Venha fazer parte da KTO
x

De 'Homem de Vidro' a 'Motorzinho': a evolução de Renato Augusto no Timão

18 mil visualizações 92 comentários Reportar erro

O meia Renato Augusto vive sua melhor fase desde a chegada ao Corinthians. Mesmo quando a equipe não tem boa atuação no geral, ele tem sido destaque dentro de campo e agradado a torcida alvinegra. Os números surpreendem. Nessa temporada, o jogador já atuou em 30 jogos, praticamente o mesmo número de partidas disputadas em todo o ano de 2013 - seu primeiro no Timão.

Conhecido inicialmente como "Homem de Vidro" pela torcida, o meia completa, em agosto, dois anos sem uma grave lesão. Para chegar a isso, Renato Augusto não tem vida fácil. Ele faz parte de um chamado "grupo especial", que tem acompanhamento diferenciado por parte do departamento médico e físico do Corinthians e é vigiado de perto pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti.

Quando chegou ao Corinthians, no final de 2012, Renato vinha de um histórico de lesões no Bayer Leverkusen (ALE). Nos últimos anos, foram lesões nos dois joelhos e uma grave lesão na coxa esquerda, que o tiraram de inúmeras partidas pelo time alemão. O mesmo aconteceu no seu primeiro ano de Corinthians. O meia só esteve presente em 41% das partidas do Timão e sofreu três sérias lesões no período. Por isso, Bruno Mazziotti resolveu fazer algo para mudar a situação.

"No início do ano passado, fiz um pacto com ele. Prometi que ele não iria mais se machucar e traçamos um planejamento para isso", contou Bruno. "Ele já está perto de completar dois anos sem contusões e na temporada passada foi o ano em que ele mais atuou na carreira, desde que subiu da base no Flamengo. Isso em dez anos de futebol e cada vez ficando mais velho", comemorou, em entrevista exclusiva ao Meu Timão.

"Esse trabalho já vem desde o ano passado, mas vocês estão reparando mais agora. A evolução é grande. Ele foi de 'homem de vidro' ao 'motorzinho' do time", ressaltou Mazziotti.

A evolução é vista dentro de campo nos números de Renato Augusto no Campeonato Brasileiro. O meia é o segundo jogador que mais acertou passes no elenco, com 454; o segundo que mais deu assistências, com 14; o segundo que mais finalizou certo, com dez; e quem mais deu dribles, com oito - em todos ficou atrás apenas de Jadson.

"A sequência de jogos deu confiança a ele. Não adianta eu ir lá e falar 'corre que você não vai sentir nada' e ele correr e sentir. Isso já aconteceu antes e ele sabe como funciona. O trabalho foi feito aos poucos e ele foi ganhando essa confiança que reflete dentro de campo", contou o fisioterapeuta.

Esse trabalho feito com Renato Augusto é visto diariamente dentro do Corinthians. Após a maioria dos jogos, o meia treina separado, faz reforço muscular e é acompanhado de perto por Mazziotti. Minutos antes de dar a entrevista, por exemplo, o fisioterapeuta seguia trabalhando com Renato, mesmo após o elenco todo já ter deixado o CT.

"Ele faz parte de um grupo especial e tem um cuidado semana a semana. Eu brinco que meu trabalho é como o de um engenheiro de carros da fórmula 1, eu preciso analisar toda semana. Tem semana que ele trabalha mais fisicamente, faz academia, tem semana que eu quero que ele repouse mais, por exemplo", explicou o fisioterapeuta.

O "motorzinho" do time estará em campo neste sábado, contra o Atlético-MG, comandando a criação do time, já que Jadson está suspenso. Contra o time mineiro, Renato Augusto chegará a sua 31ª partida este ano, o mesmo número da temporada toda de 2013.

Lesões no Corinthians antes do 'grupo especial'

24 de março de 2013 - Lesão muscular de grau 2 no músculo bíceps femural (posterior) da coxa direita. Renato sentiu uma fisgada durante a partida contra o Guarani, em Campinas, pelo Campeonato Paulista. Na época, perdeu 18 jogos e ficou quase três meses em recuperação.

7 de julho de 2013 - Fratura no arco zigomático (osso da face) sofrida na partida contra o Bahia, em Salvador, após um choque violento com o atacante Souza, do time adversário. Ele passou por cirurgia e ficou três semanas parado.

28 de agosto de 2013 - Artroscopia no joelho direito para retirar uma membrana que estava inflamada. Ele sofreu uma pancada no joelho dez dias antes, em partida contra o Coritiba. A cirurgia foi mais complicada do que o esperado e o meia ficou fora mais de seis semanas da equipe.

Números de Renato Augusto no Corinthians

1ª temporada - 2013: 31 jogos (20 como titular) de 75 jogos do Corinthians no ano; 3 gols marcados - 41% das partidas no ano.
2ª temporada - 2014: 44 jogos (31 como titular) de 63 jogos do Corinthians no ano; 5 gols marcados - 69% das partidas no ano.
3ª temporada - 2015: 30 jogos (29 como titular) de 43 jogos do Corinthians no ano; 2 gols marcados - 69% das partidas no ano.

Veja mais em: Renato Augusto.

Veja Mais:

  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: