Gramados vão render prêmio aos clubes e Arena Corinthians terá vantagem na disputa

Gramados vão render prêmio aos clubes e Arena Corinthians terá vantagem na disputa

Por Meu Timão

Gramado da Arena Corinthians pode motivar prêmio ao Timão

Gramado da Arena Corinthians pode motivar prêmio ao Timão

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Esta semana, a CBF deu o pontapé inicial para premiar os clubes que mantém os melhores gramados do Brasil. Com o primeiro seminário do Projeto Gramados, a Confederação quer melhorar e ranquear os gramados do país: os mais bem tratados receberão prêmios da entidade. Já na primeira reunião, a engenheira agrônoma Maristela Kuhn, especialista em gramados, abordou temas como métodos de construção, reformas, novas tecnologias, manutenção e preparo.

Elogiado, o gramado da Arena Corinthians entra com vantagem na disputa. Sede da abertura da Copa do Mundo, o estádio tem ajudado o Alvinegro em partidas com mando em casa, já que imprime velocidade à bola. Esse foi um dos atributos que impressionou até mesmo os especialistas.

Fábio Camara, engenheiro agrônomo da World Sports, empresa responsável pela manutenção do gramado, falou sobre a tecnologia utilizada na casa do Timão. "Hoje o gramado mais moderno do planeta é da Arena Corinthians, pois ele tem um sistema de resfriamento que é único no mundo, não existe nenhum outro. Inclusive a empresa até está sendo convidada para conversar sobre a Copa no Catar, pois lá é muito quente, é um calor grande, então eles querem fazer algo similar", afirmou o profissional.

Ter uma empresa dedicada de forma exclusiva para manter a melhor condição do gramado, é a prova do cuidado do Corinthians com a Arena. A companhia cuida de outros estádios no Brasil, mas tem no Timão, de longe, o maior caso de sucesso - especialmente pela tecnologia utilizada e pelo cuidado em evitar eventos em excesso, como shows ou outras atividades que danificam o "tapete".

Inaugurada em maio de 2014, a Arena Corinthians, recebeu um gramado híbrido - 4% artificial, 96% natural. Da qualidade "Ryegrass", a grama é própria para climas mais frios e usado nos principais gramados da Europa e, por isso, possui um sistema próprio de resfriamento. Durante o inverno, esse sistema pôde até ser desligado, mas como a temperatura máxima que a grama resiste é 25°C, por vezes, é necessário resfriá-la no verão.

Na frente pela tecnologia, o Timão tem outra vantagem. Para identificar como está a padronização das medidas dos estádios no Brasil, a CBF - com sua equipe topográfica - já começou a percorrer alguns estados - oferecendo instruções e consultoria ao clubes. O projeto começou no estado de São Paulo e esse é outro fator que deixa o Timão à frente das demais Arenas que sediaram jogos do Mundial.

Veja Mais:

  • Timão conquistou Paulistão sobre a Ponte Preta; times voltam a se enfrentar logo na abertura de 2018

    Corinthians conhece data, horário e transmissão dos primeiros sete jogos do Paulistão

    ver detalhes
  • Gustavo Scarpa está negociando com o Corinthians para 2018

    Arquirrival perde força, e Corinthians volta ao páreo pela contratação de Scarpa

    ver detalhes
  • Balbuena ganhou status de líder no plantel alvinegro

    Priorizando renovação, Corinthians aguarda agentes de Balbuena para reunião

    ver detalhes
  • Super carros do Monster Jam já estão na Arena Corinthians

    Carros gigantes chegam à Arena Corinthians para evento deste sábado; veja fotos

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes