Números e história mostram quem é o verdadeiro gigante do 'Clássico das Américas'

Números e história mostram quem é o verdadeiro gigante do 'Clássico das Américas'

Por Meu Timão

Neste domingo, o Corinthians venceu o Flamengo no Maracanã

Neste domingo, o Corinthians venceu o Flamengo no Maracanã

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

No último domingo, o Corinthians foi ao Maracanã para enfrentar o Flamengo pela 125ª partida entre os rivais, desde 1918. Sem dificuldades, o Timão bateu o clube carioca, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Elias, Uendel e Jadson, o placar de 3 a 0 garantiu a permanência do Timão no G-4.

Dessa forma, depois de eleger as cinco principais razões que aumentaram a rivalidade entre Flamengo e Corinthians, o Meu Timão resolveu listar mais alguns números e fatos da história alvinegra que mostram que o Corinthians é o verdadeiro gigante do 'Clássico das Américas'.

Média de público

Mesmo com ingressos cerca de 34% mais baratos que o Corinthians, o Flamengo ocupa a quarta posição no ranking das melhores médias do Brasileirão. O Timão, líder disparado, mantém a taxa de ocupação entre os 30.304 pagantes, em oposição aos 21.725 do clube da Gávea.

Interesse em jogadores corinthianos

Somente nessa temporada de 2015, o Flamengo assediou sete jogadores do Corinthians: Elias, Renato Augusto, Jadson, Petros, Luciano, Paolo Guerrero e Emerson Sheik. No entanto, apenas os dois últimos oficializaram a transferência, isso porque não haviam condições financeiras para mantê-los no elenco alvinegro.

Diferenças entre os CTs

A estrutura do CT Dr. Joaquim Grava conta com três campos oficiais, um mini-campo para aquecimento e treinamentos de goleiros, hotel com 32 apartamentos, auditório para reuniões, restaurante e cozinha com capacidade para 60 pessoas, sala de fisioterapia e massagem, vestiário para clubes visitantes, sala de jogos, lan house e leitura, sala de tecnologia e estatísticas, sala da comissão técnica, complexo de aplicação da biomecânica para prevenção de lesões, sala de musculação, piscina aquecida, vestiários, sala de imprensa com capacidade para até 100 jornalistas, mini-ginásio para basquete (com aval da FIBA) e vôlei (com aval da FIVB) para jogos oficiais, um campo de grama sintética, piscina descoberta, quadra de tênis e playground para filhos dos atletas.

Já o CT George Helal, conhecido como Ninho do Urubu, ainda possui uma estrutura precária, apesar de, em seu projeto inicial, apresentar alojamento para o futebol profissional, área da imprensa, musculação, departamento médico, vestiários, departamento técnico do futebol profissional, cozinha industrial, refeitório, auditório e sala de jogos. As obras, que começaram em 2011, já foram paralisadas por falta de recursos.

Atualmente no comando do Cruzeiro, o próprio técnico Vanderlei Luxemburgo já se queixou pela falta de estrutura do CT do Flamengo quando comandava o clube.

Redes sociais

Nas redes sociais, o Corinthians é superior em todos os seus perfis. A conta oficial do Timão no Instagram assumiu a liderança nacional, com mais de 540 mil seguidores. Além disso, já é o clube de futebol das Américas com mais fãs no Facebook (pouco mais de 10.300.000) e o maior do Brasil em seguidores no Twitter (aproximadamente 3.350.000). Enquanto isso, o Flamengo possui 442.000 seguidores no Instagram, 9.800.000 no Facebook e 2.720.000 no Twitter.

Nesse contexto, a superioridade do clube do Parque São Jorge na internet faz com que a torcida questione os números oficiais, que insistem em afirmar que o Flamengo possui a maior torcida do Brasil.

2 Mundiais x 1 Intercontinental

Em 2000, o Corinthians conquistou o primeiro Mundial organizado pela FIFA. Antes disso, acontecia anualmente a Copa Intercontinental, que rendeu um título ao Flamengo. Porém, a entidade máxima do futebol reluta em validar tal título como um "Mundial de Clubes", considerando apenas os vencedores do modelo atual, que teve edição isolada em 2000, vencida pelo Timão, e passou a se tornar anual em 2005. Dessa maneira, o Corinthians possui dois mundiais - o último conquistado em 2012 -, enquanto o Flamengo possui um intercontinental.

Estádio

O Corinthians demorou, mas enfim conseguiu seu próprio estádio. Depois de anos jogando no Pacaembu, o Timão inaugurou a Arena Corinthians em maio de 2014. Já o Flamengo, continua utilizando o Maracanã, que é um estádio de propriedade da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Maior invencibilidade e mais vitórias

No retrospecto das partidas entre Corinthians e Flamengo, ocorridas entre 1949 e 2015, o Timão leva a melhor, obtendo 24 vitórias e 16 empates. Nesse mesmo período, foi o clube do Parque São Jorge quem manteve a maior sequência de invencibilidade, com sete jogos seguidos sem perder, entre 2010 e 2013.

Veja Mais:

  • Marquinhos Gabriel é aposta do Corinthians para triunfar em território hostil. Vale a aposta?

    Contra o Racing, Corinthians decide classificação às quartas da Sul-Americana

    ver detalhes
  • Fachada do estádio, no alto, com imagens de ídolos e os anos de glórias

    Estádio do rival do Corinthians cultua e respeita a história de quem fez história pelo clube

    ver detalhes
  • Carille conduziu trabalho do Timão no estádio Presidente Perón

    Carille explica mudanças no Corinthians e pede 'jogo inteligente' por vaga

    ver detalhes
  • Jô falou com a imprensa nesta terça-feira já na Argentina

    Jô admite toque no braço, nega trapaça e abre o jogo sobre polêmica no Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes