Com dois de Luciano, Timão vence Avaí e leva título simbólico do primeiro turno

Corinthians Corinthians 2 x 1 Avaí Avaí

Brasileirão 2015

Com dois de Luciano, Timão vence Avaí e leva título simbólico do primeiro turno

Por Meu Timão

Luciano marcou os dois gols do Corinthians contra o Avaí

Luciano marcou os dois gols do Corinthians contra o Avaí

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Líder do campeonato, o Timão foi à Florianópolis buscando alcançar a marca de 11 jogos de invencibilidade no Brasileirão. Com um olho no Brasileiro e outro no clássico pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, o Corinthians tinha o desafio de vencer o Avaí - que briga na parte debaixo da tabela - em dia de casa cheia na Ressacada.

A vitória garantiria ao Corinthians o título simbólico do primeiro turno - repetindo as campanhas de 2005 e 2011, que terminaram com a conquista corinthiana. Apesar da importância, porém, Tite não pôde contar com Renato Augusto e Uendel, dois titulares fundamentais no esquema tático do Timão.

Com isso, o treinador escalou a equipe com Cássio, Guilherme Arana, Gil, Felipe, Fagner, Elias, Bruno Henrique, Jadson, Rodriguinho, Malcom e Luciano. O último, enfrentando a equipe que o revelou, de onde veio para atuar no Corinthians.

Primeiro tempo

Sem Renato Augusto como referência no meio campo, a primeira etapa da partida foi sofrível para o Corinthians. Com dificuldade para prender a bola no ataque, a equipe teve menos posse de bola, menos finalizações, menos escanteios e mais passes errados que o adversário. Além dos problemas de entrosamento, os erros foram agravados pelo péssimo estado do gramado na Ressacada.

Não demorou para o Avaí perceber os desafios do Timão em campo, e se aproveitar. O time catarinense forçou mais as jogadas no ataque e terminou conseguindo abrir o placar por volta dos 13 minutos, após cobrança de falta, com cabeceio de André Lima.

O Timão, mesmo pressionado com o gol, não encontrava o futebol apresentado nos últimos jogos. Somente depois de 15 minutos tentando melhorar o sistema de jogo, a equipe começou a esboçar uma reação nos momentos finais da etapa.

A primeira chegada de perigo, com Jadson, só aconteceu aos 40 minutos, e a partida parecia perto de levar a desvantagem para o segundo tempo. Porém, Luciano - revelado pelo próprio Avaí - mostrou que tinha estrela e marcou para o Corinthians no minuto final da etapa, com belo chute. O jogador não se absteve da comemoração contra o ex-time.

Segundo tempo

O Timão voltou para a segunda etapa sem alterações no elenco, mas promentendo nova atitude. Com maior movimentação, a equipe precisava mexer no placar do jogo para só depender de si mesma para garantir sua vaga na ponta. Porém, as dificuldades continuaram e o treinador foi obrigado a mexer.

A primeira mudança no Corinthians foi aos 13 minutos, quando o técnico tirou Rodriguinho para a entrada do meia Danilo. Aos 28 minutos, foi Malcom quem deixou o campo para a entrada de Rildo. Apesar disso, a partida ainda continuou em ritmo muito abaixo do que o Timão costuma apresentar.

Pressionado pelo Z4, o Avaí foi um adversário brigador - mas deixou clara a diferença técnica entre as equipes. Faltava ao Corinthians, porém, superar seus próprios problemas - sobrou porém, a estrela de Luciano. Dos pés do jogador saiu, aos 42 minutos, o gol que desempatou a partida. Se engana porém, quem achou que a partida havia terminado - o Timão precisou contar com a estrela do Cássio que fez 4 defesas impossíveis nos acréscimos da partida.

Com o resultado, o Corinthians segue na liderança e conquista o título simbólico de campeão do primeiro turno. Tite e seus comandados, porém, não terão tempo para aproveitar a conquista: o próximo jogo, o clássico contra o Santos será decisivo para a continuidade na Copa do Brasil.

Quem Atuou

Títulares

Reservas

Técnico

Árbitro

Comente a partida entre Corinthians e Avaí

  • 1000 caracteres restantes