Venha fazer parte da KTO
x

Em carta à torcida, Roberto de Andrade fala sobre base e 'presta contas' do seu início de mandato

30 mil visualizações 184 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Há quatro meses no cargo, presidente Roberto de Andrade divulga balanço do seu mandato

Há quatro meses no cargo, presidente Roberto de Andrade divulga 'balanço' do seu mandato

Marcelo Machado/Ag. Corinthians

Na tarde dessa terça-feira, o Corinthians publicou em seu site oficial uma carta do presidente Roberto de Andrade. Após quatro meses da eleição que o nomeou como novo presidente do Timão, o mandatário fez um balanço sobre o que já foi feito até agora e a atual situação do clube.

Entre os assuntos, ele falou sobre o começo promissor no futebol e os resultados negativos, falou sobre a reformulação no elenco e ressaltou que o clube não "define o destino de nenhum atleta" de maneira isolada.

"Para que haja uma transferência, é necessária a expressa e formal anuência do atleta. Ou seja, é necessário que o atleta queira sair", escreveu o presidente.

Sobre a atual situação financeira do clube, que nessa semana atrasou mais um mês dos direitos de imagem de cinco atletas, Roberto de Andrade disse que é "bem menos complicada do que se alardeia".

"Os problemas financeiros que tivemos com alguns atletas estão equacionados e sendo resolvidos. Jamais faltou transparência de nossa parte junto ao elenco e nunca atrasamos um dia sequer o salário mensal", ressaltou.

Na carta, o mandatário também falou sobre a utilização dos atletas das categorias de base. Disse que nesse mês de junho, inicia uma integração entre o Departamento de Futebol Profissional e o de Formação de Base.

"Nossa ideia é que cada vez mais os atletas oriundos de nossas categorias de base sejam integrados e utilizados pelo Departamento de Futebol Profissional. Mas isso não pode ser feito de maneira açodada, precipitada, antecipando ou suprimindo etapas. Nossos atletas da base são merecedores do nosso mais profundo reconhecimento e confiança", finalizou.

Confira a carta divulgada pelo Corinthians na íntegra

Nação Corinthiana,

Passados exatos quatro meses do início de minha gestão, sinto-me no dever de me dirigir a todos os associados e torcedores do Corinthians para prestar contas deste início de mandato.

Depois de um começo de ano muito promissor no futebol profissional, infelizmente os resultados não foram os que esperávamos. Estamos passando por um momento de transição e reformulação em nosso elenco. É importante que o torcedor saiba que o Clube, isoladamente, não define o destino de nenhum atleta. Para que haja uma transferência, é necessária a expressa e formal anuência do atleta. Ou seja, é necessário que o atleta queira sair.

Nossa atual situação financeira é de conhecimento geral. Requer cuidados, mas é bem menos complicada do que se alardeia. Temos, sem dúvida, que readequar despesas e receitas. As medidas necessárias nem sempre são simpáticas, mas sabemos que podemos contar com a compreensão da Fiel Torcida para o saneamento de nossas finanças.

Mesmo assim, estamos certos de que temos uma equipe forte que brigará pelos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Não tenham dúvidas de que continuaremos trabalhando incansavelmente para amparar e qualificar ainda mais a equipe, sempre dentro de nossas possibilidades e sem fazer loucuras ou irresponsabilidades. Os problemas financeiros que tivemos com alguns atletas estão equacionados e sendo resolvidos. Jamais faltou transparência de nossa parte junto ao elenco e nunca atrasamos um dia sequer o salário mensal.

Entramos nesse mês de junho em nova fase de integração do Departamento de Futebol Profissional com o Departamento de Formação de Atletas (Base). Estamos promovendo reuniões periódicas de alinhamento e execução do cronograma de trabalho. Nossa ideia é que cada vez mais os atletas oriundos de nossas categorias de base sejam integrados e utilizados pelo Departamento de Futebol Profissional. Mas isso não pode ser feito de maneira açodada, precipitada, antecipando ou suprimindo etapas. Nossos atletas da base são merecedores do nosso mais profundo reconhecimento e confiança. Nossa equipe do Sub-17 acabou de se sagrar campeã do Mundial da categoria, com atuações inesquecíveis, como a vitória por 3 a 0 contra o Barcelona na semifinal. Nossa Comissão Técnica que conduz o trabalho de integração é considerada a melhor do Brasil. São esses profissionais que avaliam e decidem o melhor momento para a utilização dos atletas da base no Departamento de Futebol Profissional. Em termos estruturais, retomamos a construção do CT da base ao lado do CT do profissional, e nesse mês de junho, as melhorias serão ainda mais visíveis, pois iniciaremos o plantio da grama nos campos de treinamento.

Os outros esportes também seguem sua rotina de êxitos, com destaque para o futsal e para a natação, em que fortes equipes nos proporcionarão muitas alegrias ao longo deste ano.

As intervenções para o aprimoramento do clube social seguem seu ritmo normal, e os associados que frequentam o clube podem comprová-las no dia-a-dia. Na última semana, ocorreu um fato que muito nos desagradou, mas que era inevitável: tivemos de devolver à Prefeitura a área de nosso estacionamento externo depois de um longo processo de negociações e fase judicial, que demorou ao todo mais de dez anos. A lei municipal que autorizou a Prefeitura a conceder o uso de tal área ao Corinthians previa que a Prefeitura poderia exigir a área de volta a qualquer momento, o que infelizmente foi feito. Esgotamos todos os recursos judiciais que estavam ao nosso alcance, e agora a Prefeitura vai implantar uma zona azul no local. Continuaremos buscando, pelas vias administrativas, uma solução para voltarmos a utilizar o local.

Por fim, fundamentais algumas palavras sobre a nossa casa. O sonho de todo corinthiano era ter um estádio. Há um ano, inauguramos o nosso, mas agora temos de pagar a conta. Tivemos de abrir mão das receitas de bilheteria, que estão sendo integralmente utilizadas para o pagamento do financiamento da obra. Nesse cenário, não dispomos dos mesmos recursos dos anos anteriores para a contratação de atletas, mas estamos investindo em nosso futuro. O estádio será pago com as receitas por ele geradas. Assim, é muito importante que todos os corinthianos nos auxiliem comparecendo aos jogos, se associando ao programa Fiel Torcedor, que cresceu de forma impressionante nos últimos meses, bem como, segundo suas possibilidades, adquirindo cadeiras e camarotes na Arena Corinthians e utilizando os espaços disponíveis para seus eventos corporativos.

Como nossos associados e torcedores puderam acompanhar, foram quatro meses intensos. Meses de muito trabalho e muito esforço que certamente trarão os frutos que almejamos. O que todos podem esperar desta Diretoria é lisura, transparência e uma dedicação incessante em prol do Corinthians. Todas as decisões que tomo são objeto de profunda reflexão e tomadas com seriedade e responsabilidade, sempre buscando o melhor para o Corinthians.

O Clube estará sempre atento aos anseios de seus associados e torcedores. Utilizem nossos canais de comunicação e tenham a certeza de que todas as críticas e sugestões são sempre avaliadas.

Muito obrigado a todos os associados e torcedores, bem como aos novos e antigos associados do programa Fiel Torcedor, que tanto colaboram para o engrandecimento constante e contínuo de nosso Clube.

Estamos juntos. Vai, Corinthians!!!

Roberto de Andrade
Presidente do Sport Club Corinthians Paulista

Veja Mais:

  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Vitória Yaya entrou na segunda etapa e rabiscou no campo ofensivo do Timão

    Corinthians inicia venda de ingressos para jogo do Feminino contra o Fluminense; veja cronograma

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: