Três colombianos e um destino: conheça os possíveis adversários do Corinthians na Libertadores

Três colombianos e um destino: conheça os possíveis adversários do Corinthians na Libertadores

Por Meu Timão

Santa Fé é o favorito a pegar o TImão

Santa Fé é o favorito a pegar o TImão

Foto: Divulgação

Três equipes colombianas e um único destino: Arena Corinthians, dia 04 de fevereiro. Para esta data e local está marcada a primeira partida do confronto número seis da fase pré da Libertadores da América. Garantido, o Corinthians aguarda a definição do "Colômbia 3" para saber quem será seu adversário.

A terceira equipe colombiana é aquela que soma mais pontos na fase de confrontos todos contra todos somados os campeonatos do primeiro e segundo semestre. Ou seja, o mesmo que fez o Cruzeiro aqui no Brasil. A diferença é que na Colômbia, ao final de cada turno, classificam-se oito equipes que ficam divididas em dois grupos. Após o quadrangular, os campeões fazem a decisão em sistema mata-mata. Ao final da temporada, são dois campeões colombianos por ano.

Mas o Corinthians não enfrentará a melhor equipe do país vizinho. O primeiro lugar da "reclasificación" é o Atlético Nacional, que recentemente eliminou o São Paulo na Copa Sul-Americana. Os finalistas da competição continental sagraram-se campeões do primeiro semestre e, por isso, entram direto na fase de grupos. Com o segundo campeonato na reta final, quatro equipes disputam vaga na Liberta, sendo que três delas poderão atravessar o caminho do Corinthians.

Independiente Santa Fé

O Santa Fé só não enfrentará o Corinthians se for o campeão. Com 75 pontos na tabela (21 vitórias, 12 empates e 12 derrotas), a equipe de Bogotá decide no próximo sábado se avança à decisão. Depende só de si, precisando vencer o Atlético Nacional, como visitante. No mesmo horário, Once Caldas e Atlético Huila medem forças. Se o Huila vencer e o Santa Fé tropeçar, estará na final jogando imediatamente o Independiente Santa Fé na fase pré e o adversário alvinegro estará definido. Senão, a dúvida seguirá durante a decisão.

Local que manda as partidas: Bogotá
Estádio: El Campín
Altitude: 2.640 m
Sete vezes campeão colombiano
Nenhum título internacional

Once Caldas

A equipe de Manizales já não tem mais chances de conquistar o título. Entretanto, caso o Santa Fé levante a taça, terá enormes possibilidades de encarar o Timão. Com 66 pontos na pontuação geral, o Once Caldas está a dois do já eliminado Junior Barranquilla, e a quatro do Independiente Medellín. Acontece que o Medellín está classificado para a decisão e tem três jogos por fazer. Caso o Once Caldas vença no final de semana o Atlético Huila, ainda que o Medellín garanta a vitória a diferença permanecerá em quatro pontos. Com isso, o Once Caldas passa a torcer para o Independiente Santa Fé na decisão, pois o Medellín só conseguiria a vaga em caso de título virando "Colômbia 2" e deixando o Santa Fé como "Colômbia 3".

Local que manda as partidas: Manizales
Estádio: Palogrande
Altitude: 2.153 m
Quatro vezes campeão colombiano
Campeão da Libertadores 2004

Independiente Medellín

O Medellín é o menos provável entre os três adversários, mas não impossível. Já classificado para a decisão, enfrentará o Deportivo Cali, fora de casa, na última rodada. Se vencer, somará 65 pontos e em caso de derrota do Once Caldas diminuirá a diferença para um ponto. Se a equipe de Manizales empatar, a diferença ficaria em três pontos e uma vitória na decisão bastaria ao Medellín para ultrapassar o Once Caldas (pelo número de jogos vencidos). Poderia, assim, perder o segundo jogo e o eventual título para o Independiente Santa Fé que seria o adversário do Corinthians.

Local que manda as partidas: Medellín
Estádio: Atanásio Girardot
Altitude: 1.538 m
Cinco vezes campeão colombiano
Enfretou o Timão na Libertadores 2010 (empate na Colômbia por 1 a 1, gol de Dentinho, e vitória alvinegra no Pacaembu por 1 a 0, Valencia fez gol contra)


O Meu Timão ficará de olho no desfecho do Campeonato Colombiano. O adversário alvinegro poderá sair dia 13 ou apenas em 21 de dezembro, data da finalíssima.

Veja Mais:

  • Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    ver detalhes
  • Chapecoense está na Libertadores de 2017; Corinthians segue lutando por vaga

    Conmebol confirma título à Chape, e Libertadores-2017 terá ao menos oito brasileiros

    ver detalhes
  • Wladimir tem 805 jogos com a camisa do Corinthians em seu currículo

    Invasão Corinthiana, impeachment de Andrade e tragédia da Chape: bate-papo com Wladimir

    ver detalhes
  • Muricy atualmente trabalha como comentarista no SporTV

    Corinthians convidou Muricy Ramalho para ocupar cargo na base

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes