Venha fazer parte da KTO
x

Como a tecnologia tem ajudado o Corinthians dentro e fora de campo

3.9 mil visualizações 27 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Centro de Inteligência do Futebol do Corinthians tem ajudado o Timão dentro e fora de campo

Centro de Inteligência do Futebol do Corinthians tem ajudado o Timão dentro e fora de campo

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Apesar do futebol ser um dos esportes coletivos mais tradicionais do mundo, o uso da coleta de dados auxiliando na tomada de decisões ainda é novidade. Prática tradicional e quase obrigatória em esportes como futebol americano, baseball e basquete, o processamento de dados e a presença de uma equipe de Tecnologia da Informação dentro dos clubes chega para ajudar a evolução dentro de campo e fazer com que se gaste menos (ou melhor) na hora de contratar.

Qual é o momento ideal - estatisticamente falando - para se fazer substituições, qual contratação tem mais chances de dar certo no Corinthians? Escanteio vale mais a pena cobrar curtinho ou cobrar na área? O que vale mais a pena: fazer dois gols em dez jogos consecutivos ou não sofrer nenhum gol em dez partidas?

Aos poucos, estatísticos e tecnólogos vem desvendando os dilemas no futebol, mas cada equipe pode encontrar sua maneira de jogar, baseado em números. O Corinthians saiu na frente entre os clubes brasileiros e montou o CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol do Corinthians).

Cifut - CorinthiansCentro de Inteligência no Futebol do Corinthians | Foto: Reprodução TV

Para explicar um pouco mais sobre esse universo, o Meu Timão conversou com Luiz Fernando da Silva, que trabalha na área de TI do Corinthians. Formado em análise de sistemas, Luiz estará no evento Futebol 3.0, que acontece neste sábado, na Arena Corinthians, palestrando sobre Big Data e Data Science.

Confira a entrevista na íntegra

Explique sua função e há quanto tempo você está no Corinthians?

Sou desenvolvedor da equipe de tecnologia da informação do clube. Já estou no Corinthians por volta de 4 anos, mas apenas nos dois últimos trabalhando com o CIFUT, o Centro de Inteligência do Futebol do Corinthians. O clube já possui um sistema informatizado que registra informações desde 1997. Meu trabalho é modernizar e expandir o sistema com os novos conceitos de computação em nuvem, Data Science e portabilidade para dispositivos móveis.

Você já exercia essa profissão antes? Como surgiu o convite?

Antes de trabalhar no Corinthians trabalhava em uma empresa que gerenciava o futebol do Esporte Clube Santo André, auxiliando o Alessandro Gonçalves, que também vai estar no Futebol 3.0, com o objetivo de ajudar na modernização da gestão. O Alessandro já havia trabalhado no Corinthians e foi convidado para voltar. Eu vim junto.

Que tipo de dados vocês coletam para gerar informação?

Coletamos muitos tipos de dados, usando várias ferramentas. Desde as informações que dizem respeito ao desempenho dos jogadores dentro de campo aos controles da saúde física deles. Também coletamos informações de mercado, para analisar jogadores com potencial e dos adversários para auxiliar nas tomadas de decisão.

Como o trabalho de vocês ajuda o Corinthians dentro de campo?

Hoje o CIFUT produz dados que apoiam a comissão técnica nas tomadas de decisões estratégicas e direcionamento das atividades durante a semana com o foco nos resultados em jogo.

E fora de campo, na hora das contrações, vocês sugerem jogadores baseado em números?

Sim. A equipe de analistas do CIFUT avalia jogadores em vários pontos de vista, mas nesse caso a análise qualitativa, os atributos que podem fazer o jogador se enquadrar no elenco, tem mais peso que a análise quantitativa.

Jogadas, posicionamento, cobranças de lateral e escanteio, é possível analisar tudo isso através de números?

Com certeza. Esses pequenos eventos do jogo já são analisados pelo CIFUT antes, durante e após os jogos, mas usar somente os números é apenas uma análise superficial. É possível analisar mais profundamente e detectar padrões e comportamentos que vão criar insights para novas estratégias.

O treinador está sempre alinhado com o trabalho de vocês? Ele sugere vocês analisarem e buscarem algum tipo de informação?

O CIFUT tem um padrão de fluxo de trabalho, mas esse padrão se adapta totalmente às necessidades e pedidos do Tite, da comissão e da gerência. A ideia é entregar sempre a informação da melhor forma possível para ser rápida e fácil de ser aplicada.

No futebol e principalmente no Brasil, esse setor parece ser muito novo e o Corinthians parece estar na frente dos outros clubes. Que tipo de vantagens o Timão pode tirar disso?

O trabalho ainda está em um estágio inicial, mas mesmo assim é possível tomar decisões estratégicas com maior embasamento científico e estatístico. O potencial é gigantesco, tanto dentro e fora do campo. Basta ver outras áreas como o comércio, por exemplo, onde a exploração dos dados criou inúmeras oportunidades para as empresas do setor e hoje é praticamente essencial para se manter vivo no mercado. O uso da tecnologia no futebol vai reduzir os custos e ampliar a capacidade de gerar resultados em campo. Não será um futebol quadrado, mas sim uma arte de alto nível.

No próximo sábado, você estará falando do seu trabalho no evento Futebol 3.0, na Arena Corinthians. Deixe um convite pra sua palestra.

No Futebol 3.0, eu e outros membros do CIFUT vamos mostrar alguns detalhes do nosso trabalho hoje e das nossas projeções para o que vem por aí. Recomendo para quem quer conhecer o futebol do futuro.

Veja Mais:

  • Paulinho fez discursou efusivo antes de a bola rolar para o elenco do Corinthians

    Paulinho inflama vestiário em bastidores da vitória do Corinthians sobre o Londrina; confira

    ver detalhes
  • Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians sofreu gols cedo e não conseguiu evitar a derrota para o Pato na LNF

    Corinthians pouco inspirado é goleado pelo Pato e sofre a segunda derrota na LNF

    ver detalhes
  • Matheus França comemorando gol do Corinthians com Romero

    Técnico do Corinthians avalia jogo de Matheus França em amistoso e exalta versatilidade do defensor

    ver detalhes
  • Daniela Arias foi convocada para defender a Colômbia em amistosos no mês de abril

    Zagueira do Corinthians é convocada pela Colômbia para amistosos na Data Fifa

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: