Três colombianos e um destino: conheça os possíveis adversários do Corinthians na Libertadores

45 mil visualizações 103 comentários

Por Meu Timão

Santa Fé é o favorito a pegar o TImão

Santa Fé é o favorito a pegar o TImão

Divulgação

Três equipes colombianas e um único destino: Arena Corinthians, dia 04 de fevereiro. Para esta data e local está marcada a primeira partida do confronto número seis da fase pré da Libertadores da América. Garantido, o Corinthians aguarda a definição do "Colômbia 3" para saber quem será seu adversário.

A terceira equipe colombiana é aquela que soma mais pontos na fase de confrontos todos contra todos somados os campeonatos do primeiro e segundo semestre. Ou seja, o mesmo que fez o Cruzeiro aqui no Brasil. A diferença é que na Colômbia, ao final de cada turno, classificam-se oito equipes que ficam divididas em dois grupos. Após o quadrangular, os campeões fazem a decisão em sistema mata-mata. Ao final da temporada, são dois campeões colombianos por ano.

Mas o Corinthians não enfrentará a melhor equipe do país vizinho. O primeiro lugar da "reclasificación" é o Atlético Nacional, que recentemente eliminou o São Paulo na Copa Sul-Americana. Os finalistas da competição continental sagraram-se campeões do primeiro semestre e, por isso, entram direto na fase de grupos. Com o segundo campeonato na reta final, quatro equipes disputam vaga na Liberta, sendo que três delas poderão atravessar o caminho do Corinthians.

Independiente Santa Fé

O Santa Fé só não enfrentará o Corinthians se for o campeão. Com 75 pontos na tabela (21 vitórias, 12 empates e 12 derrotas), a equipe de Bogotá decide no próximo sábado se avança à decisão. Depende só de si, precisando vencer o Atlético Nacional, como visitante. No mesmo horário, Once Caldas e Atlético Huila medem forças. Se o Huila vencer e o Santa Fé tropeçar, estará na final jogando imediatamente o Independiente Santa Fé na fase pré e o adversário alvinegro estará definido. Senão, a dúvida seguirá durante a decisão.

Local que manda as partidas: Bogotá
Estádio: El Campín
Altitude: 2.640 m
Sete vezes campeão colombiano
Nenhum título internacional

Once Caldas

A equipe de Manizales já não tem mais chances de conquistar o título. Entretanto, caso o Santa Fé levante a taça, terá enormes possibilidades de encarar o Timão. Com 66 pontos na pontuação geral, o Once Caldas está a dois do já eliminado Junior Barranquilla, e a quatro do Independiente Medellín. Acontece que o Medellín está classificado para a decisão e tem três jogos por fazer. Caso o Once Caldas vença no final de semana o Atlético Huila, ainda que o Medellín garanta a vitória a diferença permanecerá em quatro pontos. Com isso, o Once Caldas passa a torcer para o Independiente Santa Fé na decisão, pois o Medellín só conseguiria a vaga em caso de título virando "Colômbia 2" e deixando o Santa Fé como "Colômbia 3".

Local que manda as partidas: Manizales
Estádio: Palogrande
Altitude: 2.153 m
Quatro vezes campeão colombiano
Campeão da Libertadores 2004

Independiente Medellín

O Medellín é o menos provável entre os três adversários, mas não impossível. Já classificado para a decisão, enfrentará o Deportivo Cali, fora de casa, na última rodada. Se vencer, somará 65 pontos e em caso de derrota do Once Caldas diminuirá a diferença para um ponto. Se a equipe de Manizales empatar, a diferença ficaria em três pontos e uma vitória na decisão bastaria ao Medellín para ultrapassar o Once Caldas (pelo número de jogos vencidos). Poderia, assim, perder o segundo jogo e o eventual título para o Independiente Santa Fé que seria o adversário do Corinthians.

Local que manda as partidas: Medellín
Estádio: Atanásio Girardot
Altitude: 1.538 m
Cinco vezes campeão colombiano
Enfretou o Timão na Libertadores 2010 (empate na Colômbia por 1 a 1, gol de Dentinho, e vitória alvinegra no Pacaembu por 1 a 0, Valencia fez gol contra)


O Meu Timão ficará de olho no desfecho do Campeonato Colombiano. O adversário alvinegro poderá sair dia 13 ou apenas em 21 de dezembro, data da finalíssima.

Veja Mais:

  • Corinthians fica no empate por 1 a 1 com o Ituano, na Arena, em seu último compromisso antes da paralisação

    Clubes e FPF se reúnem nesta sexta-feira para alinhar retorno do Campeonato Paulista; veja detalhes

    ver detalhes
  • Corinthians pretende bater o martelo sobre Jô até o final deste mês

    Corinthians e Jô tentam equacionar diferença financeira para acordo; diretoria trabalha com prazo

    ver detalhes
  • Cássio participou de uma entrevista virtual coletiva nesta quinta-feira

    Cássio reforça discurso de maior corte salarial no Corinthians para evitar demissões

    ver detalhes
  • Bruno Méndez (20), Lucas Piton (19) e Carlos Augusto (21) são considerados três dos principais ativos do Corinthians, com boa chance de venda ao exterior

    Novo Pedrinho? Corinthians tem 22 jogadores com idade para despertar interesse de clubes de fora

    ver detalhes
  • ShopTimão lança camisetas em homenagem a Cássio

    Corinthians lança camisetas em homenagem a Cássio; veja modelos e como comprar

    ver detalhes
  • Live do Meu Timão: mercado da bola no Corinthians | Chegadas e saídas

    VÍDEO: Live do Meu Timão: mercado da bola no Corinthians | Chegadas e saídas

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: