de 2005.

7. Recordes de público

Para selar a lista da rivalidade entre gaúchos x corinthianos, basta analisar o público dos jogos mandandos em Porto Alegre. Contra o Corinthians, o Internacional encheu o estádio, criando o recorde do novo Beira-Rio - foram 42 mil torcedores - um público maior do que o clássico Gre-Nal.

Vale lembrar que o recorde de público do "velho" Beira-Rio também foi em jogo contra o Corinthians. Esse em 1976, com 84mil torcedores.

Veja Mais:

  • Corinthians fica no empate por 1 a 1 com o Ituano, na Arena, em seu último compromisso antes da paralisação

    Clubes e FPF se reúnem nesta sexta-feira para alinhar retorno do Campeonato Paulista; veja detalhes

    ver detalhes
  • Sem espaço no Corinthians, volante Thiaguinho defende o CRB atualmente

    Meu Timão entrevista volante Thiaguinho em live nesta quinta-feira; saiba como assistir

    ver detalhes
  • Corinthians pretende bater o martelo sobre Jô até o final deste mês

    Corinthians e Jô tentam equacionar diferença financeira para acordo; diretoria trabalha com prazo

    ver detalhes
  • Cássio participou de uma entrevista virtual coletiva nesta quinta-feira

    Cássio reforça discurso de maior corte salarial no Corinthians para evitar demissões

    ver detalhes
  • Bruno Méndez (20), Lucas Piton (19) e Carlos Augusto (21) são considerados três dos principais ativos do Corinthians, com boa chance de venda ao exterior

    Novo Pedrinho? Corinthians tem 22 jogadores com idade para despertar interesse de clubes de fora

    ver detalhes
  • ShopTimão lança camisetas em homenagem a Cássio

    Corinthians lança camisetas em homenagem a Cássio; veja modelos e como comprar

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: